O estudo confirma a predominância do Instagram, mas com TikTok e YouTube com usos de destaque; empresas de diversos segmentos – moda, varejo e até financeiro – estão entre as mais influentes para esse público
O estudo realizado pela universitech Cheer, dimensiona hábitos e consumo de mídias digitais entre jovens universitários de 18 a 23 anos. O estudo mostra que o Instagram segue como a rede social mais utilizada, porém, não reina sozinho. A pesquisa aponta também marcas de esportes, moda, beleza e até de serviços financeiros que figuram entre as preferidas desses jovens.
O levantamento mostra, por exemplo, que o Instagram é utilizado diariamente por 95% dos entrevistados. Mas o TikTok também figura em posição de destaque, com uso diário por 75% dos jovens, com um detalhe: a rede é utilizada não só para entretenimento, mas também para moldar consumo, comportamento e influência, segundo o estudo.
O YouTube, por sua vez, mantém relevância pela cultura de seu uso: é a plataforma preferida para conteúdos com maior profundidade. A pesquisa observa também que a rede social X, antigo Twitter, apesar de altos e baixos, ainda encontra seu espaço em nichos engajados.
Aos participantes do estudo da Cheers foi feita a seguinte pergunta: “Quais marcas você acompanha nas redes sociais que te representam ou te inspiram?”. Não foi dado nenhum exemplo, nem sinalizado segmento algum, com o objetivo de que emergissem aquelas marcas que, de fato, estão na cabeça das novas gerações.
A diversidade de marcas foi o principal resultado. Gigantes e tradicionais, como Nike e Adidas, de artigos esportivos, despontam na dianteira. Entretanto, outras categorias também estiveram presentes nas respostas.
Uma dessas categorias é a de beleza e cuidados pessoais. Nesse segmento, as mais citadas foram Wepink, Grupo Boticário, Natura e Boca Rosa. No varejo de moda, se sobressaem Lojas Renner S.A., Shein e Youcom, “conquistando espaço significativo”, conforme sublinha o estudo. Em entretenimento, a Netflix lidera.
Engana-se quem pensa que a juventude não se preocupa com a vida financeira. Tanto que uma das marcas mais lembradas pelo público da pesquisa vem justamente de serviços financeiros: a Nubank.
“O que essas marcas têm em comum? Não é apenas o produto, mas a capacidade de entregar qualidade, inovação, autenticidade e, acima de tudo, um alinhamento real com os valores e aspirações do público jovem. Eles buscam marcas que os representem e os inspirem no dia a dia”, avalia Gabriel Russo, fundador e CEO da Cheers.
A pesquisa foi realizada com uma amostra qualitativa de 500 dos 2 milhões de usuários das soluções da Cheers. O público participante do estudo se concentra nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O objetivo, segundo Russo, foi obter uma compreensão dos hábitos e consumos de jovens universitários, e “transformar essa compreensão profunda em inteligência de mercado”.