Gaída Dias iniciou sua carreira há 23 anos, sempre nos bastidores televisivos e liderando uma ampla equipe que eterniza os principais eventos da sociedade. Antenada em tecnologia, ela também alçou novo espaço nas redes sociais, onde atua com destaque no Instagram, com quase 100 mil seguidores.
Há quase 25 anos, você está na diretoria do Grupo Cidade. Em que momento da sua vida você teve certeza que queria trabalhar com Comunicação?
Desde pequena eu observava meu pai saindo para trabalhar na maior alegria. Aquilo parecia festa. Sempre amei os bastidores e quando comecei a estagiar, me determinei a conhecer todas as áreas. O mundo da comunicação é magico e sempre tiver certeza que era ali que queria ficar.
Atualmente, o Grupo Cidade congrega TV, sete rádios, portal e coluna social. Como o grupo tem trabalhado com a convergência de todas essas mídias, mantendo audiência em cada uma delas?
Essa integração surgiu lá atrás, com programa Doa a quem doer com Dr. Cid Carvalho. Essa era uma ação jornalística. Em 2004, lançamos o Reação em cadeia, uma ação comercial de venda veiculada simultaneamente em todas as rádios emissoras grupo. Como a notícia e a informação chega através de todas as plataformas, conseguimos gerar conteúdo para todos os veículos. Seja no âmbito policial ao social. Temos uma equipe competente que não deixa notícia parar.
Apesar de estarem mais próximas, as mídias digitais ainda são vistas como concorrência para a imprensa tradicional, quando se fala em investimento de Publicidade. Na sua análise, a TV e o rádio ainda são influenciadores de consumo? Como estas mídias têm se reinventado para continuar atraindo a atenção dos anunciantes?
A TV e o rádio são os veículos com maior força de impacto, principalmente quando falamos disso. O custo benefício desses meios de comunicação são incomparáveis. Mas não podemos esquecer a mídia online. A internet é sem dúvida a mídia de maior alcance, uma vez que estamos falando de um universo sem fronteira.
As redes sociais estão presentes em nosso dia a dia e milhões de pessoas estão ligadas diariamente nelas, sendo que milhares e milhares já não conseguem mais viver sem elas, sem acessá-las. Elas têm um grande papel para o mundo atual, pois trouxeram novas tecnologias de comunicação, facilitando a vida das pessoas, seja para conversar, para postarem fotos, compartilharem e se informar. Não há quem não use pelo menos uma das redes sociais no seu cotidiano, pois já se tornou nossa irmã gêmea. Há casos de denúncias contra os poderes via rede social que repercutiram e foram resolvidos. Os grupos de WhatsApp têm um poder muito grande de influência, já que neles participam diversas pessoas, de classes sociais diferentes e gente de dentro do poder. Tudo que é feito via internet tem tido uma força muito grande. É à força da internet.
Nos últimos anos, a comunicação passou por muitas mudanças. Atualmente, o desafio dos veículos é estar em todos os lugares. Como produzir conteúdo em tempo cada vez mais curto, com rapidez e credibilidade (inclusive combatendo fake news)?
A nossa responsabilidade é com a credibilidade e qualidade da notícia. Estamos em todas as plataformas de comunicação. Mas o grande desafio é dar notícia de acordo com púbico de cada emissora, em tempo real e com fontes seguras. Hoje pautamos nossas plataformas através de jornalistas renomados e não repercutimos qualquer notícia que nos chega. Todas as informações são checadas e apuradas para combater as Fake News.
Quais os principais desafios enfrentados pelo Grupo Cidade durante a pandemia e que aprendizados este período tão peculiar trouxe para o hub de comunicação?
O maior desafio nesse momento foi cuidar da vida dos profissionais que estavam na linha de frente. Mas rapidamente decidimos ampliar nossa grade de programação com novos programas jornalísticos onde a população pudesse ficar bem informado através de um canal sério e responsável.
Nos últimos meses percebemos que a linha editorial do Grupo Cidade e televisão em geral mudou com espaços maiores para algumas notícias de saúde, economia, cultura. O que fez o Grupo Cidade nos últimos meses dar mais espaços para esses assuntos?
Os três temas citados envolvem a realidade do novo momento. No momento que o mundo parou tivemos que focar nesses pilares para fortalecer nossa relação com público que está conectado com Grupo Cidade.
Como foi idealizado essa nova plataforma online do Frisson e quais os projetos a partir de agora?
Com a pandemia, todos os eventos sociais foram suspensos e tivemos que se reinventar. com a experiencia de 10 anos no ar, cobrindo milhares de eventos na Cidade, não poderíamos deixar nossos internautas sem informação. Foi daí, que mudamos layout de nossa página e uma mesma página, reunimos entrevistas exclusivas, aniversariantes do dia, as melhores notas de sociedade, viagens, lifestyle, moda, comportamento, cultura, gastronomia, negócios, política, gastronomia e tendências.
Na Frisson, um time de peso entra junto em campo: O site não para de se reinventar e apresenta muitas novidades ao público. Parceiros renomados assinam um conteúdo exclusivo, como Ricardo Amorim (Economia), Eugênio Vasques (Mundo Jurídico), Sasha Reeves (Mundo Fitness), Pe. Airton Freire (A Palavra de Deus), Lidu Figueiredo (Mundo Business), Viviane Martins (Saúde e Estética) e Cassinha Rocha (Cariri). Além da minha liderança, que inicie há 23 anos atrás, nos bastidores televisivos e liderando uma ampla equipe. Sempre antenada em tecnologia, atuo nas redes sociais, com quase 100 mil seguidores. Amo trabalhar com gente e público.