Nos últimos anos, a mídia Out of Home (OOH) tem se consolidado como uma das mais estratégicas para as marcas que desejam fortalecer sua reputação e gerar conexão genuína com o público. No metrô de Salvador, um dos principais corredores urbanos da capital baiana, 97% dos passageiros afirmam gostar da publicidade no ambiente, e 93% estão dispostos a interagir com os anúncios, segundo um estudo realizado pela JCDecaux em parceria com a Offerwise.
Nesta entrevista, Ana Célia Biondi, CEO da JCDecaux, compartilha sua visão sobre o impacto do OOH na construção de marcas, revela tendências para o setor e detalha como a inteligência de dados tem impulsionado a publicidade nos espaços urbanos, transformando-os em oportunidades valiosas para anunciantes e consumidores.
NOSSO MEIO | O estudo realizado em parceria com Offerwise revelou que 97% dos passageiros afirmam gostar de ver publicidade no ambiente e 93% declararam que estão dispostos a interagir com as ações publicitárias. Quais fatores tornam a mídia OOH no metrô de Salvador tão impactante na construção da reputação das marcas?
Existem alguns fatores que impulsionam o uso do metrô como um canal estratégico e essencial para as marcas:
1. O principal motivo apontado pelos entrevistados para usar o metrô é para “ir e voltar do trabalho”, ou seja, a maior parte da audiência é de pessoas economicamente ativas e com poder aquisitivo (mais precisamente, 89% dos entrevistados fazem parte desse grupo).
2. Mais da metade dos passageiros utiliza o metrô de 4 a 7 vezes por semana: oportunidade de fortalecer o impacto, cobertura, frequência e lembrança de marca para os anunciantes.
3. 83% dos entrevistados declaram que também utilizam as estações do metrô como referência para “ponto de encontro”. Ou seja, é um local de fácil acesso, localização estratégica e de grande movimentação – o metrô tem um fluxo diário de 800 mil passageiros.
4. A pesquisa revelou outro aspecto considerável: 7 em cada 10 pessoas dizem que prestam atenção em todas ou na maior parte das propagandas no metrô.
5. 61% dos passageiros permanecem entre 16 e 46 minutos no metrô em cada viagem que fazem.
Investir em publicidade no metrô significa fortalecer o nível de relacionamento e percepção entre as marcas e a audiência, potencializar as oportunidades de vendas e ampliar os resultados das campanhas. E há muitas oportunidades além da veiculação de mídia: projetos especiais, ativações, experiências de marca, distribuição de brindes, adesivações, dominações, eventos…existem realmente muitas possibilidades.
NOSSO MEIO | Com base nos dados da pesquisa, 66% são mulheres, 34% são homens, média de 36 anos, as classes predominantes são B e C e a maioria com ensino superior completo. Como a JCDecaux recomenda que as marcas aproveitem a exposição para fortalecer sua credibilidade e diferenciação no mercado?
A pesquisa foi realizada justamente para podermos mapear com mais detalhes e precisão quais são os hábitos de consumo dos passageiros do Metrô de Salvador, os temas de interesse e o que eles realmente gostam de fazer no dia a dia. Ou seja, conseguimos entender qual o cenário de uma cidade tão importante e maravilhosa como Salvador, que abriu as portas para a JCDecaux no Brasil há mais de 26 anos.
Dessa forma, conseguimos prestar um papel de consultoria para as agências e os nossos clientes, com insumos, métricas, pesquisas e dados que representam a realidade dos baianos e dos passageiros do Metrô de Salvador.
Assim, as campanhas realizadas com base nessas características específicas do público do Metrô de Salvador tornam-se muito mais relevantes, contextualizadas, dinâmicas e personalizadas para a audiência, gerando oportunidades exclusivas para as marcas, já que o público presta muita atenção e gosta de interagir com a publicidade no metrô.
NOSSO MEIO | O estudo aponta que os temas de maior interesse entre os passageiros são: Saúde, Educação, Música, Entretenimento, Alimentação. Como esses insights podem ser usados pelas marcas para criarem campanhas mais eficazes e alinhadas ao público?
