Natural de Maceió, Douglas é advogado e especialista em Comunicação Pública. Está em Brasília há 10 anos, onde construiu uma trajetória que começou nos bastidores da política e passou por grandes veículos e instituições públicas. Atuou na Câmara dos Deputados, chefiou a Publicidade do Governo do Distrito Federal e foi diretor comercial do portal Metrópoles. Há um ano como Head Comercial da Record Brasília, acaba de assumir a Diretoria Comercial e de Marketing da emissora. Com escuta ativa, coragem para decidir e visão estratégica, representa uma nova geração de líderes que conecta marcas, conteúdo e audiência com autenticidade.
NOSSO MEIO | Você iniciou sua carreira na Câmara dos Deputados e passou por importantes cargos no Governo do Distrito Federal e no portal Metrópoles. Como essas experiências moldaram sua abordagem estratégica no setor de comunicação?
Douglas Lopes: Ter iniciado minha trajetória no ambiente político me ensinou a ouvir. Depois que saí da Câmara dos Deputados, cheguei ao GDF sob o comando do Welington Moraes, que estava em sua sexta vez como secretário de Comunicação do DF, e, com sua experiência, me mostrou como a comunicação pública pode transformar realidades quando é feita com propósito. Já no Metrópoles, tive grandes referências, como a Lilian Tahan, sobre como tomar decisões com coragem. Essas experiências me trouxeram até aqui, e aprendi que no fim das contas ter uma escuta ativa, bom timing e coragem para decidir fazem uma comunicação mais eficaz.
NOSSO MEIO | Com sua formação em Direito e especialização em Comunicação Pública, como você vê a interseção entre o setor público e privado na comunicação?
Douglas Lopes: Uma junção estratégica e necessária. Especialmente em tempos em que a credibilidade da informação é tão desafiada. Quando o setor público e o privado se unem com responsabilidade, podem potencializar campanhas de interesse coletivo com mais assertividade e maior cobertura. Nosso mercado é um dos mais auditados e transparentes do setor público, inclusive pelos próprios players privados que participam desse meio.
NOSSO MEIO | Você assumiu a Diretoria Comercial e de Marketing da Record Brasília com o compromisso de manter a emissora como referência em audiência e negócios. Quais são suas principais estratégias para alcançar esse objetivo?
Douglas Lopes: É importante lembrar que meus dois antecessores foram os dois melhores Diretores Comerciais do mercado de Brasília, um hoje é o nosso VP Comercial, Alarico Naves, e o Ronnie Bragança, que foi para um mercado muito estratégico para o grupo, o Rio de Janeiro. É como se eu estivesse pegando uma seleção para treinar depois de ela ter sido campeã do mundo nas duas últimas Copas do Mundo. Minha estratégia vai ser continuar fazendo o que a Record é especialista: gente e resultado. Temos um modelo comercial baseado em performance e relevância regional. Investimos em inteligência de mercado, temos excelente relacionamento com agências e clientes, e falamos a língua e o sotaque do povo brasileiro.
NOSSO MEIO | Como você enxerga o papel da mídia tradicional, como a televisão, em um cenário cada vez mais digital e multiplataforma?
Douglas Lopes: É importante sempre lembrar que 90% de 1 milhão de pessoas continua sendo um número muito menor que 20% de 50 milhões. A TV vem se reinventando, e segue sendo protagonista das massas. É capaz de construir relevância em grande escala, com profundidade e credibilidade.
Falando de Record, é a maior produtora de conteúdo regional do país. E isso não é pouca coisa. São mais de 12h de jornalismo, sendo 7h30 de jornalismo local. Falamos com milhões de pessoas todos os dias, com credibilidade e conexão.
O digital faz parte do ecossistema da Record, só no R7 temos 80 milhões de usuários únicos por mês, e 15 milhões de downloads do nosso streaming, que é o Record Plus. É um novo público para consumir muitas vezes o mesmo conteúdo. A gente tem investido cada vez mais nos pontos de contato com o ambiente digital. Mas quem quer impacto de massa sabe que a TV continua sendo o grande palco.
NOSSO MEIO | Após um ano como head comercial da Record Brasília, quais foram os maiores aprendizados que você levará para sua nova função como diretor?
Douglas Lopes: O primeiro aprendizado é que ter em casa um time comercial sênior como a da Record faz diferença, uma equipe respeitada no mercado, que entende do produto. Quando o Luciano Ribeiro Tonon (nosso Diretor Executivo) me chamou para vir para a Record, ele falou que fazia muita questão de manter na empresa um ambiente saudável para trabalhar e para fazer negócios, cheguei, e comprovei que aquilo que ele havia me dito é real. Aqui as pessoas investem e sabem que daremos o nosso melhor para fazer valer cada centavo de investimento, retornando a confiança que tiveram em nós. Ouvir, valorizar e reconhecer são verbos tão importantes quanto vender. Esse é outro aprendizado que levarei sempre comigo. Levo também a convicção de que a Record tem um papel essencial no dia a dia do povo brasileiro. Estamos apenas começando.