14ª edição

Entrevista | Bebeto Pirró

Por Redação

17/12/2024 10h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Sobre Bebeto Pirró:

Diretor de Publicidade do UOL, liderando o time do UOL Publicidade, plataforma de marketing 360 da plataforma, que tem como objetivo entender as necessidades dos anunciantes e trazer novas soluções de publicidade, sejam físicas ou digitais. O executivo responde para o Paulo Samia, CEO de UOL Conteúdo e Serviços. Formado em Administração de Empresas pela FAAP e com graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Belas Artes, o executivo possui mais de vinte anos de experiência no mercado e está há quatorze anos na empresa. Em sua trajetória, Bebeto também já trabalhou na Editora Abril, Lance e FOX.

Entrevista Completa:

NOSSO MEIO | O mercado de publicidade/comunicação evolui rapidamente. Quais tendências você acredita que se consolidaram neste ano e como o UOL tem se adaptado para continuar como referência no setor?

Bebeto Pirró: O mercado digital evoluiu muito rápido. Eu acho que quem trabalha com mídia, até dentro das agências, é a área que está mais antenada, até porque os pontos de contato mudam muito rápido. Eu acho que o mais forte desse ano em si foi o CTV, que veio bem forte, e a consolidação do OOH. A gente mesmo fez aquisição de parte da NEOOH, segunda maior empresa de mídia exterior do Brasil, já entendendo a tendência de o mercado procurar essas alternativas.

NOSSO MEIO | O tema da nossa edição é focado em experiências que marcam. Na sua opinião, o que torna uma experiência publicitária realmente marcante e como o UOL busca proporcionar isso aos seus clientes e leitores?  

Bebeto Pirró: Experiência é o que as marcas vêm buscando cada vez mais. Mas o que o mercado e o anunciante buscam são conversas. O que fazemos aqui é conteúdo, então nenhuma conversa é baseada em nada, todas as conversas são baseadas em algum conteúdo. O que temos que entender é que conversas são essas, e entrar no momento correto. O que quero dizer com isso é que o tipo de conteúdo que a gente faz para um rede social não é o mesmo que está no site,  ou na plataforma de vídeo, não é o que está na plataforma de instant messaging, então a gente vai diversificando a forma de comunicar com cada momento dessa jornada de conteúdo de cada pessoa. 

NOSSO MEIO | Quais são suas principais metas para 2025, tanto em termos de resultados para o UOL, quanto no desenvolvimento de experiências publicitárias que impactem o público?  

Bebeto Pirró: Primeiro, continuar crescendo e entregar projetos cada vez melhores e integrados. Em 2025, já estaremos com nossa TV a pleno valor, nosso canal UOL, que lançamos no final do ano. E tem também a nossa parceria com a NEOOH (com quem temos parceria comercial, ao adquirir 29%). Então, nossos projetos para o ano que vem precisam ser absurdamente impecáveis na distribuição e em cada momento, tanto no live marketing, que fazemos bastante, mas quero amplificação no UOL nas redes sociais, no OOH, na televisão e com influenciadores, tudo cada vez mais integrado e que resolva a vida do anunciante, e dessa forma a gente continuar crescendo. O céu é o limite. 

NOSSO MEIO | Tecnologias como inteligência artificial e automação estão transformando o mercado. Como essas inovações estão sendo usadas pelo UOL para criar campanhas mais impactantes e relevantes?

Bebeto Pirró: A gente tem utilizado muito a IA no backoffice, nas nossas otimizações de processos, que são muitos, em implementação e otimização de campanha, para sempre conseguir atingir as metas de resultados dos anunciantes. E dessa forma a gente fica mais relevante, obviamente. Apesar de termos um grande awareness na internet, os anunciantes querem resultados, e a IA funciona bastante. O que a gente também ganha é em velocidade, para criar alternativas, layouts, 3Ds, dessa forma a gente consegue ter mais agilidade. Do lado de negócios, uma das grandes variáveis para você fechar é a rapidez, para não perder oportunidades. Então, sendo rápidos, relevantes e dando resultados, a gente vai continuar crescendo. 

