Empresa fechou acordo de dois anos com a Cerâmica Capri Ltda. e o fornecimento de gás irá ocorrer a partir de janeiro de 2025
A distribuidora de gás Eneva firmou um contrato pioneiro com a Cerâmica Capri para o fornecimento de gás natural no mercado livre, em Sergipe. O acordo tem duração de dois anos e o suprimento terá início a partir de janeiro de 2025.
“Este é um momento histórico para Sergipe e para a Eneva. Somos pioneiros em oferecer soluções flexíveis e seguras para a indústria sergipana, utilizando a estrutura do Hub Sergipe, o primeiro terminal privado de GNL conectado à malha nacional de transporte de gás”, afirmou Marcelo Lopes, diretor de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva.
O contrato faz parte da estratégia da Eneva de maximizar a capacidade do Hub Sergipe, o primeiro terminal privado de GNL conectado à malha nacional de transporte de gás, que possui potencial de regaseificação de 21 milhões de m³/dia.
No Brasil, a operação de gás natural “on grid” da Eneva é suportada pelas principais malhas de transporte de gás do país, geridas pelas transportadoras NTS, TBG e TAG, conectando o Sul ao Nordeste. Pelo regulamento estadual de Sergipe, para ser um consumidor industrial no mercado livre, a Cerâmica Capri deverá consumir, no mínimo, 300 mil metros cúbicos por mês.
O fornecimento será feito na modalidade firme e flexível, garantindo maior segurança e customização no abastecimento da companhia. Este é um marco estratégico para o estado e para o setor industrial, evidenciando o papel do mercado livre de gás no fortalecimento da indústria local.
“Com este avanço, a Eneva reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do mercado livre de gás natural, promovendo a competitividade da indústria brasileira e contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional”, reiterou Lopes.