Entrevistas

Entrevista com Pompeu Vasconcelos

Publicado em

04/02/2022 09h16

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Um engenheiro civil, por formação, que está fazendo história na comunicação cearense 

 

Com 17 anos de atuação à frente do Grupo IN de Comunicação, o engenheiro civil Pompeu Vasconcelos, enveredou pela área da comunicação e empreendeu com sucesso. Hoje se consagra como referência no Ceará. O início foi em 2005, quando a atual presidente do Grupo O Povo de Comunicação, Luciana Dummar, o convidou para inaugurar uma inovadora fase no jornalismo social cearense. 

 

Dessa forma, Pompeu Vasconcelos passou a assinar a coluna Balada Vip, no tradicional jornal comandado na época pelo seu saudoso amigo, o jornalista Demócrito Dummar. Pompeu aceitou o desafio e fundou o Portal IN,  iniciando assim uma ascendente e reconhecida trajetória na área de comunicação. Em 2021, ao lado de João Marcos Gomide, criou a 2Go IN, levando comunicação digital através da notícia, entretenimento, análise, debate, seminário.

 

Saiba mais sobre a trajetória de Pompeu Vasconcelos na comunicação cearense em entrevista exclusiva para o Nosso Meio.

 

NM: A decisão de investir no segmento de colunismo social e business foi visionária. Como você percebeu que esse seria o seu foco como comunicador? 

 

Pompeu Vasconcelos: Muito pelo contrário! Relutei um pouco em aceitar o convite do Jornal O Povo. Quebramos paradigmas, transformamos as maneiras de ser, de agir e de se comunicar do jornalismo social. Assim, rapidamente, fomos percebidos de forma diferenciada pelo mercado. O Portal IN, uma evolução do Balada IN, nossa startup de comunicação digital, nasceu em 2005, tendo como pilares a credibilidade, a solidez e as relações pessoais. 

 

NM: O Grupo é conhecido pelo Portal In, mas reúne também revistas segmentadas, como a In Connection e a Insider, plataforma 2Go in, redes sociais e cobertura de eventos assinadas. Como você concebe e estrutura esses produtos para seguir inovando o segmento?

 

Pompeu Vasconcelos: Cada braço do Grupo IN é fruto de pesquisas e muito planejamento. Nosso negócio é um aprendizado constante para acompanhar as novas gerações, a constante evolução do mercado e as  novas formas de viver e de se comunicar. Incluindo esse momento desafiador da pandemia da Covid-19, um período de grandes transformações no planeta e em nossas empresas. 

 

NM: O modelo de negócio que você desenvolveu é extremamente rentável e, desde o começo, focado no digital. Quais tendências de formatos e linguagens você aposta para o futuro da comunicação no ambiente online?

 

Pompeu Vasconcelos: Acredito cada vez mais na comunicação 360. O impresso tem um peso relevante em nosso faturamento, sendo a Revista IN CONNECTION, impressa,  o nosso produto mais desejado. Vivemos   a era da comunicação digital, o metaverso já é uma realidade, atraindo marcas e verbas bilionárias. Nada substituirá as pessoas, a credibilidade, a notoriedade, as relações pessoais forjadas durante gerações e o conteúdo de qualidade. É dentro dessa linha que planejamos crescer exponencialmente nos próximos anos.

 

NM: A palavra-chave que abre as portas do sucesso do Grupo In é relacionamento. Você conseguiu desenvolver uma marca pessoal forte, de credibilidade e extremamente respeitada. Qual a estratégia para fortalecer a reputação do seu negócio e a sua imagem profissional?

 

Pompeu Vasconcelos: Não existe estratégia! Esse relacionamento é fruto de qualidades que vêm de berço, herdadas dos meus pais, o médico Pompeu Vasconcelos e a escritora Fernanda Benevides. O que mantém uma marca forte são seus valores e deles não abrimos mão.

 

NM: Qual é o limite do publieditorial? Há algum tipo de conteúdo que você não compactua e se recusa a publicar? 

 

Pompeu Vasconcelos: Sem dúvida! O conteúdo publicitário é cada vez mais procurado por empresas, “famosos”, e profissionais liberais. O limite é o da ética e de nossa linha editorial.

 

NM: Você foi diretor de Comunicação no Centro Industrial do Ceará (CIC) por dois anos. Daí vem sua preferência por cobrir economia e negócios. Qual o onûs e o bônus de estar ao lado de figuras políticas e grandes empresários? 

 

Pompeu Vasconcelos: Pelo contrário! Fui convidado para assumir a comunicação do braço político da Fiec graças às minhas relações com políticos de diferentes colorações partidárias. Estar perto de amigos, sejam políticos, empresários, artistas ou profissionais liberais será sempre prazeroso para mim. Adoro gente!

 

NM: Você é um dos pioneiros no segmento de colunismo social e business. Sobre a concorrência, causa algum incômodo ou há uma boa relação com os demais veículos? 

 

Pompeu Vasconcelos: Tenho uma excelente relação com outros donos de veículos on-line e off-line. Sou ariano, determinado, adoro desafios. A concorrência me estimula. 

 

NM: Por fim, o que podemos esperar do Grupo In para os próximos anos, pensando em linha editorial, produtos e modelo de negócio?

 

Pompeu Vasconcelos: A curto prazo, o Grupo IN planeja consolidar sua penetração no Nordeste, para depois alçar voos mais altos. Estamos sempre abertos a parcerias e novos negócios em diferentes áreas de atuação.

 

Confira também: