Lembra da história do icônico Bode Ioiô, eleito a vereador de Fortaleza, em 1922, mas que nunca tomou posse? O famoso animal está de volta, mas agora ‘tokenizado’. A empresa cearense Blockchain One decidiu homenagear o jornalismo cearense com um NFT exclusivo do animal, fazendo memória às notícias relacionadas ao fato na época. Outro momento histórico na imprensa cearense, que também virou NFT, foi a vaia ao sol, de 1942. Os ‘tokens’ serão lançados, nesta quinta-feira (17), na plataforma Open Sea, a maior do mundo em concentração de NFTs e poderão até ser vendidos por lá.
“Acredito que o que define se um projeto que envolve artes digitais e NFT vai ser bem sucedido é a sua capacidade de gerar identificação. E buscamos trazer essa identidade diretamente para o nosso projeto: seja pelas histórias que escolhemos contar ou até mesmo pelos elementos e pelo estilo dos desenhos. Se você é cearense, provavelmente já ouviu essas histórias, já andou por esses ambientes ou vai se reconhecer nos personagens. É um projeto feito por cearenses e para cearenses”, diz Dan Stefanes, CEO da Blockchain One.
Stefanes afirma ainda que outras “artes” de NFTs, com momentos marcantes da história cearense, serão produzidas.
NFT é a sigla para non-fungible token, ou token não fungível; um ativo que tem como base a tecnologia blockchain e que serve como uma identidade digital de um item, assegurando a autenticidade daquele item, que passa a ser único.