Campanhas devem explorar fatores como inteligência artificial e valores culturais
O relatório Marketing Trends 2024, lançado pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, reúne as principais tendências de marketing para o próximo ano. O levantamento combina dados atitudinais e de performance para ajudar os profissionais da área a maximizar estratégias de crescimento. Trata-se do primeiro estudo do tipo realizado pela divisão de Insights da empresa.
De acordo com a Kantar, os temas abaixo refletem as 10 tendências mais importantes para 2024:
- Inteligência Artificial no processo criativo
Mais da metade (67%) dos profissionais de marketing se sentem positivos em relação às possibilidades da IA generativa. Com a indústria explorando a tecnologia para o processo de desenvolvimento de criatividade, a necessidade de entender profundamente a efetividade desse resultado será ainda mais importante no próximo ano e no futuro.
- Valores culturais
Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às marcas. Iniciativas que exploram valores culturais se destacarão ainda mais em 2024. Isso porque 80% dos consumidores globais dizem estar dispostos a fazer um esforço para comprar de empresas que apoiam causas relevantes para eles. Pensando nisso, será importante considerar a gestão de risco no planejamento de marketing e assegurar que as marcas estejam bem informadas em relação às questões mais amplas da sociedade.
- Controle de mensagem encontra a cultura do cancelamento
O próximo ano favorecerá empresas que se posicionem a respeito de questões sociais e ambientais e que sejam consistentes com seu DNA de marca, ainda que possam provocar controvérsias. Ser autêntica e tomar partido sobre questões importantes para a sociedade garantirá um caminho para construir conexão emocional com os consumidores.
- A batalha por atenção e engajamento
A importância da métrica de atenção para mensuração de efetividade de mídia e criatividade chegou para ficar. O relatório da Kantar mostra que 62% dos profissionais de marketing ainda preferem trabalhar com métricas comportamentais, como tempo de visualização. A utilização de métricas preditivas de atenção baseadas em Inteligência Artificial está em ascensão e deve desempenhar um papel maior em 2024, permitindo que os profissionais da área mensurem atenção em escala para anúncios digitais.
- A troca para medidas holísticas de sucesso
Sabemos que 42% das empresas estão incorporando métricas de sustentabilidade em seus KPIs, comparado com 26% em 2021. Essa tendência demonstra uma transformação no mercado para um maior equilíbrio entre lucro, planeta e pessoas – não apenas como compromisso das empresas, mas como estratégia de negócios.
- Inovação disruptiva para negócios rentáveis e sustentáveis
Marcas percebidas como inovadoras pelos consumidores alcançam três vezes mais crescimento do que as que não são. No entanto, os níveis de inovação pós-pandemia estão mais baixos. Por isso, atuar nessa frente, especialmente de forma disruptiva, será uma agenda essencial para toda empresa que quiser encontrar um caminho de crescimento em 2024.
- Marcas que desafiam o status quo
A indústria FMCG/CPG tem visto marcas desafiadoras impulsionando um crescimento desproporcional à medida que procuram confrontar conceitos, ideias, necessidades e ocasiões do consumidor. Com um em cada dois compradores globais preferindo consumir de marcas menores sempre que possível, veremos que essas empresas continuarão a ter sucesso. Para acompanhar o ritmo, grandes marcas precisam trabalhar agilidade, velocidade de lançamento no mercado, centralização no consumidor e tomada de decisões baseadas em dados.
- O poder da premiunização
Com a inflação atingindo o bolso dos consumidores e as marcas próprias de produtos ganhando participação, as empresas estão recorrendo a fatores como promoções de preços, reduflação e descontos para manter a participação no mercado. Dados da Kantar mostram que a premiunização é um caminho para o sucesso. Em 2024, profissionais de marketing se apoiarão no gerenciamento de preços para garantir que preço e valor se alinhem.
- A vida além da barra de pesquisa
A pesquisa está passando por um período de disrupção com a popularização da IA e de grandes modelos de linguagem. Um reflexo disso é o fato de que os buscadores online se consolidaram como quinto ponto de contato mais forte em termos construção de impacto de marca – em 2018, eles ocupavam a 11ª posição no ranking. Agora é a hora de revisar estratégias e conteúdos digitais para garantir visibilidade onde os consumidores estão.
- Varejo e a publicidade
Em meio às mudanças nos comportamentos dos consumidores, a mídia de varejo aparece como um canal essencial para engajar audiências. Dados da Kantar mostram que 60% dos profissionais de marketing na América Latina declararam que investirão mais em mídia de varejo no próximo ano. Olhando para 2024, compradores e vendedores precisarão de medições independentes para comprovar o desempenho do canal e para criar melhores experiências de publicidade.
“Uma cultura de aprendizagem contínua e tomada de decisões baseada em dados é essencial para que o mercado navegue na transformação tecnológica e cultural que estamos vivendo. O Marketing Trends 2024 apresenta em um guia prático as ferramentas e o conhecimento necessários que os profissionais de marketing precisam para liderar essa mudança”, comenta Maura Coracini, diretora de Mídia&Digital de Insights na Kantar.
Mais informações sobre o estudo podem ser encontradas no site.