Movimentos do mercado

Entrevista com Gabriel Bontempo, novo Gerente de Marketing e e-Commerce na Freitas Varejo

Por Redação

09/03/2022 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Gabriel Bontempo é publicitário com mais de 10 anos de atuação com Marketing e e-Commerce. Já trabalhou em varejistas de renome nacional, como Tendtudo, Fujioka, Shopping Iguatemi e, atualmente, é Gerente de Marketing e e-Commerce da Freitas Varejo, maior loja de utilidades para o lar do Nordeste. Também é professor universitário e escreve para portais como e-commerce Brasil e Digitalks.

 

“Acho que o lema da Amazon é o que me define como profissional: “Trabalhe duro, divirta-se, faça história”. É algo que sempre busquei, fazer a diferença no mercado e me divertir trabalhando”, expõe.

 

Gabriel Bontempo gosta muito do livro “Esse livro não vai te deixar rico” do @Startupdareal (pseudônimo do escritor Alberto Brandão). É um livro que trata o empreendedorismo e o mercado como ele é, com todas as suas dificuldades e sem a romantização que tanto se vê atualmente com alguns “gurus de internet”, comenta o publicitário. 

 

“Precisamos de mais conteúdos como esse, que mostram que o dia a dia de um profissional não é nada simples, principalmente em um mercado tão novo como o digital”, reforça.

 

Saiba mais sobre a trajetória profissional de Gabriel Bontempo e alguns traços do seu perfil pessoal em uma entrevista exclusiva concedida ao Nosso Meio.

 

NM: Como surgiu a nova proposta profissional?

 

Gabriel Bontempo: Tinha acabado de sair da área de e-commerce do Iguatemi Fortaleza. Estava estudando algumas possibilidades quando o time da Freitas Varejo entrou em contato. Achei interessante a proposta e a visão de futuro da diretoria da empresa que, mesmo nesses difíceis últimos anos, abriu lojas e investiu na estruturação do time de marketing e e-commerce. Os acionistas têm uma visão arrojada para os próximos anos e fico feliz de fazer parte desse projeto.

 

NM: O que você traz de aprendizado com sua experiência profissional anterior?

 

Gabriel Bontempo: Como não sou do Ceará, trago de minhas últimas experiências o conhecimento do mercado local, mas sem vícios. Passei os últimos dois anos aprendendo bastante sobre a forma de consumir do cearense e, agora, tenho a possibilidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido em uma operação sólida e robusta como a da Freitas Varejo.

 

NM: Como você avalia o constante processo de aprendizado de um profissional?

 

Gabriel Bontempo: Há pouco mais de três anos, quase nenhuma empresa falava em home office, por exemplo. Atualmente, isso se tornou uma realidade mais comum. Isso é só um exemplo de como vivemos em um momento do mundo que tudo está mudando muito rápido. Então, o profissional para se destacar, atualmente, precisa aprender algo o tempo todo. Seja algo técnico, comportamental, diferente ou inovador. Precisamos reunir muita referência para conseguir fugir do óbvio em nossas ideias, estratégias e realizar feitos inovadores.

 

NM: Você está realizando algum curso, especialização, ou pretende?

 

Gabriel Bontempo: Acabei de finalizar um curso online do grupo Fundamentos Digitais. Foi praticamente uma pós graduação de mais de 120 horas de conteúdo geral sobre e-commerce, passando por todas as áreas do negócio (jurídico, comercial, marketing, logística, atendimento, etc). Mesmo vivendo o comércio eletrônico todo dia nos últimos 10 anos, sempre é bom voltar à sala de aula e aprender como outros players do mercado trabalham e pensam.

 

NM: Como você se vê pessoal e profissionalmente nos próximos anos?

 

Gabriel Bontempo: Percebo que o mercado cearense ainda tem muitas possibilidades. É um mercado consolidado, com características próprias e com uma longa estrada de desenvolvimento e crescimento. Espero fazer parte desse desenvolvimento junto a uma empresa sólida e ajudando os profissionais locais a se fortalecerem.

 

NM: Qual aprendizado de vida você pratica no seu dia a dia?

 

Gabriel Bontempo: O aprendizado de que o mundo é de quem tem atitude e ousadia. O mundo digital é feito de testes, erros, correções e acertos. O importante é aprender sempre com todas as ações e entender como melhorar todo dia.

 

NM: Qual a sua referência profissional?

 

Gabriel Bontempo: Tenho grandes referências em várias áreas da vida. Profissionalmente, me inspiro muito no Patrick Scripilitti, Head of Growth da VTEX, que é um profissional que me ensinou muito em meu início. Aqui, no Ceará, comecei a me inspirar no Pedro Freitas após conhecer a sua história. É um profissional que, mesmo depois de transformar sua empresa em uma potência local, ainda se envolve diariamente na operação, aprendendo, ensinando e sendo aberto a novas possibilidades.

 

NM: E pessoal, quem é seu grande exemplo de vida?

 

Gabriel Bontempo: Por mais que pareça clichê, me inspiro muito em meus pais, que sempre se sacrificaram bastante para me possibilitar estudar e me deram uma base de educação muito forte. 

 

NM: Quais seriam suas outras opções de profissão?

 

Gabriel Bontempo: Sempre gostei de matemática, então, acho que seria professor de matemática (hahaha). 

 

NM: Como você avalia o mercado de trabalho atualmente?

 

Gabriel Bontempo: O mercado está muito aberto, com muitas possibilidades. Vejo todos os dias gestores com dificuldades de contratar profissionais que sejam dedicados e que gostem de aprender. Muitas vezes vemos profissionais jovens que assistem um curso na internet e acham que sabem tudo da profissão. O dia a dia em uma grande empresa é complexo e tem muitos desafios. Quem tem energia e disposição para aprender, tem muita chance de dar certo nesse mercado.

 

NM: Quais dicas você dá para quem está insatisfeito com a profissão ou fora do mercado?

 

Gabriel Bontempo: Para quem quer voltar para o mercado, sugiro acompanhar profissionais de referência em redes profissionais como o Linkedin. Além disso, aprender conteúdos e áreas novas pode ser um diferencial interessante para se destacar. Por último, participar de processos seletivos, sondar como está o mercado, os requisitos das empresas, as faixas salariais, etc. A vaga dos sonhos não cai do céu.

 

Confira mais: