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“Estamos entrando na era do comércio conversational”, afirma Guilherme Horn, head do WhatsApp no Brasil

Por Redação

28/10/2022 09h00

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Para seguir com pioneirismo no país, a RD Station anunciou uma parceria inédita com a Meta no intuito de profissionalizar a conversation service no portfólio. Juntos, WhatsApp Brasil e RD Station lançam três novos serviços na abertura do RD Summit 2022

Durante a pandemia, o WhatsApp teve um papel fundamental para que muitas pequenas e médias empresas pudessem continuar funcionando, apesar das restrições para conter a disseminação da Covid-19. O uso espontâneo e até improvisado que muitos empreendedores deram ao aplicativo de bate-papo tornou-se uma das áreas de negócios mais promissoras da Meta, empresa que também é dona do Instagram e do Facebook. “O ‘Clique para o WhatsApp’ é o formato de anúncio que mais cresce na Meta, afirma Guilherme Horn, head no Brasil do WhatsApp, subsidiária da Meta, dona também do Instagram e Facebook. A afirmação foi feita por Horn nesta quarta-feira (26), durante o RD Summit, maior evento de inovação, marketing e vendas digitais da América Latina, promovido pela RD Station há 10 anos.

Durante o evento, as duas empresas anunciaram uma parceria, que permitirá que a RD passe a desenvolver e integrar funcionalidades do WhatsApp em seus produtos, como o RD Station Marketing. “Hoje, quem escolhe o canal de atendimento é o cliente, e as empresas têm de estar preparadas para atendê-lo, de preferência, 24 horas por dia”, afirma Eric Santos, CEO da RD Station.

Segundo o executivo do WhatsApp, a facilidade de comunicação experimentada pelas pessoas ao redor do mundo com os aplicativos de mensagens criou um desejo e uma expectativa no consumidor de ser atendido em tempo real. Uma pesquisa realizada pela Kantar, em abril deste ano, revelou que 82% dos consumidores querem ter a opção de se comunicar com uma empresa por meio de mensagem e 70% enviam mensagens para empresas ao menos uma vez por semana. O levantamento mostrou, ainda, que 60% dos entrevistados afirmaram que preferem fazer compras por mensagem do que ir a uma loja. “Estamos entrando na era do comércio conversational, do comércio por mensagens”, disse Horn.

O brasileiro aderiu ao WhatsApp como em nenhum outro país do mundo. Mais de 90% das pessoas que acessam a internet utilizam o aplicativo. Trata-se do país com a maior adesão do mundo, em proporção aos usuários da rede. Em números absolutos, só fica atrás da Índia. Ocorre que o app, que era apenas usado para bate-papo pessoal, vem se tornando uma ferramenta de marketing e vendas cada vez mais poderosa. Uma pesquisa interna, realizada com 40 mil empresas da base de clientes da RD Station, mostrou que entre os clientes que utilizam WhatsApp, as conversões cresceram quase 70% e os fechamentos de vendas aumentaram 40%, na comparação de 2021 para 2022.

Do lado da empresa, a utilização de ferramentas de mensagens para atendimento pode aumentar a produtividade. Enquanto um agente de atendimento fala com uma única pessoa por telefone, consegue atender até oito clientes por um sistema de mensagens. De acordo com o executivo do WhatsApp, as empresas devem tomar alguns cuidados para não transformar um aplicativo amado em odiado. As mensagens devem ser usadas com moderação. “Peça permissão para mandar mensagens ao seu cliente”, recomenda Horn. Fazer spam no WhatsApp é um erro fatal. A empresa deve evitar mensagens frequentes e só deve enviar mensagens personalizadas e úteis.

 

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