Mercado

Escola do Livro Cearense nasce para impulsionar o mercado literário local

Por Redação

26/09/2025 09h15

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Iniciativa da Câmara Cearense do Livro pretende capacitar os profissionais que compõem o segmento editorial do estado por meio de cursos, oficinas e seminários

A Câmara Cearense do Livro lançou ontem (25), em live transmitida no canal da Editora Caminhar no YouTube, um novo projeto para impulsionar o mercado literário local, por meio da capacitação dos profissionais que o compõem. A Escola do Livro Cearense propõe atividades formativas nas áreas de livro, leitura e biblioteca e o reconhecimento do trabalho de escritores, poetas, ilustradores e designers.

Para atingir seus objetivos, a ação oferecerá cursos, oficinas e seminários a partir do próximo mês. A primeira atividade ocorrerá no dia 23 de outubro, às 18h, no Centro Cultural Belchior, onde será realizada a Conferência Magna de Abertura com o Prof. José Eustáquio Romão (SP). O seminário abordará a importância da descentralização do mercado de livros no Brasil.

“O projeto da Escola do Livro Cearense constitui-se também de um espaço apropriado para a formação dos profissionais que atuam no setor da literatura e que trabalham com o livro, a leitura e a literatura. Queremos promover a produção, divulgação e venda do livro enquanto produto tanto nas editoras quanto no e-commerce, e que isso se compreenda em uma ação estratégica de manifestação e formação educativa e cultural, incentivando o público para a descoberta do conhecimento e da leitura do mundo”, declara Casemiro Campos, professor, escritor, editor e presidente da Câmara Cearense do Livro.

A Escola do Livro Cearense conta com o apoio do Centro Cultural Belchior, do Instituto Iracema, da Secretaria da Cultura de Fortaleza, da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará. O projeto é realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.