NOSSO MEIO | A personalização é cada vez mais demandada pelos consumidores. Como o UOL equilibra a necessidade de personalizar a experiência do usuário com o alcance massivo que possui como uma das maiores plataformas de mídia do Brasil?  

Bebeto Pirró: A gente vem cada vez mais fazendo conteúdo customizado para a audiência, com várias alternativas que a gente vem desenhando para entregar conteúdo cada vez mais de acordo com a preferência de quem está assistindo, ouvindo ou lendo. Porém, a gente é um publisher, então a gente tem um papel social de mostrar para quem está lendo o que é mais relevante para o país. Então não vamos apresentar só o que ele quer ler, mas o que ele precisa ler, para que não tenha uma alienação. 

NOSSO MEIO | Você pode nos compartilhar como o UOL tem olhado para o mercado do Nordeste nos últimos anos e o que vocês têm feito para estar mais próximos dessa região que é uma das principais do nosso país?

Bebeto Pirró: No mercado regional, a gente está com um olhar muito próximo agora, não só de negócio, mas como conteúdo. O Brasil é muito grande, e a gente sabe que se a gente quiser crescer, é preciso ampliar. E ampliar não é só colocar uma equipe comercial, um representante em cada região. A gente precisa ter um olhar de conteúdo para que as pessoas das diversas regiões entendam a gente com relevância. A região Nordeste é absurdamente relevante para o Brasil, então a gente tem que se tornar mais relevante para a região, para que dessa forma a gente possa crescer mercado e ampliar nossos pontos de contato com a audiência e com o mercado anunciante da região.

NOSSO MEIO | 2024 foi um ano marcado por sua indicação ao Prêmio Caboré. Quais foram as principais estratégias e inovações implementadas por você e sua equipe no UOL que contribuíram para esse reconhecimento?  

Bebeto Pirró: O Caboré é, na verdade, fruto de uma construção do que estamos fazendo ao longo do tempo junto com o nosso time. A gente vem sendo muito criativo nos nossos projetos, se especializando cada vez mais na distribuição, e sempre buscando muitas parcerias, porque não conseguimos fazer tudo, obviamente, então vamos buscando parceiros para que a gente possa entregar a melhor solução de comunicação para o nosso anunciante. 

NOSSO MEIO | Parcerias são fundamentais para o sucesso em publicidade. Quais setores ou perfis de marcas têm se destacado como maiores parceiros estratégicos do UOL e quais novas parcerias vocês irão buscar no próximo ano?  

Bebeto Pirró: Parceria é meu DNA aqui dentro do UOL. E continuarei buscando parceiros que tenham o mesmo DNA que a gente, que é entregar conteúdo ou experiência de qualidade para as marcas ou para as pessoas que frequentam. Então, temos, por exemplo, parceiros de Carnaval, de São João, de Réveillon, e vamos continuar fazendo. Sempre que tivermos um anunciante com uma necessidade, a gente vai buscar um parceiro para resolver, e às vezes a gente vai fazer o evento inteiro, se for necessário. 

NOSSO MEIO | Como líder de uma equipe em um veículo tão relevante, qual é o seu estilo de liderança e como você inspira sua equipe a criar projetos publicitários que, não apenas alcancem resultados, mas também se tornem experiências memoráveis?

Bebeto Pirró: Primeiro, destacar a importância de trabalhar com pessoas em quem confio demais, com quem trabalho há bastante tempo, então sei o quanto preciso cobrar ou não, porque eles sabem da responsabilidade do precisam entregar. Mas o que falo para toda a equipe é: “eu trabalho para vocês”. E o que eu mais gosto de perguntar é: “o que posso fazer para te ajudar, para fechar um negócio, para fazer funcionar melhor as entregas e métricas?”. Quero que saibam que podem me demandar, e sempre falo para parceiros e para todo mundo que só funciona se for bom para os dois lados. E tem funcionado bastante esta maneira de liderar muito próxima. Eu fui vendedor, fui executivo, então conheço as dores. O ponto sucesso é não fazer com os outros o que você nunca gostou que fizessem com você.