Inovação

Estudantes de Recife apresentam games e aplicativos no ‘Decola’, evento carioca que conecta jovens ao mercado de trabalho

Publicado em

27/09/2023 11h45

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Emyle Celeste, Lauan Gonçalves e Allana Silvia vão mostrar seus trabalhos para o público e participar de uma arena de pitching com profissionais da indústria criativa

Três estudantes da Escola Técnica Estadual Cícero Dias – NAVE Recife estão de malas prontas para o Rio de Janeiro, para apresentar dois jogos e um aplicativo no Decola. O evento gratuito, criado para conectar estudantes e recém-formados no ensino médio ao mercado de trabalho de games, animação e audiovisual, realiza sua primeira edição carioca no dia 4 de outubro, na Biblioteca Parque Estadual, Centro do Rio. 

Emyle Celeste

Representando as equipes que criaram os projetos, os jovens Emyle Celeste, Lauan Gonçalves e Allana Silvia, do terceiro ano do Ensino Médio do NAVE Recife – programa do Oi Futuro em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco – vão mostrar seus trabalhos para o público e participar de uma arena de pitching com profissionais da indústria criativa. A programação do “Decola” conta com exposição de 12 projetos, quatro oficinas práticas e seis rodas de conversas.

Lauan Gonçalves

Allana vai apresentar o aplicativo Clepher, que auxilia familiares de pessoas idosas a monitorarem a saúde de parentes de forma mais eficiente, por meio de um software acessível, e é finalista do ONDA, a Olimpíada Nacional de Aplicativos.  Emyle mostra o jogo 3D Living Land, em que um boto cor-de-rosa recebe uma missão que poderá mudar o mundo: salvar sua espécie da destruição. O game foi desenvolvido com o intuito de priorizar dois objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: proteger a vida na água e proteger a vida terrestre. Já Lauan, exibe o jogo Encurralada, no qual a protagonista acorda sem memória após um trauma e precisa fugir de um local desconhecido. Descobre-se, no entanto, que ela havia sido sequestrada pelo próprio marido, e os jogadores têm a missão de ajudar a personagem a fugir desse ambiente de relacionamento abusivo.

Allana Silvia

Os trabalhos foram inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Os alunos do Programa NAVE são sempre desafiados a pensar e desenvolver soluções que promovam a conscientização ou apresentem caminhos para os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo. 

O Decola faz parte do projeto NAVE Mídia_LAB, realizado pelo Oi Futuro e Baluarte Cultura, e é patrocinado pela Oi, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Confira também:

Após 6 anos, Trem Bala retorna ao O Povo

Marca cearense, Dona Benta, é eleita a melhor farinha de trigo segundo o Datafolha

Recife recebeu pela primeira vez os “Amigos do Mercado” em encontro regional