Influência

Entenda os desafios e as oportunidades do profissional de marketing com o avanço das inteligências artificiais

Por Redação

08/05/2023 15h39

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Especialistas destacam a importância do profissional para o manuseio das novas tecnologias 

 

Os impactos da IA no mercado estão transformando a forma como as empresas e os profissionais de marketing operam e interagem. A tecnologia está permitindo que as decisões possam ser tomadas de forma mais eficiente, precisa e ágil ao tomar decisões, o que pode aumentar a competitividade e o alcance de seus negócios.

 

Desde o comportamento do consumidor até a mensuração dos resultados, o avanço das tecnologias tem possibilitado os profissionais de marketing a ter um trabalho mais ágil, podendo render mais em pouco tempo, no entanto, alguns profissionais e especialistas consideram que esse avanço tecnológico pode ser uma ameaça para a profissão.

 

Leo Lacerda, Professor e Especialista em Inovação, acredita que existem duas possibilidades para o atual cenário tecnológico.

 

“O profissional de marketing tem duas alternativas nesse cenário. A primeira é ficar com medo, achar que vai perder o emprego e visualizando um cenário bem apocalíptico, que na minha visão, é pouco provável em um curto ou médio prazo. E tem o profissional de marketing que vai olhar pra esse cenário e enxergar uma oportunidade de ser um profissional melhorado pelas IA’s”, afirma.

 

Desafios e oportunidades desenham as perspectivas de carreira desse profissional, mas o fato é que já existem segmentos do marketing que já estão passando por essas modificações. A exemplo da informação da perda dos cookies, que é um desafio já bastante conhecido para alguns profissionais do meio, mas muitas empresas ainda não sabem o tamanho do impacto disso em suas estratégias de publicidade digital. Existe um espaço enorme para o crescimento desse segmento que exige mais conhecimento com soluções de cloud, privacy-first, engenharia de dados e algoritmos.

 

O custo alto da aquisição dos componentes de hardware necessários associado à implementação de sistemas de IA, é um desafio para pequenas empresas e autônomos. 

 

Outro desafio é a falta de experiência no gerenciamento de sistemas de IA. Apesar das empresas quererem implementar essa tecnologia em suas operações, elas podem não ter profissionais suficientes com habilidades especializadas necessárias para uma implementação e gerenciamento bem-sucedidos.

 

Segundo a Coordenadora da Graduação em Marketing da Universidade de Fortaleza, Milena Auip, a capacitação desses profissionais para trabalhar com as novas tecnologias é um fato crucial para o funcionamento das mesmas.

 

“A inteligência artificial vem pra poder alinhar, para poder construir e a gente poder trabalhar com mais eficácia nos resultados da empresa. Então, a inteligência artificial através das suas várias ferramentas, ela vem pra nos ajudar, mas esse profissional precisa estar preparado para poder utilizar essas ferramentas”, afirma.

 

Confira também: 

Unifor celebra o Dia do Profissional de Marketing com palestras e experiências no ‘Conexão Marketing’

As três caixas da inovação

Inove Comunicação assume a conta da indústria “Produtos de Limpeza Juá” e expande atuação no Cariri cearense