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Endomarketing e RH: a dupla infalível

Por Redação

23/03/2022 16h40

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Saiba mais sobre estratégias indispensáveis para o bom relacionamento interno da sua empresa

 

A estruturação de uma instituição é um processo muito importante que envolve o entrosamento entre todos os setores. Porém, existem alguns que, essencialmente, devem estar rigorosamente alinhados: Endomarketing e RH.

 

O Endomarketing é uma estratégia conjunta entre os setores de marketing e recursos humanos que atua para o bom relacionamento entre os colaboradores de uma empresa. A intenção é promover a empresa junto aos seus colaboradores para que se tornem verdadeiros defensores da marca.

 

É normal que ainda se confunda o endomarketing com a comunicação interna. Porém, os objetivos dessas duas estratégias não são iguais. A comunicação interna se ocupa do lado “social” da comunicação, o endomarketing utiliza estratégias mercadológicas para gerar engajamento.

 

Gisele Flôres, Analista de Marketing na Ahgora, explica que o endomarketing é uma estratégia focada em desenvolver o capital humano da empresa. 

 

“O objetivo é proporcionar uma relação saudável entre o negócio e os colaboradores. Isso traz uma série de benefícios para a organização, como a redução das taxas de turnover, por exemplo. Os profissionais de Recursos Humanos devem agir como conectores entre a equipe e a empresa. Sendo assim, é importante que busquem formas de sempre melhorar essa relação. A valorização a cada profissional, de forma particular e coletiva, contribui para isso, fazendo com que o negócio atinja um novo patamar”, relata.

 

Produtividade 

 

Gisele Flôres reforça a importância dos gestores saberem que a produtividade no trabalho é determinante para o sucesso de um negócio. E não há dúvidas quanto a isso: colaboradores felizes produzem mais. Agora, o que os pesquisadores buscam responder, é qual a fórmula de sucesso para ter funcionários eficientes.

 

Uma reportagem do portal Exame aponta que a segurança psicológica pode fazer a diferença em relação à produtividade nos ambientes de trabalho. Se você ainda não conhece o termo, não se preocupe. Nada mais é do que:

 

  • Fazer o colaborador se sentir livre de ameaças;
  • Compreender o que é esperado dele;
  • Ter abertura para pedir ajuda sempre que julgar necessário.

 

Plano de endomarketing 

 

Melhorar a produtividade, o engajamento e reduzir o turnover é possível. Sendo assim, há quatro pontos importantes que devem ser levados em conta na hora de construir um plano de endomarketing para empresas:

 

  • Conheça os colaboradores: para que a política de marketing interno seja bem-sucedida é preciso entender os anseios dos funcionários. Se uma pesquisa de clima parece fora da sua realidade, comece com enquetes curtas.
  • Defina metas: trace o objetivo macro e micro para o seu plano de endomarketing. Por exemplo: aumentar o engajamento, identificar gargalos na produtividade e melhorar a comunicação. Quem não sabe para onde vai, se perde ao longo do caminho.
  • Planeje os próximos passos: defina um plano de ação e um cronograma de ação. Se você não sabe como fazer, o modelo 5W2H é ótimo.
  • Metrifique e acompanhe a execução: avalie com frequência os resultados do planejamento. Essa revisão constante vai dizer se a estratégia está funcionando ou se é preciso fazer ajustes de rota.

 

O endomarketing na gestão de RH

 

Existem várias maneiras de instituir políticas de endomarketing em uma organização. Como por exemplo, a pesquisa de clima organizacional, para entender como está o ambiente corporativo. Outra ideia é o desenvolvimento de políticas de incentivo, beneficiando os mais produtivos e empenhados.

 

  • Faça pesquisas de clima organizacional

O primeiro passo para instituir um planejamento de endomarketing é entender como os funcionários veem a empresa. Uma maneira eficiente é fazer pesquisas de clima organizacional. Semestralmente ou anualmente, distribua formulários anônimos, (o Google Forms é ótimo). 

 

  • Crie políticas de incentivo

O reconhecimento e a valorização são chaves para motivar o time. Assim, oferecer bonificações para os colaboradores que atingem determinados indicadores ou superam as metas é uma ótima ideia. Mas, se o orçamento não permitir, aposte na criatividade, o importante é agradecer e reconhecer pelo bom trabalho.

 

  • Fortaleça a comunicação interna

É importante que as ações de endomarketing envolvam os colaboradores. A comunicação unilateral, apenas da diretoria para as equipes, não funciona. Aliás, o estilo de liderança impacta diretamente a eficácia do que é comunicado, então é melhor repensar a forma como as informações são passadas aos profissionais.

 

  • Incentive o ambiente inovador

A comunicação interna é um ótimo recurso para incentivar a inovação, buscando soluções dentro da própria empresa. Convide os colaboradores para atuar ativamente em projetos, mesmo que não sejam do seu setor. Muitas vezes um novo olhar ajuda a remover empecilhos.

 

O endomarketing é um importante instrumento de gestão, que foca no desenvolvimento de ações para o público interno e visa o aperfeiçoamento do clima organizacional. Por fim, vale reforçar que essas ações devem ser realizadas em parceria pelas áreas de RH e de Marketing, conclui Gisele Flôres .