Entrevistas

Entrevista com Samya Blum, Sócia-diretora da Blum Assessoria e Eventos

Por Redação

05/01/2021 08h00

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Publicitária, formada pela Universidade de Fortaleza, fundadora da Blum Assessoria e Eventos, atua na área de eventos como assessora e cerimonialista de eventos sociais desde de 2012, e há 4 anos, atua em destination wedding em Jericoacoara. Parceira de negócios e inspirada em ideias, a Blum também tem foco na gestão de mídias sociais, gerenciando contas de instagram de grande porte em Fortaleza.

 

 

1. Por quais razões você decidiu entrar no ramo de assessoria e eventos? Sempre teve interesse nessa área?

Sim. Sempre tive interesse nessa área e acredito muito no potencial dos eventos. Pois, se existe uma forma de conectar e envolver pessoas, é através dos eventos, além de proporcionar boas experiências.

 

2. Como publicitária e dentro do ramo de marketing no espaço virtual, quais são os desafios nesse meio para se destacar?

O grande desafio, é ser verdadeiro. Mostrar verdade através do que se escreve, do que se fala. Tentar transmitir através de imagens, sons e palavras o que você tem de melhor a oferecer ao seu cliente em potencial e as pessoas que admiram o seu trabalho.

As pessoas buscam conhecer melhor o que está sendo exposto, e através de uma comunicação cheia de verdade, emoção e informalidade é que se consegue se destacar. Conteúdos relevantes que possam conectar a sua marca com o cliente, também é um ponto-chave para se destacar no espaço virtual. Não basta só publicar, mas sim, que ela faça sentido, envolva o seu seguidor, o seu leitor.

 

3. Em um ano dominado pela pandemia do Covid-19 e o isolamento social, como você buscou gerenciar os cancelamentos? O recente decreto do governo voltou a proibir grandes eventos.

Em relação aos eventos, todos foram adiados para uma melhor data, e somente 01 evento foi cancelado, mas por motivos de força maior, infelizmente. Porém, em meio a pandemia, surgiram procura por orçamentos e demais solicitações para eventos de forma diferenciada, de porte menor e intimista. As pessoas não pararam de sonhar, e assim, buscaram uma melhor forma de realiza-los.

Quanto as mídias sociais, contornei os possíveis cancelamentos, com propostas de um orçamento menor, mas sem baixar a qualidade do serviço. Busquei propostas promocionais para novos clientes, que assim surgiram em meio a pandemia.

Em relação ao recente decreto do governo, não me afetou tanto, pois os eventos que já tínhamos adiados, buscamos colocar para datas que achamos que até lá, tudo possa a vir ser normalizado. Mas, quanto aos eventos de final de ano, o nosso setor infelizmente foi um dos maiores afetados, porém, estamos buscando formas de inovar e se sair diante das crises. Esperamos que aos poucos, possamos a voltar a fazer os pequenos eventos, de forma saudável e consciente. Para tudo há uma forma de fazer, basta usar a criatividade.

 

4. Você destaca o instagram como uma oportunidade de business. O que você acha interessante inserir em um planejamento estratégico de uma brand?

Definir onde se quer chegar, é o primeiro passo. A partir daí você consegue traçar um planejamento de ações. Estudar e estar atento na concorrência, e em inspirações que você traçou, também é um ponto fundamental para um bom planejamento estratégico.

Firmar compromisso com as suas ações e manter uma constância delas faz você chegar mais rápido no seu objetivo.

E sim, o Instagram é uma boa oportunidade de business. E o grande desafio está em saber usa-ló de forma correta e assertiva.

 

5. As redes sociais tem sido o contato primário de do público com o produto. Quais inovações nesse espaço podem ser trabalhadas pelos empreendedores?

Defendo muito o ponto de: “por que devo consumir esse produto?” A partir de então, a comunicação do produto tem que ser clara e objetiva, envolvendo o cliente para o processo de compra, através de uma boa imagem, e palavras que o façam desejar ter aquele produto, e destaco, conecta-ló com esse processo, é o mais importante. Não tem como falar que isso é uma inovação, pois desde sempre, o processo de compra se dá dessa forma, basta usar a criatividade para se destacar.

 

6. Qual a melhor forma de criar uma boa comunicação com um potencial cliente?

As redes sociais sobrevivem de engajamento. É preciso haver troca, uma pergunta, uma resposta! Assim, se faz necessário, uma boa publicação para fazer o seu público ser motivado a perguntar, a comentar e a compartilhar o seu produto/serviço.

E como devo fazer isso? É preciso investir em uma boa equipe que entenda do seu negócio, e principalmente a de venda online, disposta a conversar e tratar aquele diálogo que começou de forma fria, em um que envolva o cliente, trazendo ele para mais perto de você.

As pessoas querem atenção, estão carentes de diálogo, é preciso ouvir o seu público e falar a linguagem deles. Uma simples pergunta como: Quanto custa ? E a forma como sua equipe responde, pode se transformar em outras possíveis compras, fidelização de um cliente, feedback positivo para a empresa e uma série de outros fatores que irão agregar.

Publicar uma série de fotos com preços do seu produto, é usar o Instagram de forma inadequada.

 

7. Com o ano de 2020 chegando ao fim, qual balanço você poderia fazer de um ano considerado como difícil para muitos empresários? Houveram aprendizados?

Sim. Muitos aprendizados! E o mais importante deles foi o de se reinventar. A criatividade foi o ponto-chave para as diversas formas que presenciamos das empresas se reinventando. E acredito que tudo que mudou, se implementou, vai perdurar por bastante tempo. Se refletirmos, podemos perceber que tudo veio para melhorar, agregar, mesmo que agora, neste momento não conseguimos enxergar bem essas tais melhorias, que menciono, mas sim, todo aprendizado, vem para melhorar.

Estávamos em um ciclo vicioso, e cedo ou tarde iria ser preciso grandes mudanças. Acredito muito que nada é por acaso, e que em meios aos negócios, devemos sempre buscar ver os dois lados da situação e tirar o melhor dela.