Tendência

Estudo mostra que 93% dos brasileiros têm auxílio de algum tipo de inteligência artificial

Por Redação

23/02/2023 14h32

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

É o que aponta a  31ª edição do Data Stories da Kantar IBOPE Media

 

Sendo definidos como aparelhos eletrônicos geralmente conectados a outros dispositivos ou redes através de diferentes protocolos sem fio, como Bluetooth, NFC, Wi-fi, 3G, e assim por diante, os dispositivos inteligentes, principalmente aqueles com Inteligência Artificial, são cada vez mais vistos como essenciais para auxiliar uma rotina. Prova disso é que 87% dos brasileiros afirmam que gostam de produtos que facilitem seu dia a dia.

 

Esse cenário é o tema principal da edição de fevereiro do conteúdo temático Data Stories, lançado mensalmente pela Kantar IBOPE Media. Intitulado “Tecnologia, mas e A.I.?”, o material apresenta uma análise de como os avanços tecnológicos facilitam o acesso e o consumo de mídia.

 

Dispositivos inteligentes

 

Hoje, mais de nove em cada 10 brasileiros possuem dispositivos inteligentes. Analisando individualmente, destacam-se smartphone (88%), TV conectada (59%), smartspeaker (6%), smartwatch (5%) e smartband (2%).

 

Vale ressaltar também o acesso à internet via smart devices no Brasil em relação a outras partes do mundo. Por meio do Target Group Index Global Quick View, que compara dados de 35 nações, o país está entre as 10 principais, sendo, mais especificamente, a sexta colocada.

 

O estudo ainda constatou que as pessoas menos acostumadas à tecnologia – as chamadas Low Techs – vêm diminuindo nos últimos anos: passaram de 46% em 2020 para 27% em 2022. A maioria é composta por mulheres (58%), com mais de 45 anos (47%) e das classes D e E (16%).

 

Na hora da compra

Segundo dados do Target Group Index, em 2022, 87% das pessoas procuraram os melhores preços ao comprar um equipamento eletrônico e 79% buscaram a maior quantidade de informações possíveis sobre os devices antes de adquiri-los.

 

Também é possível destacar que 75% esperaram até a tecnologia ficar mais barata e 58% dizem ser importante sincronizar todos seus aparelhos eletrônicos.