Sócia-diretora da Sete MKT, Tarsylla Vasconcelos iniciou sua trajetória profissional no marketing da Viva Imóveis, quando o mercado de Fortaleza ainda falava pouco sobre marketing. Em seguida, estagiou na produção da TV Diário.
“Lá, me apaixonei pelo mundo do entretenimento. Fui produtora dos mais diversos programas, passando pelo Programa Ênio Carlos, João Inácio Show, Sábado Alegre, Show do Tony Nunes, Manias de Você. Também fui roteirista do programa infantil Algodão Doce e diretora dos especiais Encanta Nordeste”, lembra.
A profissional também teve uma trajetória muito marcante na TV Jangadeiro, foi diretora do Programa Gente na TV e, depois de um tempo, se tornou coordenadora de programação e foi diretora de especiais como o Tribuna de Honra, com Espedito Seleiro. Tarsylla também fez parte da implantação da plataforma de entretenimento, Todo Mundo Ama.
“Meu amor pela escrita me fez escolher o jornalismo”, revela.
Enquanto trabalhou na Jangadeiro, fez graduação em MKT. Paralelo a isso, trabalhava como assessora de imprensa em eventos como Ceará Music, dirigiu transmissões do Fortal para NordesTV e TV Jangadeiro. Ela conta que também fez seleção, teste e produção de elenco e produção das gravações locais da novela As Aventuras de Poliana, do SBT.
“O caminho do sucesso pede por doses diárias de paixão pelo trabalho. Nenhum trabalho consegue ter 100% de sucesso se não houver paixão e tesão pelo que se faz”, expõe.
Confira mais detalhes da trajetória profissional e traços da vida pessoal de Tarsylla Vasconcelos na entrevista exclusiva ao Nosso Meio.
Eline Germano e Tarsylla Vasconcelos, sócias-diretoras da Agência Sete MKT
NM: Como surgiu a oportunidade de sociedade na agência Sete MKT?
Tarsylla Vasconcelos: A agência Sete MKT existe desde 2019 e foi fundada por minha sócia, Eline Germano. Nossa trajetória começou lá atrás, quando éramos produtoras da TV Diário. Eline migrou para o mercado de MKT digital em 2017 e eu segui dando outros passos no meio televisivo como coordenadora de programação do Sistema Jangadeiro. Em 2021, resolvi mergulhar no mercado digital e me tornei sócia da Sete.
NM: O que você traz de aprendizado com sua experiência profissional anterior?
Tarsylla Vasconcelos: Olha, eu trago MUITO APRENDIZADO da Jangadeiro. Eu trabalhei com muita gente boa, conheci profissionais incríveis. Eu conheci todos os representantes das afiliadas do SBT do Brasil e convivi com os desafios diários tanto da rede (SP) como de cada estado. Mergulhei realmente no mundo da televisão e aprendi muito sobre programação e entretenimento. Vivi uma pandemia lá né?! Então, em 24 horas tivemos que tirar tudo do ar e nos reinventar sem saber como seria o dia seguinte. A experiência que ganhei e os laços que criei no Sistema Jangadeiro realmente mudaram minha vida profissional. Eu vivi muitos momentos diferentes na Jangadeiro. Vivi uma pandemia que nos fez tirar todos os programas da grade da noite pro dia. Tivemos que nos reinventar para manter a TV no ar.
NM: Como você avalia o constante processo de aprendizado de um profissional?
Tarsylla Vasconcelos: Aprender é um processo constante da vida né?! O tempo todo estamos sendo bombardeados de informação. Quem acha que não tem mais o que aprender só pode estar errado.
NM: Você está realizando algum curso, especialização ou pretende?
Tarsylla Vasconcelos: Atualmente, não. Fui mãe ano passado, meu bebê tem 10 meses e conciliar tudo a maternidade com essa transição na carreira ainda é uma loucura. Mas pretendo sim. Os últimos cursos todos foram na área de marketing digital e ainda existem outros na fila de espera.
NM: Como você se vê pessoal e profissionalmente nos próximos anos?
Tarsylla Vasconcelos: Ah, eu me vejo mais madura, mais experiente e com a Sete MKT mais estruturada e bem posicionada no mercado.
NM: Qual aprendizado de vida você pratica no seu dia a dia?
Tarsylla Vasconcelos: Por onde você for, dê o seu melhor! E faça isso por você, independente de quem vai receber… dar o melhor da gente só faz bem pra nós mesmos.
NM: Qual a sua referência profissional?
Tarsylla Vasconcelos: Tenho muitas referências, principalmente no que diz respeito à comunicação. Não posso deixar de citar Silvio Santos, William Bonner, Boni, Boninho. No marketing, vou de Ana Couto, Roberto Medina e Martha Gabriel.
NM: Quais seriam suas outras opções de profissão?
Tarsylla Vasconcelos: Eu não tenho outras opções. Eu amo o que faço. Independente de ser no jornalismo, no entretenimento ou no marketing, eu realmente nasci pra trabalhar com comunicação.
NM: Como você avalia o mercado de trabalho atualmente?
Tarsylla Vasconcelos: Eu sempre digo que com criatividade e um celular na mão todo mundo pode criar conteúdo. Mas marketing digital não é somente postar, não é somente criar conteúdo. Tem muito mais a ver com estratégia e requer muito estudo. Avalio o mercado com bons olhos, acho que temos muito pra crescer ainda aqui no Ceará, apesar de ter muita gente fazendo “posts de instagram” e chamando de marketing digital. Para crescer na internet, para aumentar venda, para gerar autoridade no digital é preciso ter uma estratégia bem definida. No mercado de hoje tem muita gente fazendo “arte”.
NM: Quais dicas você dá para quem está insatisfeito com a profissão ou fora do mercado?
Tarsylla Vasconcelos: Minha dica sempre é: escute seu coração e trabalhe com o que te faz brilhar os olhos.
Confira também:
Entrevista com Mônika Vieira, jornalista e idealizadora da Inspira! Comunicação
Entrevista com Gabriel Bontempo, novo Gerente de Marketing e e-Commerce na Freitas Varejo
Érika Manhães assume a Gerência de Marketing do Centro Fashion Fortaleza