Projeto tem como objetivo promover uma reflexão sobre o pouco espaço das mulheres no esporte e inspirar uma nova geração de atletas.
No período dos jogos de Tóquio, a Vivo convida a sociedade a refletir sobre a pouca visibilidade das modalidades femininas nos esportes ao lançar o projeto “4%”, que inova ao criar um bot para dar luz ao tema. A iniciativa faz parte do movimento “JogueComElas” e tem o nome derivado de um estudo realizado pela Unesco que traz um resultado impactante: de toda cobertura esportiva mundial, apenas 4% do espaço é dedicado às modalidades praticadas por mulheres. Patrocinadora da Seleção Feminina de Futebol desde 2005 e com diversas ações premiadas internacionalmente no campo de e-sports voltados a realidade das mulheres como MyGame MyName e Equality, a Vivo acredita na importância da equidade de gênero e no protagonismo das mulheres com suas escolhas.
O projeto “4%” apresenta um filme de 30” que dá a dimensão da proporção da cobertura das modalidades femininas no universo esportivo. O filme, assinado pela Soko, que estreia no dia 19 de julho, materializa a proporção desigual que existe entre a cobertura masculina e feminina. Para iniciar esse movimento de aumentar a visibilidade das mulheres no esporte, a Vivo lança ainda, no mesmo dia, um bot no Twitter que, quando marcado por um usuário ao ver tweets sobre o universo esportivo masculino, responderá à publicação com uma sugestão de matéria sobre o esporte feminino produzida por creators e perfis especializados.
A marca contará também com a parceria de mais de 10 perfis de criadores de conteúdos voltados às mulheres no esporte, como forma de impactar o público que já acompanha o tema, além de usar a força e presença da marca para amplificar o trabalho realizado por essas profissionais.
Recentemente, a Vivo utilizou o embaixador global da marca Telefónica, Rafael Nadal, para trazer o tema da equidade de gênero, contando a estória inédita e real da menina Maria Eduarda Abreu, a “Duda”, que é apaixonada por futebol. O filme, criado pela agência Africa, mostra como o esporte tem papel fundamental na transformação da realidade e mudança no cenário de pouca representatividade feminina.
Durante todo o período olímpico, o bot vai estimular que as pessoas consumam mais conteúdos ligados ao desempenho das mulheres no esporte. “A campanha foi criada para impactar as pessoas sobre a desigualdade entre gêneros no esporte, mas também incentivar mulheres a buscarem seu espaço. No cenário esportivo, sabemos que é preciso mudar a realidade que temos hoje, garantindo a representatividade feminina e inspirando as jovens atletas” explica Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
“Apenas 4% da mídia esportiva no mundo é destinada ao esporte feminino. Essa disparidade não só nos chocou como serviu de inspiração para pensarmos em uma campanha que pudesse mobilizar a imprensa e todos os canais de mídia, como influenciadores, a doarem espaços para falar mais sobre as mulheres no esporte e diminuir esse hiato presente entre o universo feminino e masculino nos veículos de comunicação”, explica Isabela Marangoni, Creative Data Líder da Soko, agência responsável por desenvolver a ação.
Ficha Técnica
SOKO, agência criativa
Head de Creative Data: Felipe Simi
Head de Operações: Brisa Vicente
Diretor Executivo de Criação: Rafael Ziggy
Líder de Creative Data: Isabela Marangoni
Planner: Ingo Martinho Silva
Redator: Doug Peroni
Diretores de Arte: Raisa Almeida e Lucas Noel
Data Scientist: Mayara Maia
Broadcaster líder: Wilaize Morais
Broadcasters: Laise Medeiros e Lina Mancuso
Account Líder: Renata Franceschi
Produção: Tatiane Donatangelo
Dark Social Specialist: Igor Frossard