O economista Emmanoel Schmidt Rondon assumiu, nesta sexta-feira (26), a presidência dos Correios, em cerimônia no edifício-sede da estatal, em Brasília. O evento contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; da secretária-executiva do MCom, Sônia Faustino; da vice-presidente corporativa do Banco do Brasil, Ana Cristina Rosa Garcia; além de representantes da diretoria executiva, do Postalis, da Postal Saúde e demais convidados.
Graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e com MBA em Administração de Empresas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Rondon construiu carreira sólida no Banco do Brasil, onde atuou por 25 anos, mais recentemente como gerente-executivo da Diretoria de Infraestrutura, Suprimento e Patrimônio.
Desafios e expectativas da nova gestão
Durante a cerimônia, o ministro das Comunicações destacou a relevância da estatal para a identidade nacional e para a inclusão social, ressaltando que o novo presidente assume em um contexto de profundas mudanças no setor postal global. O crescimento do comércio eletrônico, a necessidade de soluções digitais e de maior eficiência logística estão no centro dos desafios da gestão.
“O apoio do governo federal, sob a liderança do presidente Lula, será fundamental para garantir equilíbrio financeiro e operacional, além de manter o compromisso com a universalização dos serviços postais. A transformação digital e a inovação tecnológica serão pilares para fortalecer a empresa e a experiência do cliente”, afirmou Siqueira Filho.
Compromisso com ética e valorização dos empregados
Em seu discurso, Rondon reforçou que valores como honestidade, ética e transparência serão inegociáveis na condução da estatal. Ele também destacou que muitas soluções para os desafios financeiros virão dos 83 mil empregados dos Correios, reconhecidos por sua qualificação e dedicação.
“Quem ama, cuida; e é esse amor incondicional pela empresa que vai restaurar o orgulho e a eficiência dos Correios. Conto com a colaboração de todos para implementar melhorias e enfrentar os desafios”, declarou o novo presidente.
A posse foi simbolizada pela entrega de um pin da marca dos Correios, feita pelo ministro das Comunicações, além de presentes entregues por um casal de carteiros de Luziânia (GO), representando a categoria.
