Responsabilidade

Embalixo lança linha ‘Oceano’, feita de plástico retirado do mar

Por Redação

04/03/2024 10h21

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Elaborada em parceria com o Instituto Argonauta, linha Oceano irá recolher 150 toneladas de resíduos em 12 meses, promovendo a reciclagem marinha

A Embalixo, líder brasileira em sacos para lixo, reforça seu compromisso com a sustentabilidade com o lançamento da linha Oceano, criada com o propósito de recolher 150 toneladas de resíduos plásticos do mar em 12 meses, transformando-os em sacos para lixo. A iniciativa foi elaborada em parceria com o Instituto Argonauta, organização com 25 anos de atuação e reconhecida internacionalmente pelo trabalho em prol da preservação da vida marinha.

Para viabilizar a nova linha, a Embalixo contou com mais de 40 colaboradores dedicados exclusivamente ao projeto, que está tendo investimento superior a R$ 10 milhões. Após o material se coletado do oceano, é necessário higienizá-lo corretamente antes de reintegrá-lo ao processo primário para criar um novo produto – procedimento com o qual a empresa tem vasta experiência, devido ao histórico na reciclagem de materiais industriais e pós-consumo.

“Esse produto inovador é resultado do nosso esforço para trazer ao mundo o primeiro saco para lixo em grande escala feito com plástico marinho. Por meio dele, queremos incentivar a população a adotar práticas sustentáveis”, afirma o diretor comercial da Embalixo, Rafael Costa.

Por meio da sinergia com o Instituto Argonauta, a empresa fortalece a credibilidade do projeto e amplia seu impacto positivo na sociedade, uma vez que além de preservar o ecossistema marinho, a coleta dos resíduos gera renda para os envolvidos na limpeza do oceano e das praias.

“O Brasil é responsável por 3,44 milhões de toneladas de resíduos plásticos que chegam aos oceanos todos os anos. Transformar esse lixo em um novo produto contribui com a preservação e com a conscientização ambiental, auxiliando a minimizar e alertar as pessoas sobre o grave risco que o plástico representa para os animais marinhos e o ambiente”, diz o oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo Neto.

Demonstrando comprometimento com as práticas ESG, além de ambientalmente sustentáveis, as embalagens da nova linha, assim como dos demais produtos da marca, apresentam informações em braile. O produto tem distribuição nacional em diversos tamanhos, atendendo desde o uso doméstico até demandas industriais.

Desde a fundação, há quase 20 anos, a Embalixo demonstra uma preocupação ambiental, buscando constantemente minimizar o impacto de seus produtos no ecossistema. As linhas Carbono Neutro e Zero Plástico são exemplos desse compromisso, enquanto a linha Oceano reforça ainda mais a missão da empresa na promoção da economia circular com origem marinha.