Se considerado o início de toda a história, o primeiro passo para o surgimento do Mercadinhos São Luiz se deu há 94 anos, quando o empresário Luiz Melo fundou uma pequena loja de atacado (Casa São Luiz). Anos depois, em 1967, seu filho João Batista, logo conhecido como Seu João, assumiu os negócios, remodelando os padrões e inaugurando, em 1972, a primeira filial dos Mercadinhos São Luiz, na Avenida Santos Dumont, em Fortaleza.
Por instinto e valores pessoais, Seu João acreditava que o sucesso da empresa dependia, antes de tudo, da felicidade de seus clientes, dos parceiros e principalmente “de seu pessoal”, os colaboradores. E esta característica vem acompanhando o São Luiz até aqui, mesmo após o falecimento do empresário. Os sobrinhos, Severino Ramalho Neto (diretor-presidente) e Fernando Ramalho (vice-presidente) hoje estão à frente da marca, que planeja a inauguração de três novas unidades, uma em Fortaleza, prevista para os próximos dias; e outras duas em Juazeiro do Norte e Eusébio, no primeiro semestre de 2021. Com os novos endereços, a rede saltará de 21 para 24 lojas no estado.
Na diretoria da empresa, Joana Ramalho (Inovação e Estratégia) e Luiz Fernando Ramalho (Comercial), filhos de Neto e Fernando, respectivamente. Para alcançar os cargos que ocupam hoje, passaram por vários setores da empresa, mergulhando no negócio e vivenciando de perto cada aspecto do varejo supermercadista.
Joana Ramalho criou dois eventos a partir da identificação de demandas dos próprios clientes, por informação de qualidade a respeito do universo saudável e gourmet: o Festival Costume Saudável, que já soma oito edições; e o Festival Costume Gourmet, com duas. “Eu cresci dentro dos supermercados e nem sei dizer direito quando decidi que esta seria a profissão que eu queria seguir. Foi muito natural permanecer neste caminho”, compartilha a executiva, formada em Engenharia de Produção (UFC) e agora estudante de Gastronomia (Fanor).
Neste ano, a empresa ocupou mais uma vez o ranking das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo o nono ano consecutivo que a empresa ocupa a lista, desta vez na 42ª posição nacional.
O Mercadinhos São Luiz conta a parceria de agências que atuam em diferentes projetos realizados pela empresa: Celebre Eventos, Impulsione Comunicação, Slogan Propaganda e Engloba Comunicação.
Case na “Bíblia do Marketing”
O Mercadinhos São Luiz é um dos cases da última edição nacional do livro “Administração de Marketing”, a principal obra do autor mais renomado da área de marketing, Philip Kotler, em coautoria com um dos maiores especialistas em planejamento e estratégia de marketing e branding, Kevin L. Keller.
Conhecido como a “bíblia do marketing”, o livro conta com a colaboração de renomados acadêmicos, dentre eles a professora e pesquisadora da UFC, Cláudia Buhamra, Doutora em Administração pela EAESP/FGV, que escreveu o estudo de caso do Mercadinhos São Luiz, relatando os caminhos percorridos pela empresa, desde a fundação em 1972, quando as lojas eram conhecidas como “os fusquinhas dos supermercados – pequenos e econômicos”, até os dias atuais, com a adesão do “Super” à marca e slogan “Me acostumei com você”.
Com o título “Super Mercadinhos São Luiz: é mercadinho, mas é super, é super, mas é mercadinho”, o artigo da pesquisadora destaca o legado de pesquisa e relacionamento com o cliente, que vem desde o fundador João Melo e continua a ser a marca da empresa, que tem cadastrados 80% dos 27 mil shoppers que circulam diariamente em suas lojas.
Ao longo de mais de quase cinco décadas, os Mercadinhos São Luiz se reinventaram, a partir da percepção de mudanças no perfil dos clientes. Com base na segmentação de mercado, assumiu novo posicionamento por meio da diferenciação dos formato das lojas em dois tipos: os tradicionais e os de vizinhança, sendo o tamanho da área de vendas e do mix de produtos o que os diferenciava. Em seguida, mais dois novos conceitos: o Mini Mercadinho e o Mercadão.
O que não mudou no Mercadinhos São Luiz, como descreve o estudo de caso, foram os valores do “seu João Melo”, que continuam regendo a empresa: Gente, Confiança, Simplicidade, Transparência, União e Aperfeiçoamento Constante.