Tecnologia de “one-click checkout” integrada com orquestração de pagamentos conseguiria aumentar em até 40% o índice de conversão de vendas em lojas digitais
Um estudo feito pelo Datafolha a pedido da Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito) apontou que a Black Friday deve movimentar R$ 15,5 bilhões no Brasil em 2023. A pesquisa identificou que 49% das pessoas do país pretendem comprar produtos ou serviços na data, que deve ter um tíquete médio de R$1.380 na região. No entanto, o evento também serve para mostrar que o varejo local ainda desperdiça grande parte de seu potencial, e isso tem a ver com uma série de questões estruturais e tecnológicas no e-commerce.
De acordo com resultados aferidos pela DEUNA, startup que desenvolve infraestrutura de pagamento e prevenção de fraudes para canais digitais, uma solução tecnológica baseada em “one-click checkout” poderia significar um ganho de 40% nas conversões de lojas digitais. Além disso, teria capacidade de reduzir em até 50% o número de pagamentos negados.
“Há dinheiro na mesa”, resume Fabio Di Santoro, General Manager da DEUNA no Brasil.
“São R$ 10 a R$ 15 bilhões de faturamento adicional, e aí nós entramos para ajudar os varejistas a captarem essa oportunidade”, destaca
Fundada no Vale do Silício pelos empresários Roberto Kafati e José Maria Serrano em 2020, a DEUNA realizou a maior captação de recursos em uma rodada no segmento. A empresa levantou US$ 38 milhões, o que viabilizou uma expansão para a América Latina, e já opera em cinco países da região (Chile, Colômbia, Equador, México e Peru).
A abertura de novos mercados corrobora um movimento de expansão para a empresa. O faturamento da DEUNA aumentou 350% entre os anos fiscais de 2021 e 2022, e no primeiro semestre de 2023 a companhia cresceu sete vezes na comparação com igual período do ano anterior.
“A solução integra-se com facilidade às principais plataformas de e-commerce e permite a implantação de fluxos de pagamento customizáveis e inteligentes, que dão ao comerciante ferramentas para tratar cada transação de forma única”, explica Di Santoro.
Outro foco da companhia é a prevenção de fraudes. De acordo com um levantamento realizado por um parceiro estratégico da DEUNA, o Brasil registrou 2 milhões de tentativas de fraude entre janeiro e agosto de 2023. Em valores totais, os montantes desses golpes podem chegar a R$ 2,5 bilhões.
“Os números são altos, principalmente quando olhamos para o valor total e o ticket médio das tentativas de fraude que, inclusive, foram mais altos do que em 2022”, finaliza o General Manager da companhia.
Segundo a pesquisa “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023”, divulgada pela Neotrust, o comércio online no Brasil deve registrar um crescimento de 12,6% na Black Friday deste ano. Entre os dias 23 (quinta-feira) e 26 (domingo), a expectativa do estudo é que o varejo digital movimente pelo menos R$ 6,92 bilhões no país.