Destaque

Evento do Nosso Meio com Karina da Fonte traz cultura e comunicação como pilares da reputação

Por Redação

26/03/2025 18h22

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Insights foram fornecidos durante palestra no lançamento da 15ª edição do Impresso Nosso Meio em Fortaleza

O Nosso Meio lançou em Fortaleza, nesta quarta-feira (26), a 15ª edição do Impresso Nosso Meio, durante a 1ª edição de 2025 do Marketing, Pessoas e Relacionamento na cidade. O evento exclusivo para convidados reuniu gestores e lideranças locais no restaurante Trevi Cucina, e contou com o patrocínio das marcas: Aaron Rótulos e Etiquetas, ACADi, Band, Cajuína São Geraldo, EBM Quintto, Fortes Tecnologia, MDIG, Moura Dubeux, Mulato Comunicação, Sinapro CE, Sobral Gráfica, Somapay, Sua Música, Tá em Todas, Terravista 360, Trend Nordeste, Unifor e UOL.

O diretor do Nosso Meio, Fernando Hélio, deu boas-vindas aos convidados, falando sobre a nova edição do Impresso Nosso Meio, que tem “Reputação: o bem mais valioso das pessoas e marcas” como tema central. Fernando deu detalhes sobre a nova edição, que conta com a contribuição de 32 profissionais renomados do mercado, e informou que ela se encontra disponível tanto em versão física quanto digital na aba de impressos do Portal Nosso Meio.

O diretor do Nosso Meio também aproveitou o momento para convidar os presentes para a próxima edição do NM2B Especial Fundadores, que será realizada no dia 10 de abril na La Casa Lounge, em Fortaleza. Entre os palestrantes confirmados estão Janete Vaz, cofundadora e vice-presidente do conselho do Grupo Sabin; Rodrigo Carvalho, CEO e cofundador da Positive Company; e Guel Lafer, fundador da Drume e membro do conselho da FOM; e Julia Johannpeter Smith, membro da 6ª geração da Família Gerdau Johannpeter. Os ingressos já estão disponíveis no Sympla.

“Esse novo evento está alinhado com a nossa missão de trazer conteúdo especializado e de qualidade para todos aqueles que nos acompanham, seja no nosso portal, nas nossas redes sociais ou nos nossos eventos. Assim como a 15ª edição do Impresso Nosso Meio, esse novo NM2B Especial Fundadores trará muito aprendizado e muitos insights para gente aplicar no nosso cotidiano dentro do mercado”, explica Fernando Hélio.

Após a fala de Fernando, foi a vez da diretora da Uniqlineup, Karina da Fonte, tomar a frente do painel para palestrar sobre o tema da nova edição do Impresso Nosso Meio. A executiva retomou alguns insights da palestra dada durante o lançamento da 15ª edição do Nosso Meio em Recife, reafirmando que “para trabalhar com coerência e consistência, é necessário ter o autoconhecimento da empresa em que estamos trabalhando”. Karina apontou também a necessidade da clareza para a boa reputação de uma empresa, já que ela “evita mal-entendidos, aumenta a confiança e reforça a identidade, em um cenário onde o ceticismo é predominante nas gerações mais jovens”.

“A clareza e o autoconhecimento precisam estar fortes, para que todos estejam vigilantes em relação à elas e evitar as crises de reputação”, enfatizou.

Confira a matéria completa sobre o lançamento da 15ª edição do Impresso Nosso Meio em Recife.

Um dos insights inéditos que Karina apresentou para o fortalecimento da reputação das empresas foi o alinhamento. A diretora da Uniqlineup afirmou que “as empresas que operam no seu potencial máximo e gerenciam bem sua reputação contam com alto alinhamento em torno de sua identidade e estratégia”. Como exemplo, Karina trouxe os cases de empresas como a Natura e a Microsoft, que são vistas de maneira positiva pelo público.

Karina apresentou também um pouco da cultura do Grupo Raymundo da Fonte, empresa fundada pelo seu avô, que tem em seu portfólio as marcas Minhoto, Brilux, Even, Sonho e Condura. A diretora da Uniqlineup apresentou detalhes da fábrica cearense, localizada no município de Horizonte, projetada com uma arquitetura greenfield em prol da sustentabilidade e do bem-estar dos colaboradores, garantindo certificações do GPTW e do IEP.

“Atualmente, eu tenho lido bastante sobre capitalismo consciente, mas eu tive um grande exemplo que foi o meu avô. Eu me lembro de várias oportunidades que meu avô teve de comprar terrenos de famílias endividadas e ele dizia ‘não, essa família pode se arrepender depois’. E eu acho que isso é um grande exemplo do que nós podemos fazer enquanto gestores de grandes marcas e negócios”, explica Karina.

Karina apresentou os ingredientes da cultura organizacional do Grupo Raymundo da Fonte, que impactam diretamente em sua reputação. A executiva mostrou um paralelo que envolve o passado da empresa, com suas forças e o legado do seu fundador, o presente e o futuro, com novas forças que serão geradas sem perder a coerência com os valores tradicionais do grupo.

“A gente tem essa busca: onde tem nossos produtos e nossa gente, a gente tem essa cultura. Onde quer que a gente vá, em termos de expansão, tudo isso que aqui foi apresentado precisa chegar pra todo mundo”, pontua ela.