Humberto Mota, Analista de Mídia Online da SG PROPAG. Trabalha há 10 anos no mercado de comunicação e há 5 atua como mídia online.
1. Qual o seu perfil como profissional de mídia?
Como profissional de mídia, busco me capacitar sempre, buscando novas habilidades dentro das plataformas já conhecidas e buscando conhecer novas soluções dentro do mercado. Tento estar ao máximo envolvido com os projetos e ações nos quais os meus clientes estão desenvolvendo. Tento sempre trazer insights que foquem em impactar o cliente certo, na hora certa, com a peça ideal para cada momento da campanha.
3. Muitas pessoas confundem a profissão de mídia com outras, como por exemplo: Social Media. Você pode nos dizer qual as suas principais atribuições como profissional?
Como mídia online, sou responsável por entregar o anúncio do cliente de forma assertiva, gerenciando seu investimento, indicando os melhores formatos de publicação e os melhores meios, a fim de conseguir o máximo de resultado com o mínimo de recurso.
2. Na sua opinião, como está o processo de crescimento dentro dessa área?
O digital é um setor em crescimento no Ceará. Cada vez mais, clientes tradicionais tem entendido a importância de trabalhar os meios digitais e os impactos promovidos em todos os setores. Com maiores investimentos, o mercado tende a abrir novas oportunidades para essa função e, com isso, a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados se torna indispensável.
4. Qual a competitividade da profissão no estado do Ceará? Temos muitos profissionais ou ainda são poucos?
Atualmente, temos profissionais extremamente competentes atuando no nosso estado. Com a qualificação dos nossos profissionais, o Ceará tem sido um grande “exportador” para agências de São Paulo, por exemplo. Com o crescimento do setor digital das agências, novos profissionais tendem a seguir por esse caminho, aumentando a competitividade da área. Cada vez mais, diferenciar-se através de capacitação constante vem sendo uma exigência.
5. Como o profissional de mídia se integra com os outros setores da agência?
A mídia é o setor que faz com que boas ideias se tornem rentáveis. Conhecer o mercado onde o cliente está inserido faz com que as ações sejam melhor direcionadas, otimizando o tempo dos demais setores e tornando o fluxo de criação mais dinâmico. Sabemos do volume de produção que o mercado digital possui e, como forma de tornar esse tempo rentável, o profissional de mídia traz oportunidade de negócios para as ideias dos setores criativos, assim como oportunidade de novos espaços de mídia recebem soluções criativas dos demais setores.
6. Quais as características necessárias para exercer esse cargo dentro de uma agência?
Um mídia precisa ser, incialmente, curioso. É necessário muito estudo para que se conheça o mercado no qual seu cliente está inserido e como impactar o público da melhor forma.
Outra característica essencial é a busca constante por aprimoramento. Buscar cursos, certificações e, constantemente, conhecer novas tecnologias, é o que destacará um bom mídia no mercado.
A última, e talvez a mais importante, é saber lidar com o “não” (principalmente na mídia online). O mercado digital é, para muitos clientes, novo. Tudo aquilo que é desconhecido e mexe com o bolso traz receio. Trabalhar o cliente para que ele conheça novas oportunidades e acredite no potencial delas exige dedicação, paciência e muita didática. São alguns “nãos” até o sim. Nosso trabalho é não desistir.