Em âmbito nacional as marcas Nubank, Natura e IFood lideram; enquanto globalmente as marcas que despontam são: Duolingo, Google e Nike
A Design Bridge and Partners lançou o Brand Momentum Index 2025, que aponta as 15 marcas – brasileiras e globais – mais influentes na vida das pessoas, na cultura e nas próprias categorias nas quais estão inseridas.
O Brand Momentum Index (BMI) é uma ferramenta exclusiva que mede como as marcas influenciam as emoções dos consumidores e conseguem se manter relevantes ao longo do tempo. Ou seja, marcas com “momentum” têm mais chances de continuar crescendo ou se mantendo fortes nos próximos anos, evitando que percam força. A base de dados do estudo é o BAV (Brand Asset Valuator), maior banco de informações do mundo sobre equity e imagem de marca, propriedade da WPP, e que há mais de 30 anos estuda a percepção dos consumidores globalmente.
Até o ano passado a Design Bridge, divulgava no Brasil resultados dos estudos de Força de Marca e Valor de Marca, com base nos dados do BAV. Agora, como uma evolução, o Brand Momentum Index faz uma radiografia da percepção atual das empresas e seu impacto nas emoções do consumidor. A novidade foi apresentada em evento realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral.
Para se chegar ao índice apresentado foram entrevistadas mais de 18 mil pessoas no Brasil, que avaliaram 1.600 marcas no período de janeiro a março de 2025.
Confira o ranking completo:


“O brand momentum é a manifestação visível do sucesso de uma marca ao navegar pelas dinâmicas complexas do mercado e pelas mudanças culturais. Trata-se de um testemunho de estratégias eficazes, design envolvente e compreensão profunda do comportamento humano, tornando-se uma alavanca para a construção sustentável de marcas”, explica Marcelo M. Bicudo, CEO da Design Bridge and Partners.
Personalidade de marca e recortes por categorias
O ranking também avalia as marcas com base em dez Personalidades que se traduzem em emoções, e que contribuem para o momentum cultural. No Brasil, a tensão entre ser uma marca Ousada, Inventiva, Moderna, porém estabelecida, cria uma narrativa potente de confiança frente à inovação. Ao analisar esses rankings e as emoções que impulsionam o sucesso da marca, as empresas podem obter insights valiosos sobre como se conectar com os consumidores, construir relacionamentos duradouros e moldar seu futuro.
“Chama à atenção que, dentre as marcas Ousadas e Inventivas, grande parte concentra-se em players globais relacionados à tecnologia, como Duolingo, Google e ChatGPT. No Brasil, o Pix desponta nessa percepção. Entre as percebidas como Modernas estão Havainas e Nike, duas marcas antigas mas que constantemente criam experiências relevantes e distintivas”, completa Bicudo.
