A mente estratégica e visionária de um dos sócio-diretores da EBMQUINTTO Comunicação conta sua trajetória e perspectivas de mercado para 2022
A agência referência em pós-digital no Ceará trabalha sem fronteiras entre o ON e o OFF, seguindo as transformações do mercado publicitário e a evolução da indústria da comunicação, tudo para manter o pioneirismo em inovação de produtos e serviços e uso de Data Driven. Por trás dos incontestáveis resultados e excelente reputação da EBMQUINTTO, temos três fortes nomes que fazem criatividade e inteligência ganharem forma.
Um desses destaques é Paulo Victor Cavalcante, publicitário que empreende no segmento há 16 anos e acumula expertise em Atendimento e Marketing. O talento para a gestão é inato e foi aflorado ainda na universidade. Planejamento, análise de mercado e muita dedicação fizeram surgir uma sequência de experimentações de negócios até encontrar a fórmula da EBMQUINTTO.
Paulo Victor Cavalcante é sócio-diretor de uma das estruturas criativas mais respeitadas do Ceará, é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com especialização em Marketing pela mesma instituição. Iniciou a carreira com passagem pelo Marketing do Grupo Cidade de Comunicação. Fundou a Guapo Comunicação, que mais tarde se transformaria em Quintto Comunicação. Em 2009, lançou a Quintto Digital, agência web que em 2010 fundou o Barato Coletivo (site de compras coletivas), um verdadeiro case de sucesso. Em 2011, a Quintto Comunicação virou EBMQUINTTO Comunicação após a fusão com a tradicional agência EBM Novotempo. A trajetória inspira jovens criativos que desejam concretizar suas ideias em resultados.
Conheça um pouco mais sobre Paulo Victor em entrevista exclusiva para o Nosso Meio.
1- Em 2005 você voltou sua carreira para o próprio negócio, fundando a Guapo Comunicação. Em 2008, fundou a QUINTTO Comunicação. O que fez você dar essa virada de chave?
O projeto da Guapo Comunicação começou com o sonho de 3 amigos, ainda na faculdade, de empreender na nossa área. Assim como toda empresa, lutamos muito para conquistar nosso espaço no mercado. A fundação da Quintto Comunicação aconteceu na sequência, 3 anos depois, quando resolvemos unir forças com uma outra jovem agência do mercado, a T2M Comunicação, o que possibilitou o nosso primeiro grande salto no mercado. Foi assim que alcançamos contas e objetivos maiores que nos prepararam para o próximo grande salto: a fusão com a já tradicional EBM Novotempo. E foi o que aconteceu. Em 2011, mudamos o nome novamente e nos tornamos a EBMQUINTTO Comunicação. Todas essas mudanças me ajudaram a ser o profissional que sou hoje, sempre antenado, em busca de uma evolução constante, proporcional à responsabilidade que nossas grandes contas trazem.
2 – Fazendo uma autoavaliação, como o Paulo Victor contribuiu e ainda fomenta o mercado publicitário cearense?
Desde o início, eu enxergava o mercado como uma vitrine para mostrar o meu trabalho e os diferenciais da nossa agência, bem como um espaço de aprendizado que nos fizesse evoluir junto com o segmento. Tenho orgulho de dizer que muitas outras agências foram criadas por profissionais que passaram pelos 3 negócios que eu ajudei a fundar. Além disso, o maior orgulho de todos é receber o retorno de muitos clientes que nasceram, cresceram e evoluíram sob o meu atendimento. Inclusive, tenho clientes que estão comigo há 15 anos e o aprendizado e o crescimento são contínuos e mútuos até os dias atuais.
3 – Hoje, a EBM QUINTTO é uma das estruturas criativas mais respeitadas do mercado regional e única agência Data Driven do Ceará. Os dados impactam na estratégia criativa, mas como também impactam nas decisões da gestão de negócio e relação com os clientes?
Nós ensinamos aos nossos clientes que a análise de dados é primordial para o negócio deles e o sucesso de suas campanhas. Essa lição não poderia ser ignorada por nós também. Nosso departamento de Business Intelligence (B.I) não faz só os estudos e as análises para nossos clientes, como também alimenta a estrutura da EBMQUINTTO quanto às tendências do nosso mercado para continuarmos antecipando demandas e necessidades do setor. Esses estudos já nos apontaram algumas oportunidades de negócio que, em breve, implantaremos no nosso escopo de serviços, mas ainda é cedo para falar (risos).
4 – Na EBM QUINTTO você é responsável pela Diretoria de Atendimento. Todo o contato entre cliente e agência se dá por meio do profissional dessa área. Quais habilidades são fundamentais hoje para um bom atendimento? No que o Atendimento da EBMQUINTTO se destaca?
Costumo dizer para todos os profissionais, desde estagiários até os sêniores, que o atendimento precisa ter duas características essenciais: ser proativo e resolutivo. Já foi o tempo de que os clientes, sejam de grande ou pequeno porte, contratam uma agência somente pelo seu potencial criativo. Espera-se criatividade de qualquer agência, na realidade. Tenho como filosofia que todo cliente contrata uma agência para resolver seus problemas através da comunicação. Logo, um bom atendimento tem a proatividade de enxergar tais problemas, antes mesmo do cliente ter a capacidade de apresentar a solução. Buscamos sempre unir essas duas características no nosso atendimento ao cliente, aliando informação, estratégia e claro, campanhas criativas.
5 – Qual a análise que você faz do cenário da publicidade local e quais tendências prevê para 2022?
O mercado publicitário cearense possui grandes talentos e grandes agências, porém, vejo que estamos vivendo uma pequena crise institucional no nosso segmento.Grandes empresas e anunciantes locais estão migrando suas contas para outros Estados. No Ceará, temos plena capacidade de atender clientes de grande porte. Inclusive, enxergo oportunidade em Estados vizinhos e até mesmo em outras regiões do Brasil, mas para isso, precisamos nos posicionar melhor. É importante que estejamos atualizados com as tendências nacionais e as necessidades do mercado. Dentre essas necessidades, temos a capacidade de oferecer uma comunicação inteligente, criativa e aliada à dados. Para 2022, vislumbro que a “guerra” entre o offline e o online acabará, pois serão vistos como aliados no processo de comunicação e venda de produtos e serviços, afinal, tudo é comunicação, mas cada ferramenta tem seu objetivo, seja o reconhecimento de marca de uma mídia de massa, o engajamento de um nano influenciador, os leads de um cadastro online ou a relação pessoal de uma ação de PDV. Os dados estão aí para direcionar o caminho certo, basta usá-los ao nosso favor e descobrir quais dessas ferramentas são as mais interessantes para atingir o público desejado, alcançar resultados e, por fim, como gosto de dizer, resolver os problemas de nossos clientes.
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