Grupo de alunos de Crateús desenvolveu um sistema solar de purificação da água e está entre os finalistas do Solve For Tomorrow
Um grupo de alunos de Crateús, no Ceará, desenvolveu um sistema solar de purificação de água e estão concorrendo no Solve For Tomorrow, que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções para a sociedade local, com experimentação científica e/ou tecnológica, por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O programa conta com coordenação geral do Cenpec.
A ideia surgiu em uma aula de química ambiental, na qual os quatro alunos observaram uma grande quantidade de água nos poços da zona rural e também no seu campus de estudo. Essa água, porém, não pode ser utilizada por seu alto grau de salinidade e, pensando nisso, os estudantes desenvolveram o projeto com o objetivo de usar a radiação solar para conseguir aproveitá-la melhor. Apesar de ter começado com um protótipo pequeno, o sistema apresentou resultados favoráveis e já está em processo de ampliação.
“O projeto funciona por meio dos processos de evaporação e condensação da água com uso da radiação solar. A água salinizada é colocada em um tanque de aquecimento coberto por vidro, que permite a entrada da radiação solar e aquecimento contínuo do sistema. Após algumas horas, essa água evapora, mas os sais permanecem no compartimento inicial. Em seguida, o vapor de água passa por um sistema de resfriamento e volta ao estado líquido, mas agora sem os sais”, explica o professor de química e orientador do grupo, Raimundo Nonato Lima Junior.
Atualmente, o sistema trata mais de um litro de água por dia, mas está em processo de ampliação para chegar aos dois litros. Além disso, a equipe está trabalhando na construção de uma estação de monitoramento para análise da salinidade da água. Dessa forma, o sistema será capaz de informar se ela está adequada para consumo humano.
“Os projetos participantes do Solve For Tomorrow têm sido um exemplo do poder transformador da educação. Ao trazer os aprendizados práticos para desafios reais, os alunos de Crateús desenvolveram uma solução inteligente e inovadora para tratar um problema de saneamento básico, que é a falta de acesso a água tratada. Melhorar as oportunidades de ensino e a qualidade de vida das pessoas é um dos principais objetivos que temos com a iniciativa e acreditamos que estamos no caminho certo”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
“Nesse momento, o projeto ‘Sistema solar de purificação de água’ já está em fase de ampliação, após passar por todo o processo de identificação de problema, prototipagem e teste. Desafiar os estudantes a identificar problemas na comunidade e convidá-los a se debruçar sobre propostas de soluções, com tecnologias acessíveis, fortalece o ensino, a pesquisa e o aprendizado. Além disso, o tema escolhido pelos estudantes é extremamente relevante frente à crise hídrica que o país vem enfrentando. Todo esse processo formativo é fundamental na metodologia do Prêmio, e acontece durante todo o período de participação dos professores (as) e alunos (as) na iniciativa”, afirma Caroline Marques, técnica de programas e projetos do Cenpec.
“Participar do Solve for Tomorrow é muito estimulante para os alunos. Eles viram que é possível produzir trabalhos relevantes e atingir bons resultados mesmo distante dos grandes centros de pesquisa. O Prêmio também tem sido um atrativo para os demais estudantes. Temos cada vez mais alunos interessados em participar das próximas edições. A longo prazo, isso traz grandes benefícios para o curso, para a cidade, para os estudantes e para a educação em geral”, completa o professor.
Seguindo o cronograma, as equipes finalistas seguem em mentorias técnicas on-line até 8 de novembro. Serão três vencedores pelo Júri Popular, com votação aberta entre 12 e 17 de novembro, e outros três vencedores nacionais, que serão definidos por avaliação da comissão julgadora também no dia 17. O anúncio dos vencedores acontece no dia seguinte, em 18 de novembro.
Solve For Tomorrow
Programa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, está no Brasil desde 2014, envolvendo mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Mesmo ocorrendo de forma totalmente remota pelo segundo ano consecutivo, a 8ª edição do programa registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020.
O programa busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação e conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).