Artigos

ESG na Logística: como integrar os pilares ao processo?

Por Artigo de Opinião - autor

24/01/2023 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

Conceito muito abordado no mundo corporativo, o ESG abrange práticas ambientais, sociais e de governança. O ambiental está relacionado à sustentabilidade e redução de impactos no meio ambiente, já o social refere-se a processos da empresa como segurança no trabalho e diversidade. Por sua vez, a governança aborda etapas de administração focadas em transparência e ética. Durante a pandemia de COVID-19, as empresas e consumidores passaram a se importar ainda mais com a sigla e com mudanças na cadeia de consumo. Consequentemente, o conceito foi trazido também para as operações logísticas.

 

A otimização de rotas, por exemplo, pode auxiliar na redução da pegada de carbono já que garante maior aproveitamento de recursos. Com ela, é possível diminuir o número de veículos nas ruas, reduzir a quilometragem percorrida e maximizar a taxa de ocupação dos veículos, por exemplo.  Além disso, o investimento na digitalização do setor não apenas contribui para a redução de impactos ambientais, mas também reduz os altos custos com processos manuais e proporciona uma maior satisfação dos clientes.

 

Percebemos que, cada vez mais, as empresas bem sucedidas dedicam muito tempo e recursos para otimizar os processos logísticos por meio de tecnologias inovadoras e eficientes. A tendência é que esse investimento cresça ainda mais.

 

No social, o ESG aplicado à logística envolve cuidado com as pessoas, isto é, aos deveres das empresas com os envolvidos em toda a cadeia. É essencial a aplicação de tecnologia no controle da jornada laboral do motorista, na transparência de todas as etapas para o cliente e no que diz respeito à utilização da nuvem para controle de informações da forma mais segura possível. Nesse sentido, falar de segurança e controle interno já envolve o pilar de governança, uma vez que é primordial garantir transparência, ética e responsabilidade nas empresas tanto internamente quanto com seus clientes.

 

Caio Reina

CEO e fundador da RoutEasy, startup que oferece soluções logísticas para e-commerces, transportadoras, indústria e varejo envolvendo otimização, gestão e orquestração.