Portal Nosso Meio

Anuncie Aqui – Internas

17/08 – Liderando na Complexidade

DESCRIÇÃO DO EVENTO

Este evento não será presencial. Seu link de transmissão será adicionado em breve!

Até lá, você pode assistir a outros eventos em nosso canal.

DESCRIÇÃO

Nossos tempos de complexidade e disrupção exigem um novo conceito de liderança.

A liderança emergente tem um perfil diferente da liderança convencional. Quando todo o ambiente social e econômico é volátil e incerto, o comando e o controle dão lugar a relações de cooperação em rede, e a autoridade imposta cede lugar à liderança que emerge do coletivo e está a serviço dele.

Esta nova líderança precisa ter empatia e visão sistêmica, além de clareza de propósito, comunicação e visão de longo prazo. Ele se legitima pelos seus atos e conhecimentos e não se sustenta pelo seu cargo. A liderança emergente é distribuída e rotativa e é guiada por uma visão que extrapola os resultados de curto prazo e busca o bem comum.

Será que estamos preparando estes líderes?

Venha participar desse encontro virtual para debater o perfil e o papel da nova liderança.

MINI BIO DO(S) PALESTRANTE(S)

ANDREAS UFER

Andreas é sócio-fundador do Sense-Lab, onde trabalhou em diversos projetos, tanto no terceiro setor, quanto em empresas de diferentes portes, focados em inovação e estratégia organizacional, estruturação de negócios e processos multi-stakeholders. Ao longo de sua trajetória acumulou ampla experiência teórica e prática em processos de planejamento e inovação organizacional usando conceitos de governança dinâmica e gestão participativa, articulação de comunidades tradicionais, locais e de baixa renda, engajamento de partes interessadas, programas de desenvolvimento de negócios de impacto, de empreendedores periféricos e economia da floresta, assim como facilitação de processos de cocriação e ativação de ecossistemas de colaboração.

Andreas é formado em engenharia pela Poli-USP e pela Universidade de Aachen na Alemanha, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV e pós-graduação executiva em Estratégias de Impacto Social pela Universidade da Pensilvânia. Fez também a formação prática em estruturação de negócios de impacto social da Artemisia. Antes de fundar o Sense-Lab, atuou por 9 anos em diferentes empresas. Trabalhou em consultoria de sustentabilidade, em supply chain, planejamento estratégico e gestão de projetos na holding do Grupo Votorantim e atuou por 7 anos como sócio-diretor em uma empresa de engenharia de médio porte, fabricante de bens de capital. Possui experiências profissionais e acadêmicas na Alemanha, EUA e China

Foi professor convidado das aulas de Empreendedorismo Social do Certificate in Business Administration no Insper por 3 anos, professor local do curso Social Entrepreneurship: Innovation, Technology, Design and Social Change da World Learning, e professor de Negócios de Impacto Socioambiental no Amani Institute e no Instituto de Pós-Graduação e Graduação em Goiás.

TENILE VICENZI

Tenile Vicenzi é facilitadora de processos colaborativos e consultora de inovação e desenvolvimento organizacional. Esteve na condução da facilitação do Plano de Ação Estratégico das Áreas Prioritárias para Conservação e Restauração da Biodiversidade e Ecossistemas do Estado de Minas Gerais com WWF, Biodiversitas e IEF, do Workshop Colaboração Floresta e Agropecuária para cadeias livres de desmatamento com WWF, co-facilitou o Treinamento em Diálogo Social no Programa de Indenização Mediada para Fundação Renova, da oficina para construção participativa do Plano de Negócios da Associação Rede de Sementes do Xingu, entre outros.

Formada em Comunicação Social, tem uma longa trajetória em multinacionais como Renault e Volvo. Possui um MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Responsabilidade Social (FGV), Pós Graduação em Dinâmica dos Grupos (SBDG), e diversas outras formações em processos participativos como Treinamento em Liderança Sociocrática, Teoria U, Programa Germinar para formação de Líderes Facilitadores, Facilitação de Processos pelo Instituto Amani, Metodologia Dragon Dreaming para a realização de projetos colaborativos e sustentáveis. Atualmente iniciando a Formação em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso do Palas Athena.

ComVida 20  

O movimento Comvida 20 vem de uma campanha espontânea nascida no WhatsApp como um “antivírus”. Para expulsar o medo, a ansiedade e a sensação de escassez desses momentos pandêmicos. Teremos vários conteúdos online em formato de série, baseados na transformação: seja digital, comportamental, espiritual, mental e financeira. Tudo para nos ajudar a entender novos tempos. O Comvida 20 propõe inspiração e reflexão, representa, em suma, nosso otimismo em continuar a compartilhar futuros possíveis.