Impresso

Academia: Estudantes cearenses são premiados em encontro nacional de comunicação

Por Redação

02/06/2022 13h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) comemoram a participação no Intercom Nacional 2022

 

Os estudantes dos cursos de comunicação do Ceará celebraram as conquistas no 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional 2022), maior e principal congresso de comunicação do país. O evento foi organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre os dias de 5 a 9 de setembro de 2022, na cidade de João Pessoa (PB), com o tema “Ciências da Comunicação contra a Desinformação”.

 

Em destaque, a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) comemoram a participação. Pela UNIFOR, foram 11 trabalhos selecionados para participar da premiação na etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Desses, 3 foram vencedores, entre os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Por sua vez, a UFC concorreu em 5 categorias, das quais conquistou 3 prêmios pelo curso de Jornalismo.

 

“Todo o processo de criação dessa campanha foi muito especial. Trabalhar com um tema tão relevante que é o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes em Fortaleza, e a visibilidade de apresentá-lo na maior competição acadêmica de comunicação do Brasil significou muito pra gente. Atrelar causas sociais à publicidade nos mostra como podemos ser instrumento positivo de mudança na sociedade”, conta Camilla Lima Ferreira, estudante da UNIFOR que foi líder do trabalho Sonhos em Cores, vencedor na categoria Campanha Publicitária, ao lado da estudante Natália Sá.

 

Nathally Kimberly, aluna da UFC que foi líder do Essenciais Podcast, trabalho vencedor na categoria de Produção Laboratorial em Áudio, compartilha: “Nossa maior satisfação com esse trabalho é justamente possibilitar que mais pessoas possam ouvir e se sensibilizar com os relatos dos trabalhadores que arriscaram suas vidas durante a maior crise sanitária da história. O reconhecimento pela qualidade do material é um bônus que nos emociona ao mostrar a força do jornalismo acadêmico cearense que resistiu em tempos tão difíceis”, conta.

 

Alunos vencedores no INTERCOM Nacional 2022 na UNIFOR

Campanha publicitária

Título: Sonhos em cores 

Alunos: Camilla Lima Ferreira Rodrigues e Natália Sá

 

Produção publicitária audiovisual para TV e cinema 

Título: Cadastre-se; Vacine-se; Celebre.

Alunos: Arthur Fontenelle Mota, Ranata Saunders, Lucas Plutarco e Clara de Carvalho

 

Fotografia publicitária

Título: Pequenas decisões acabam com grandes momentos.

Alunos: Ranata Saunders, Clara de Carvalho, Lucas Plutarcho, Arthur Mota e Bruna Machado

 

Alunos vencedores no INTERCOM Nacional 2022 na UFC

Produção laboratorial em áudio (avulso ou conjunto/série)

Título: Essenciais (podcast)

Alunos: Nathally Kimberly dos Santos Silva, Miguel Rodrigues de Araújo, Davi Holanda Lima, Maria Clara Gantois Goes Franco, Ana Clarice do Nascimento e José William Barros Monteiro Filho

 

Vinheta (avulso ou seriado)

Título: Vinheta Alembra

Alunos: Maria Daiana Almeida dos Santos e Antonio Leonardo de Sousa Reis

 

Comunicação e inovação (avulso)

Título: Alembrar – narrativas de memórias do interior do Ceará

Alunos: Antonio Leonardo de Sousa Reis e Maria Daiana Almeida dos Santos

 

AGENDA: atividades acadêmicas do segundo semestre na UNIFOR e UFC

 

O curso de Publicidade e Propaganda da UNIFOR tem lançamento de produto editorial previsto para este segundo semestre. A Sacada é a revista-portfólio que difunde as produções dos estudantes da graduação nas mais diversas disciplinas. Anual e temática, também reúne conteúdos complementares, como entrevistas, artigos e matérias. Além disso, no dia 21 de setembro, o auditório da Biblioteca recebe o Cannes Lion Road Show, uma imersão nos principais cases e insights do maior festival de criatividade do mundo, o Festival de Cannes. O evento conta com a apresentação de Alexis Thuller Pagliarini, ex-diretor-geral superintendente da Fenapro e presidente da Associação de Marketing Promocional (AMPRO).

 

Na UFC, a atuação do jornalista em coberturas eleitorais foi tema da aula inaugural do curso de Jornalismo. Estudantes e professores receberam, no auditório Rachel de Queiroz, no Benfica, os editores de Política Jéssica Welma, do Sistema Verdes Mares, e Érico Firmo, do jornal O Povo, para abertura do segundo semestre. Em setembro, a Rastro, agência jr do curso de Publicidade e Propaganda, abriu edital de seleção para novos integrantes. Mais 11 membros foram incorporados no time de uma das maiores estruturas criativas experimentais do Nordeste. Sobre o crescimento exponencial da Rastro, o presidente Antônio Henrique Leandro de Souza, comenta:

“Em toda a história da Rastro, sempre sonhamos em estar onde estamos hoje. Todo o esforço e comprometimento da nossa equipe tem resultado em um sucesso que está se expandindo dentro do Movimento de forma acelerada e isso nos deixa muito felizes e satisfeitos. Dentro da UFC, somos referência quando o assunto é entrega de qualidade, pois prezamos por um ambiente em que todas as pessoas saibam que são únicas e essa particularidade faz com que sejamos uma equipe incrível em tudo o que fazemos. Nossa missão é proporcionar experiências incríveis a todos que cruzem o nosso caminho, portanto o foco em trazer uma vivência para além do que a universidade oferece sempre será nosso maior presente”, compartilha.