A mudança acompanha o volume recorde de investimentos anunciado pelo Grupo em distribuição no País e reforça o compromisso da companhia com as concessões no Rio, em São Paulo e no Ceará
A Enel acaba de anunciar a mudança de sua marca, reforçando o compromisso da companhia com as operações no Brasil. O anúncio da mudança acompanha o volume recorde de investimentos anunciado pelo Grupo, de R$ 25,3 bilhões, sendo R$ 24 bilhões em distribuição para o período de 2025 a 2027.
“A mudança da identidade visual reflete o momento de evolução da empresa no país, com recorde de investimento em distribuição de energia nos três Estados onde atuamos. Vamos modernizar a nossa infraestrutura, com foco em digitalização e resiliência da rede elétrica, além de ampliar nossas equipes em campo e aumentar a capacidade dos canais de atendimento”, afirma Antonio Scala, CEO da companhia no Brasil.
A companhia anuncia a mudança de sua identidade visual com foco em reforçar seu compromisso com país. A nova marca, inspirada nas cores da bandeira nacional, traduz o momento de evolução da empresa. A principal mudança está na adoção de novas cores – verde, amarelo e azul –, inspiradas na bandeira do Brasil.

O novo logotipo será aplicado gradualmente nos pontos de contato da companhia com o público, como site, redes sociais, faturas, materiais institucionais, uniformes, lojas e veículos operacionais. Além da parte visual, a Enel também adota uma linguagem mais acessível, próxima e transparente, reforçando sua missão de estar ao lado dos brasileiros. A conta de luz com a nova logomarca começará a ser distribuída a partir de maio. Nesse mês, a fatura será entregue com um aviso sobre a mudança aos consumidores.
Para o lançamento, três lojas físicas passarão a contar com a nova identidade visual desde ontem (15): em Taboão da Serra, São Paulo; São Gonçalo, no Rio de Janeiro; e no Centro de Fortaleza, no Ceará. As demais lojas terão a marca atualizada gradativamente, assim como as alterações da frota da empresa – veículos operacionais, como caminhões, carros e motos. Os uniformes das equipes técnicas e os canais digitais da companhia também receberão a aplicação da nova marca.
A nova mudança também abrange a distribuição de recursos da companhia, os investimentos anunciados têm foco em tecnologia e modernização, além da expansão da rede. A Enel pretende ampliar investimentos em digitalização, automação e na melhoria do sistema de distribuição em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Ceará.
Visando também agilizar o atendimento aos clientes, a companhia está reforçando a contratação de colaboradores próprios para atuação em campo. Cerca de 5 mil novas contratações estão sendo realizadas nos três Estados. O processo está em andamento e mais de 2 mil profissionais já foram efetivados de 2024 a março deste ano. A companhia também está formando mão de obra com escolas para formação de eletricistas nos três Estados.
Além das contratações, a companhia anuncia o reforço também no seu plano operacional, incluindo intensificações de ações preventivas, como manutenção e podas, o que já reflete em melhores resultados.
No período do verão, de novembro a março deste ano, a companhia reduziu em cerca de 50% o tempo médio de atendimento (TMA) aos clientes em São Paulo em comparação com o mesmo período do ano anterior. No Rio, a melhora do tempo de atendimento foi de cerca de 40% nesse mesmo período e, no Ceará, de 30%.
O investimento em São Paulo será de R$ 10,4 bilhões até 2027, 67% acima do plano anterior. No Rio, o investimento será de cerca de R$ 6,1 bilhões no triênio, um aumento de 74% em relação ao plano anterior. No mesmo período, Ceará terá um investimento de R$ 7,4 bilhões, um aumento de 54%.