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Entre afeto e estratégia: como o mercado publicitário vem se comunicando para o Dia dos Pais

Por Victor Campos

04/08/2025 17h30

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Esse ano diversas marcas trouxeram um olhar mais estratégico em suas campanhas publicitárias sobre o papel da paternidade

Tradicionalmente marcada por laços afetivos e oportunidades de consumo, o Dia dos Pais se consolidou como uma das mais importantes datas comemorativas para o varejo nacional. Com campanhas e ações, as marcas se movimentaram para alavancar suas vendas e reforçar discursos alinhados às transformações culturais em torno da figura paterna.

Com consumidores mais atentos ao posicionamento das marcas e ao valor simbólico das mensagens publicitárias, as campanhas deste ano foram além do produto. A presença ativa dos pais, os afetos cotidianos e o papel transformador da paternidade foram temas centrais nas narrativas que ganharam espaço nas TVs, redes sociais e mídias digitais.

O Nosso Meio fez uma curadoria de algumas campanhas que trouxeram um olhar diferenciado sobre a paternidade. Confira!

Oficina

Com o tema “Ícones são eternos”, a Oficina traz o cantor Milton Nascimento, ao lado de seu filho Augusto, apresentando todo o seu afeto ao som de “Clube da Esquina 2”. O artista usa clássicos do guarda-roupa masculino, com peças que resistem ao tempo por sua essência, em formas atemporais que evoluem e se refinam.

A campanha tem direção criativa de Matheus Senra, direção de fotografia de Philippe Noguchi, fotos de Juliana Rocha e roteiro de Mari Faria.

Malwee e Malwee Kids

A Malwee e a Malwee Kids, marcas do Grupo Malwee reforçaram o posicionamento da marca em torno da conexão afetiva e da moda acessível e consciente, em sua campanha de Dia dos Pais. Com o conceito “O melhor presente é estar presente”, as marcas trazem um movimento cultural e destaca três tendências comportamentais que guiam as escolhas das famílias brasileiras: conexões entre gerações, reuniões ao redor da mesa e moda coordenada como expressão de afeto.

Natura

A Natura estreia em mais uma campanha de Dia dos Pais, focando no lançamento da fragrância Natura Homem Evolut.io. Sob o conceito “Para o homem que nunca para de evoluir”, a campanha criada pelo N-O-S (Sistema Operacional Natura) traz uma linguagem sofisticada e emocional para refletir a originalidade e os diferenciais da nova fragrância.

A campanha conta com filme, em versões de 6, 15 e 30 minutos, que serão veiculados na TV, com um amplo desdobramento no ambiente digital, nas redes sociais da marca, como Instagram, TikTok e YouTube. Nas cenas do filme acompanhamos a evolução de um músico de jazz, desde os ensaios até culminar em um show no qual ele se apresenta com seu pai.

Americanas

A Americanas se une aos pais de todos os tipos e com todas as manias para que eles tenham o melhor Dia dos Pais possível com os melhores presentes. A empresa lançou na última sexta-feira (1º) sua campanha desenvolvida em parceria com a Suno.

A campanha conta com uma estratégia multicanal, com ativações em lojas, conteúdos digitais, mídia paga e parcerias. Também inclui um filme de 30 segundos, a ser exibido na TV aberta, YouTube, Facebook e TikTok. A expectativa é de que mais de 173 milhões de pessoas sejam impactadas.

BB Seguros

A BB Seguros lançou, na última quarta-feira (30), sua campanha institucional do Dia dos Pais com um filme sensível que convida à reflexão sobre o tempo, a escuta e a presença paterna. Intitulado “Aos Meus Olhos”. A marca se posiciona como parceira da proteção e do cuidado em diferentes fases da vida, como nas campanhas anteriores voltadas ao Dia das Mães e Dia da Mulher.

Track&Field

Track&Field realizou a campanha Track&Field: A Maior Aventura da Vida. Com Cesar Cielo, um dos maiores nomes da natação mundial, Thiago Vinhal, atleta de Triathlon premiado, e André Bucater, atleta e treinador. A iniciativa destaca como o movimento e o esporte podem fortalecer o vínculo entre pais e filhos, além de promover bem-estar para toda a família. 

Ellus

As conexões entre pai, filho, moda e esporte representam a campanha de Dia dos Pais da Ellus. A campanha é estrelada por David Jensen e seu filho, Anthony, e mostra o estilo da marca, que atravessa gerações, compartilhando personalidades que trazem as estéticas urbana e contemporânea.

Cartago

A Cartago, lançou sua campanha para o Dia dos Pais com os cantores sertanejos Zé Neto & Cristiano como protagonistas. A ação “Pai para todos os passos” traz os artistas compartilhando sobre suas vidas fora dos palcos e as vivências com os filhos. O filme já está em todas as redes digitais da marca e nos pontos parceiros de venda.

Hering

Neste Dia dos Pais, a Hering, apresenta a sua campanha, protagonizada por Rodrigo Hilbert e seus filhos Francisco, João e Maria Manoela. Com o mote “Icônico é estar junto”, a campanha faz um convite sensível para criar memórias por meio da presença.

 Dudalina

Para o Dia dos Pais, a Dudalina, marca da Veste S.A, traz uma curadoria de peças que combinam tecnologia, elegância e versatilidade. O destaque está na união entre alfaiataria contemporânea e funcionalidade, com itens que facilitam a rotina do homem moderno e oferecem performance em todos os ambientes.

Para apresentar a seleção, a marca convidou ator Leandro Lima, no ar em Vale Tudo, para estrelar a campanha “Palcos da Vida”, que propõe um olhar sensível sobre a paternidade. A narrativa visual, inspirada no universo teatral, reforça a ideia de que cada pai vive seus próprios palcos e merece estar bem-vestido em todos eles.

HOPE

A HOPE anunciou o lançamento de sua campanha de Dia dos Pais para 2025. Com Renato Góes e Thaila Ayala, a marca reforça sua posição como um lugar para toda a família, agora com maior oferta de produtos masculinos. Aproveitando o momento de celebração familiar da data comemorativa, a HOPE traz a mensagem “Ele merece conforto. Ele merece HOPE”, um conceito que reforça o lugar da marca nos guarda-roupas dos homens.

Além de Renato e Thaila, a campanha conta também com o casal Júlio Cocielo e Tata Estaniecki. A escolha de nomes conectados à família, com forte apelo emocional e alta relevância no cenário artístico e digital, reforça a intenção da marca de criar uma comunicação que dialoga com diferentes gerações. Enquanto Thaila e Renato trazem a conexão emocional e a abrangência nacional, Cocielo e Tata representam a linguagem leve e divertida das redes sociais, criando uma ponte direta com o público jovem e digital.