Mercado

Em expansão: Casa Nordestesse chega em Salvador

Por Redação

08/08/2023 10h39

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Com sua primeira loja fora de São Paulo, a plataforma criada pela jornalista baiana Daniela Falcão abre loja no Shopping Barra na primeira quinzena de agosto com 15 marcas de moda e decoração dos 9 estados do Nordeste

Entre gastronomia, design e moda, a Casa Nordestesse em Salvador será inaugurada nesta quinta-feira (10) e vai contar com 15 marcas de moda, uma área de decoração e outra destinada à degustação e venda de produtos de gastronomia premiados e pouco conhecidos como cafés, geleias, cachaças, doces e cachaças.

As marcas baianas se sobressaem entre as 15 marcas de moda, sendo 7 do estado. Os destaques são Gefferson Vila Nova, conhecido pela alfaiataria masculina impecável e pela sua estreia no SPFW em maio passado, e Sillas Filgueira, que desfila na Casa dos Criadores, outra importante vitrine da moda nacional.
 

“Marcas baianas reconhecidas não tinham um endereço aberto ao público em Salvador, atendendo apenas em seus ateliês. Um dos propósitos da Casa Nordestesse é permitir que o público de Salvador que ama moda possa apoiar e consumir com mais facilidade o trabalho dos estilistas autorais daqui”, diz Daniela Falcão.

Outra missão da Casa Nordestesse é reunir em Salvador o melhor da moda autoral produzida no Nordeste para aproveitar o grande fluxo de turistas da cidade.

“Hoje não existe um local que reúna grandes nomes da moda nordestina como a alagoana Foz e as cearenses Marina Bitu e Catarina Mina. E a gente entende que Salvador é a cidade perfeita para ser este polo”, completa Daniela.

A escolha do Shopping Barra, verdadeira instituição da cidade e o mais perto da cadeia hoteleira e de pontos turísticos como o Farol da Barra e o Centro Histórico, foi pensada para que a Casa Nordestesse pudesse receber o morador da cidade e também que está de passagem.
 

A curadoria de decoração procura reforçar nossa tradição artesanal, com ênfase em manualidades como cerâmica, cestaria e tapeçaria. Um dos destaques é a volta de Kennedy Bahia, grande expoente da tapeçaria baiana, falecido em 2005, que deixou uma enorme produção hoje tocada por Cinthia Kennedy, uma de suas filhas.
 

O chileno radicado em Salvador, conhecido pelas tapeçarias que mesclam referências da flora e fauna amazônica (onde viveu na juventude) com cenas do cotidiano soteropolitano nos anos 60 e 70, chegou a ter lojas no aeroporto e um museu na Pituba. Na Casa Nordestesse, Kennedy Bahia terá um espaço próprio com peças de tapeçaria e cerâmica (louça, azulejos, moringas e vasos) – Cintia pensa em trazer de volta também toalhas de praias que eram objeto de desejo de quem visitava Salvador.
 

O espaço de gastronomia terá produtos com curadoria da Kassuá, empresa paraibana que reúne geleias, cachaças, queijos e doces premiados, além de iguarias inusitadas como picles de maxixe e um chimichurri de ervas do sertão. Todos os sábados, haverá degustação de cachaças.
 

“Queremos ser uma embaixada da gastronomia, da moda e do design autoral do Nordeste. Tanto para quem vive em Salvador quanto para turistas que querem levar o melhor da nossa força criativa na bagagem”, finaliza Daniela.

Confira também:

Indoor Channel, empresa de mídia que nasceu no interior do Ceará, ganha espaço nas principais cidades do Estado 

Eletromidia amplia parceria no Ceará e expande operação em 4 novas praças do Norte e Nordeste

Iguatemi S.A. consolida avanços em torno da agenda ESG e apresenta seu primeiro relatório de sustentabilidade