Premiação

Empresas cearenses são reconhecidas no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024

Por Victor Campos

10/12/2024 18h26

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A premiação ocorreu ontem (09/12) em São Paulo com objetivo de reconhecer as 15 empresas brasileiras que se destacaram no mercado global; M.Dias Branco e Catarina Mina representaram o estado do Ceará

Realizado pela EXAME em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a premiação, que ocorreu pela primeira vez, teve a missão de promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

O prêmio homenageia 15 empresas de destaque em diversos setores, nas categorias Desenvolvimento Sustentável, Performance Exportadora, Imagem e Investimento Estrangeiro Direto. Cada um desses pilares se divide nas subcategorias: Promoção da Sociobiodiversidade, Desenvolvimento Regional, Liderança Feminina, Empresa Exportadora do Ano, Destaques na Indústria, Serviços e Agro (Micro/Pequena e Média/Grande), Destaque Startup, Inserção de Novas Empresas no Esforço Exportador (Entidade Setorial), Promoção da Imagem Setorial no Exterior (Entidade Setorial), Promoção Digital, Destaque Investimento Estrangeiro Direto.

O evento foi realizado no Teatro Bravos do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

“Entre janeiro e novembro, batemos recorde. Mais de US$ 312 bilhões em exportações e temos tudo para crescer ainda mais. Assinamos o acordo Mercosul-União Europeia. Antes do acordo, 14% das empresas brasileiras tinham acordo preferencial. Com o acordo com a União Europeia o valor mais que dobrou, para 30%, e vamos aproveitar essa energia para fazer acordo com o EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre), com Emirados Árabes, para avançar ainda mais na integração da economia mundial, gerando emprego, renda e oportunidade”, disse Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Duas empresas cearenses foram destaque na premiação:

  • M.Dias Branco

A industrial foi agraciada com a premiação na categoria: Desenvolvimento Sustentável – Desenvolvimento Regional.

“Estamos contentes com o destaque na primeira edição do Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais, promovido pela nossa grande parceira ApexBrasil e a conceituada revista EXAME. A M. Dias Branco tem o objetivo de contribuir de forma ampla para a economia do País como todo, pois estamos presentes em todas as regiões, com especial destaque para a região Nordeste, de onde a empresa se originou. Por meio da internacionalização, que é um dos três vetores de crescimento, contribuímos de forma sustentável para essa missão”, explica César Reis, Diretor de Exportação da M. Dias Branco, reforçando o mercado atual e adjacências como os outros dois pilares.

“O crescimento com rentabilidade continuam sendo nossas principais ambições para estarmos presentes na mesa de nossos consumidores no Brasil e no mundo, com um portfólio completo de qualidade, feito para todos”, completa.

  • Catarina Mina

Já a Empresa de Pequeno Porte se destacou na categoria: Empresa Exportadora do Ano (Micro e Pequeno Porte).

“Que honra estar aqui representando mais do que o artesanato Cearense. Eu queria agradecer ao governo do Brasil. Nossos primeiros consultores, foi a ABEST, com o programa da Apex, da Tex Brasil, com as pessoas que nos deram a mão, que nos orientaram, que estão aqui hoje também. Toda a nossa gratidão”, Celina Hissa, Fundadora da Catarina Mina.

Acreditamos muito que tem que caminhar junto com a aldeia pra crescer junto. A Catarina Mina fala muito sobre ciranda de mulheres. E tem um ditado que falamos muito nos grupos de artesãs. Nas comunidades de artesãs que surgem ao redor de onde tem pesca é onde tem renda. Então aí a gente fala o ditado popular,“Onde tem rede, tem renda”. A Catarina Mina acredita muito nisso. Então, que bom ter essa rede que faz com que as micro e pequenas empresas vão longe. Esse extremo não é só nosso, é de todos os finalistas. Nosso muito obrigado.” finaliza.

Confira a lista completa de premiados:

Desenvolvimento Sustentável

  • Promoção da Sociobiodiversidade: Horta da Terra

Destacou-se pelo cultivo sustentável de Plantas Alimentícias Não Convencionais da Amazônia, promovendo biodiversidade e regeneração de ecossistemas.

  • Desenvolvimento Regional: M. Dias Branco

Contribuiu para o fortalecimento da economia local no Nordeste, gerando mais de 11.600 empregos diretos.

  • Liderança Feminina: Scooto

A startup se destacou por contratar mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando mães, mulheres acima de 50 anos e de diferentes grupos étnicos. Além disso, oferece suporte de saúde e bem-estar às colaboradoras.

Performance Exportadora

  • Empresa Exportadora do Ano (Médio e Grande Porte): JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo e desempenha um papel fundamental no cenário de exportações brasileiras e da segurança alimentar global. Especializada em proteínas animais, a companhia opera em mais de 20 países, com produtos vendidos para cerca de 190 mercados internacionais.

  • Empresa Exportadora do Ano (Micro e Pequeno Porte): Catarina Mina

A marca ganhou espaço ao usar elementos típicos do Ceará, evidenciando a riqueza das tradições artesanais, como crochê, renda de bilro, a palha da carnaúba.  A missão da empresa é conectar artesãs e consumidores, valorizando a cultura do artesanato cearense, impactando mulheres e suas famílias. Suas peças contam com a colaboração de 31 comunidades e envolvem cerca de 450 artesãos, dos quais mais de 90% são mulheres

  • Inserção de Novas Empresas no Esforço Exportador: ABIT

Incorporou 74 novas empresas ao programa TexBrasil, promovendo internacionalização no setor têxtil.

  • Destaque Indústria (Micro e Pequeno Porte): Opuspac

Líder em automação hospitalar, exporta para quase 30 países.

  • Destaque Indústria (Médio e Grande Porte): Maquira Dental Group

Expande sua presença global com produtos odontológicos inovadores.

  • Destaque Startup: Jade Astea

Desenvolve soluções tecnológicas para diagnóstico precoce de autismo, impactando 180 mil usuários em 179 países.

  • Destaque Serviços (Médio e Grande Porte): SERPRO

Cresceu 161% nas exportações de serviços de TI, com 94 clientes internacionais.

  • Destaque Serviços (Micro e Pequeno Porte): LADO Animation

Ampliou sua presença em mercados estratégicos como Estados Unidos e França.

  • Destaque Agro (Médio e Grande Porte): Cooperativa Aurora

Lidera as exportações de carne suína para o Japão, representando mais de 50% das vendas brasileiras.

  • Destaque Agro (Micro e Pequeno Porte): Castanhas Ouro Verde

Cresceu 550% nas exportações de castanhas em 2024.

Imagem

  • Promoção da Imagem Setorial no Exterior: Abrapa

Posicionou o algodão brasileiro como líder mundial em exportações com o programa Cotton Brazil.

  • Promoção Digital: Conexled

Utilizou estratégias digitais avançadas, aumentando a conversão de oportunidades em pedidos.

Investimentos Estrangeiro Direto

  • Destaque Investimento Estrangeiro Direto: Aclara

Desenvolveu um método sustentável para extração de terras raras, contribuindo para a transição energética global.

Menções Honrosas

  • Future Climate

Conserva florestas e promove a bioeconomia com o projeto Rio Madeira.

  • Cup of Excellence

Destaca mulheres cafeicultoras e promove o café especial brasileiro no mercado internacional.

Personalidade Exportadora do Ano: Antônio Jorge Camardelli

Com mais de 40 anos de experiência no mercado bovino, é presidente executivo da ABIEC e articulador de avanços significativos no setor.