O executivo de contas da entidade comenta sua perspectiva sobre compartilhamento de dados para grandes empresas nacionais
A Kantar IBOPE Media é a maior empresa de mensuração de audiência e investimento publicitário em toda a América Latina. Ela figura no ranking das 25 maiores empresas de pesquisa do mundo (Honomichl Top 25 Global Research Organizations) e também está entre as 10 empresas mais internacionalizadas do Brasil, segundo a Fundação Dom Cabral.
Há 73 anos, a empresa se renova constantemente para retratar a evolução do consumo dos meios, em diferentes plataformas. Uma dessas renovações é Matheus Moura, Executivo de Contas, que chegou na empresa há dois anos.
1) Como você desenvolveu a habilidade de análise de dados para garantir este espaço na Kantar?
Eu já trabalhava na área de inteligência de mercado, e sempre recebia os dados quando trabalhava no Sistema Jangadeiro, mas hoje estou do outro lado, coletando os dados na fonte. É uma experiência muito diferente. Hoje íntegro a regional Nordeste da Kantar, que atende praças em Fortaleza, Teresina, Maranhão e Rio Grande do Norte. Sobre a coleta de dados, muitas pessoas têm curiosidade de saber como funcionam as pesquisas, e nós temos amostras dentro do universo que são contratadas pelas praça para entregar ao mercado. Meu trabalho é entender a necessidade do nosso cliente, coletar e apresentar os dados que vão solucionar a demanda que esse cliente tem.
2) Como você avalia sua prática profissional neste segmento ao longo do tempo?
Meu trabalho antes do IBOPE era analisar e aplicar esses dados na empresa que eu trabalhava [Sistema Jangadeiro]. Trazer um essa bagagem para dentro do IBOPE me dá mais facilidade para entender o que o cliente quer. É nessa troca que consigo extrair a informação necessária, e dar exatamente o que eu sei que o cliente está precisando.
3) Sobre a rigidez dos processos da Kantar IBOPE para manter as análises cada vez mais isentas, o que você comenta?
O IBOPE tem muita credibilidade. Possuem um código de conduta rígido e canais de comunicação para esclarecimento de colaboradores, fornecedores, clientes e para a comunidade. Nós já éramos uma empresa conhecida pelo cidadão brasileiro. Após a união com a Kantar, o nome fortaleceu mais ainda. Na região Norte-Nordeste, ainda precisamos fazer um trabalho de reconhecimento do público, mas nossos dados são tão fortes e reais, que conseguimos fortalecer a marca com nossas próprias pesquisas. É um trabalho contínuo para manter esta reputação ativa.
4) O que a vivência na Kantar IBOPE revela sobre o comportamento da sociedade e para onde o mundo caminha?
É muito importante entender o comportamento do consumidor. São pesquisas que mostram o que o consumidor come, veste, fala. É importante para a tomada de decisão não só de um veículo de imprensa ou uma agência de publicidade, mas de várias marcas.