Os insights permitem que as campanhas estejam realmente alinhadas aos interesses e aos hábitos de consumo dos passageiros, ampliando o retorno sobre os investimentos, engajando a audiência e tornando a comunicação muito mais estratégica.
Isso agrega mais valor às marcas porque o passageiro passa a reconhecer que os anunciantes entendem a sua rotina e as suas necessidades de consumo, as marcas tornam-se parceiras e integradas ao contexto de vida da audiência, gerando uma conexão emocional com os passageiros e fidelizando o público-alvo dos anunciantes.
NOSSO MEIO | A pesquisa revelou que 60% relataram maior engajamento quando observam anúncios de promoções, ofertas e descontos, 56% quando o tema é filmes e séries e 53% apreciam novidades em produtos e serviços. Como a JCDecaux tem trabalhado para alinhar suas soluções OOH e ajudar as marcas a reforçarem seu posicionamento?
O Metrô de Salvador oferece uma combinação perfeita para as marcas: grande fluxo de passageiros, audiência engajada com a publicidade e pessoas dispostas a consumir e interagir com os anúncios:
- 98% lembram de ter visto propagandas nas telas internas/TVs dos trens;
- 97% declaram ter notado algum tipo de mídia/propaganda nas plataformas e mezaninos;
- 88% dizem que as propagandas nos trens e nas estações são bem posicionadas e visíveis;
- 86% concordam que as propagandas chamam a atenção positivamente;
- 75% afirmam buscar mais informações sobre produtos ou serviços anunciados no metrô;
- 72% dizem que já comentaram com amigos e familiares sobre os serviços ou produtos anunciados;
- 9 em cada 10 pessoas dizem que o Icônico da Lapa é visualmente impactante.
Então, o conteúdo pode ser personalizado para cada momento específico da jornada dos passageiros dentro do Metrô e das estações, e em diversos tipos de formatos publicitários. Oferecemos soluções que envolvem o uso da inteligência de dados, novas tecnologias, compra programática e análise criativa para melhorar a experiência dos passageiros e impulsionar os resultados das campanhas.
NOSSO MEIO | A digitalização da mídia OOH tem permitido campanhas mais dinâmicas e interativas. Quais as tendências e inovações que a JCDecaux prevê para os próximos anos no Brasil, especialmente no contexto do metrô, para ampliar o impacto das marcas na construção de reputação?
Acho alguns pontos bem importantes e que serão tendência para os próximos anos, potencializando o conceito de cidades inteligentes, acolhedoras e funcionais:
O OOH como Plataforma de Serviços para a População: teremos cada vez mais campanhas e informações que beneficiam o dia a dia da audiência, principalmente no metrô – ofertas personalizadas, disponibilidade de produtos, geolocalização e informações sobre estabelecimentos próximos à cada estação, o que resulta em experiências realmente personalizadas. D
Digitalização: esse processo será constante e contínuo, permitindo a modernização dos inventários e a inovação, mas não podemos esquecer do papel diferenciado e importante que a publicidade estática vai continuar desempenhando no futuro – oferece exposição prolongada e exclusiva para os anunciantes em determinados pontos.
Programática, tecnologia, novos produtos e inteligência de dados: a combinação desses fatores vai permitir a veiculação de campanhas cada vez mais contextualizadas, dinâmicas e adequadas para cada um dos momentos da jornada da audiência no metrô – ajustes em tempo real, criativos personalizados por ambiente, análise da eficiência das campanhas, taxa de conversão de vendas e integração com outros meios, como internet e mobile. As métricas e a mensuração serão a regra para o nosso meio.
Protagonismo do OOH: teremos mais campanhas genuínas, criadas especialmente para Out of Home.
ESG e Sustentabilidade: continuaremos a expandir nossas iniciativas de sustentabilidade e governança, referência para o mercado de OOH, incorporando tecnologias de baixo consumo energético, energia renovável, reuso de materiais, redução das emissões de CO2, utilização de produtos biodegradáveis e reciclagem. Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à responsabilidade ambiental das marcas.
Regulação do Setor: ter um mercado organizado e controlado gera diversos benefícios para as cidades e seus habitantes: impulsiona a arrecadação pública, a oferta de serviços, os conteúdos ganham mais credibilidade e o ambiente urbano se desenvolve de forma ordenada e eficiente.