Bauducco cancela campanha com cantoras após acusação de plágio do álbum AmarElo do rapper
O caso que envolve a empresa Bauducco, as artistas Juliette e Duda Beat, e o rapper Emicida gerou intensos debates nas redes sociais e nos setores da música e da publicidade no Brasil. Isso deu origem a discussões sobre os conceitos de plágio e ‘trade dress’ ou ‘conjunto imagem’. As cantoras Juliette e Duda Beat, intérpretes da recém-lançada música “Magia Amarela” e protagonistas de uma nova campanha da Bauducco, enfrentaram acusações de plágio em relação à música “AmarElo” de Emicida na terça-feira (17).
A música “Magia Amarela,” foi criada para fazer parte de uma campanha homônima da Bauducco, que celebrava a cor amarela, um elemento icônico de sua identidade visual presente em suas embalagens e comunicações por mais de 30 anos. A campanha também transmitia conceitos historicamente associados, como família, união, encantamento e comunhão, reforçando a assinatura usada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família.”
A empresa Bauducco lançou uma nota esclarecendo que as cantoras foram escolhidas para interpretar a canção, sem participar da concepção da campanha. A empresa continuará mantendo um diálogo com os artistas envolvidos.
Após a divulgação do projeto, alguns comentários levantaram debates a favor e contra a marca, confira algumas publicações:
Minha opinião sobre o assunto: Emicida, Duda Beat, Bauducco, Juliette e panetone!
— Roger Cipó ?? (@rogercipo) October 18, 2023
Marquem todo mundo e vamo ?? pic.twitter.com/6k0ob8iawH
@eduardamaiad É babado
♬ som original – Duda
@metropolesoficial ? Juliette postou, nas redes sociais, um vídeo no qual se defende das críticas que vem recebendo após a polêmica da música Magia Amarela. A faixa, interpretada ao lado de Duda Beat, fazia parte de uma campanha publicitária da Bauducco e foi acusada de plagear AmarElo de Emicida. #metrópoles #entretênews ♬ som original – Metrópoles Oficial
@marintitok AmarElo é um dos maiores projetos audiovisuais do Brasil. Tem clipe, musica e até documentário na Netflix! Tem muito conceito por trás, no cenário etc que estava MUITO colocado na publi… #marketingdigital #amarelo #marketingnotiktok ♬ som original – Mavi || mkt e branding
Em uma live no Instagram, Evandro Fióti, irmão e produtor de Emicida, se manifestou sobre o assunto:
“Há bandas de artistas brancos que podem ser encontradas em todos os lugares, que lançaram apenas um disco e já ganharam um Grammy em um ano. Levamos 12 anos para ganhar um Grammy. E o trabalho pelo qual ganhamos um Grammy foi conceitualmente roubado. Você entende o ódio que isso gera? Você consegue imaginar a vontade de incendiar tudo?”, conta.
Aí, o caldo que já tava desandado, entorna de vez quando a gente descobre que a Bauducco tentou contratar o emicida pra essa mesma campanha…
— Draco! (@DracoImagem) October 18, 2023
Como revelou o Fioti aqui nesse vídeo + pic.twitter.com/mL51HrZkM7
Diante das polêmicas, Bauducco cancelou a campanha “Magia Amarela”, estrelada por Juliette e Duda Beat, após o lançamento de uma música com o mesmo nome. A Bauducco afirmou em seu comunicado que, devido às preocupações em torno do projeto e das cantoras, optou pelo cancelamento da campanha e que continuará a conversar com os artistas envolvidos.
A empresa enfatizou que Juliette e Duda Beat eram apenas intérpretes da música “Magia Amarela” e não estavam envolvidas na criação da campanha.
A tipografia planejada para os materiais gráficos de divulgação era a mesma usada pela marca em suas embalagens e outras campanhas nas redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, baseado nas tradições da marca.
Confira o posicionamento da marca:
Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.
Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.