Companhia recria universo visual, mensagens institucionais e linhas estratégicas para reforçar sua conexão com os brasileiros
A Elo, uma das maiores empresas de tecnologia e pagamento do Brasil, anuncia ao mercado a maior virada de marca da sua história. A nova identidade visual – absolutamente reiventada em cores, design, propósito e potência digital – e um novo jeito de se comunicar com os clientes, compôem a essência do movimento da marca.
Com acionistas como Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, a Elo concluiu um projeto de rebranding que durou 20 meses. Esse rebranding marca a primeira grande reformulação da empresa desde sua fundação em 2011.
Segundo Giancarlo Greco, CEO da Elo, a mudança visa refletir a essência da empresa e sua capacidade de entender melhor o mercado local. Nesse sentido, a nova identidade visual da Elo adicionou o verde às cores tradicionais da marca e substituiu o antigo círculo por uma linha multicolorida.
A ação inclui uma campanha institucional e é parte de um investimento de R$ 150 milhões, que envolve ainda a migração de 100% da infraestrutura de transações da companhia para a nuvem. Esse investimento é fundamental para garantir a agilidade e eficiência necessárias em um mercado competitivo. A mudança de imagem da Elo reflete não apenas uma nova identidade visual, mas também uma mudança de mentalidade e abordagem.
Protagonizada por personalidades como Zeca Pagodinho e Glória Pires, a campanha estreou na TV aberta. A “brasilidade” também está presente em patrocínios e ativações culturais, incluindo eventos como o Festival de Verão de Salvador e turnês de artistas como Gilberto Gil. O projeto é assinado pela agencia Anacouto, enquanto a campanha foi criada pela AlmaqBBDO.
Mel Pedroso, CMO da Elo, destaca a necessidade de dar mais visibilidade ao nome Elo e ao conceito de conexão. Além disso, as agências Ana Couto e AlmapBBDO, junto com uma agência in house criada em janeiro de 2023, foram responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.
Em paralelo ao rebranding, a Elo iniciou a migração de sua infraestrutura de transações para a nuvem em maio de 2023. Com isso, Eduardo Merighi, CTO da Elo, destaca que essa plataforma permitirá mais inovação e flexibilidade na conexão com parceiros.