Gestão

Eletromidia e JCDecaux anunciam OpenMetrics, nova plataforma de padronização de métricas de audiência em OOH

Por Redação

16/12/2025 15h51

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A iniciativa dos líderes do segmento de OOH no Brasil traz um padrão unificado e aberto, validado por um comitê independente

Os principais players e líderes do segmento de mídia out of home do Brasil, Eletromidia e JCDecaux anunciaram uma parceria inédita para fornecer métricas unificadas de audiência para o setor. A OpenMetrics nasce como um movimento conjunto para estruturar as métricas em OOH, impulsionando um padrão mais transparente, comparável e estratégico para todo o mercado. Um comitê independente, composto por agências de publicidade, plataformas de mídia programática e associações do setor, terá a missão de validar os dados e supervisionar a entrada de novos integrantes, seguindo critérios técnicos e parâmetros específicos do mercado de OOH.

Pela nova parceria, as métricas de audiência poderão ser obtidas tanto por meio de sensores instalados nos equipamentos quanto de dados mobile fornecidos por operadoras de telefonia, garantindo sempre o anonimato e a conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A existência de uma métrica unificada para comparar a audiência em diferentes plataformas é uma demanda antiga do mercado, porque permite que agências e anunciantes distribuam o investimento publicitário de forma mais estratégica, tornando todo o setor mais transparente, eficiente e confiável. Em momento histórico de expansão, o out of home é hoje o meio que mais cresce no Brasil, com 12% de participação no bolo publicitário, segundo o último relatório do CENP Meios.

“A OpenMetrics representa um divisor de águas para o OOH. A unificação das métricas consolida um mercado mais transparente e eficiente, o que nos permitirá ser ainda mais estratégicos para marcas e agências. Com esta iniciativa, elevamos o patamar do setor, possibilitando que as marcas alcancem sua audiência com precisão e que o OOH avance em mensuração, inteligência e eficiência”, afirma Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.

“Unificar métricas é fundamental para dar clareza ao investimento publicitário e acelerar a modernização do OOH. A OpenMetrics nasce para levar o setor a uma nova fase, ampliando o que o Mapa OOH construiu e abrindo espaço para novos players”, completa Ana Célia Biondi, diretora-geral da JCDecaux.