Sueli Alves, Diretora de Gente do Grupo 3corações; e Glenda Studart, Gerente de Gente & Gestão do Grupo FAN, compartilham com o Nosso Meio suas percepções sobre o papel do RH nas empresas como um agente transformador na construção de uma cultura organizacional forte; relembram as iniciativas mais bem-sucedidas para promover capacitação contínua e alinhamento aos objetivos estratégicos das organizações que representam e, ainda, explicam de forma conseguem contribuir para que as marcas estejam alinhadas às demandas atuais do consumo sustentável e ético.
Sueli Alves
Diretora de Gente do Grupo 3corações, Sueli Alves está na empresa desde 1995 e desenvolveu atividades em Planejamento e Processos e em Desenvolvimento Organizacional. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possui formação em Filosofia Gerencial pela Rhodia/Pacto Cooperação Governo do Estado do Ceará, é especialista em Gestão da Qualidade pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP), tem extensão em Cultura e Estratégia pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Formação de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral.
Glenda Studart
Atual Gerente de Gente & Gestão do Grupo FAN, à frente das áreas de RH, DP, Projetos e Governança Corporativa, há 03 anos. Formada em Psicologia, MBA de Gestão de Pessoas e MBA de Gestão Empresarial. Vivência profissional de mais de 11 anos, passando por três grupos de empresas em segmentos diversos: distribuição, varejo, terceirização de mão de obra, financeiro, indústria, combustível e construção civil. Atuação generalista e participação estratégica em grandes projetos com ampla visão de negócio, voltada para resultados, adotando práticas e estratégias alinhadas com o objetivo e propósito da empresa.
Nosso Meio: Como você descreveria sua trajetória profissional até assumir a liderança do RH na organização em que trabalha atualmente? Cite os maiores desafios que enfrentou ao longo do caminho.
Sueli – – Quando falamos em trajetória profissional, sempre me lembro da história da Chapeuzinho Vermelho e seu grande dilema: vou pelo caminho do rio ou pelo caminho da floresta? Enfim, vamos lá! O importante é que ambos os caminhos chegam à casa da vovó, um dos fortes papéis que hoje tenho na vida e que embasa também a minha vida profissional.
Há quase 30 anos com os irmãos Pedro, Paulo e Vicente Lima, assumi a liderança do RH na 3corações como resultado de um trabalho de muito amor e doação. Obviamente, o que muito me ajudou foi a habilidade estruturante, resultado de uma experiência profissional que eu já vinha trilhando em metodologias, design organizacional e desenvolvimento humano. Essa base foi fundamental para viver todo o processo de forte expansão da empresa no Brasil e ter a felicidade de fazer parte dessa empreitada. Tudo isso aliado à oportunidade que tive, ao longo desse caminho, de aprender sobre pensamento estratégico e pessoas, inclusive nos movimentos de alianças estratégicas e aquisições de outras companhias.
Desafios? Em cada momento dessa trajetória, o maior desafio foi sobre ter pessoas engajadas e produtivas. Hoje, preparo alguém para assumir a minha posição, com habilidades mais atualizadas a esse “admirável mundo novo”, mas com a mesma disposição para sentir a felicidade que eu senti ao longo de todos esses anos.
Glenda – Minha trajetória se baseou, principalmente, nos valores de comprometimento e dedicação. Sempre parti do princípio de que precisava fazer a mais do que me era exigido. Assim como, desde cedo tinha muito claro o meu objetivo de carreira, onde queria chegar e isso sempre foi combustão para ir além do me competia. Tive a sorte de iniciar a carreira em uma empresa com valores muito semelhantes aos meus e uma ótima estrutura de RH, onde tive a oportunidade de crescer de estagiária até a gestão, no decorrer de sete anos. Dentre os desafios já vividos, ver uma empresa nascer totalmente do papel e começar a operar em 30 dias contribuindo para isso a partir da parte de pessoal, foi a maior experiência que eu já vivi. Sempre fui aberta a novos desafios e romper barreiras, e de lá pra cá, nesses três anos de Grupo FAN, tenho ampliado os meus horizontes, para além da minha área base de RH, atuando diretamente e indiretamente nas demais áreas da nossa estrutura de backoffice.
Nosso Meio: No dia a dia de suas funções, quais estratégias você considera mais eficazes para garantir que o RH tenha uma influência positiva na seleção, contratação, capacitação e retenção dos seus times?
Sueli – Na minha visão, existe uma poderosa estratégia que torna o RH efetivo no exercício da sua função: conhecer os processos e ferramentas de recursos humanos, a cultura da empresa e o negócio. Não pode haver influência positiva nos processos de seleção, contratação, capacitação e retenção de pessoas se essa tríade não for integralmente dominada.
Glenda – Sem dúvidas, tudo começa com um forte alinhamento cultural e uma compreensão clara dos objetivos do negócio. Entendo ser necessário assegurar também que o RH esteja próximo às lideranças. Pela minha experiência essas estratégias se traduzem em processos seletivos com avaliação de fit cultural estruturada, comunicação transparente de quem somos, além de programas de desenvolvimento que promovem o crescimento dos colaboradores e fortalecem a retenção. Assim atuamos como um parceiro estratégico do negócio construindo equipes engajadas e alinhadas com a visão da empresa.
Nosso Meio: Como o RH pode ser um agente transformador na construção de uma cultura organizacional forte?
Sueli – O RH desempenha um papel fundamental de guardião da cultura organizacional. Somos os responsáveis por consolidar e comunicar os valores da empresa, traduzindo-os em ações e comportamentos tangíveis. E fazemos isso promovendo ações que fortalecem os artefatos da cultura no dia a dia da organização. É uma construção minuciosa, como esculpir uma obra de arte, em que cada detalhe importa. Para isso, é essencial que haja uma definição clara e objetiva da cultura desejada, e primordialmente a equipe de RH precisa compreender essa cultura e refleti-la em todos os momentos.
Construir uma cultura forte exige o envolvimento de todos. É aí que o RH abraça sua missão mais importante: engajar a liderança da empresa nas iniciativas que representam a cultura. Compete ao RH mobilizar os líderes a promover os comportamentos desejados em suas equipes, impulsionando o engajamento dos colaboradores e o alcance de resultados notáveis. É um trabalho desafiador e profundamente gratificante, que contribui para o sucesso sustentável da organização.
Glenda – Acredito que alinhando todas as práticas de gestão de pessoas com as características e objetivos estratégicos da empresa. Trabalhando a promoção de valores e o fortalecimento de comportamentos que sustentam a cultura desejada. Ações de fortalecimento cultural e o desenvolvimento de líderes são frentes estratégicas para promover um ambiente de engajamento e comprometimento com o negócio. Para isso, é importante a gestão de RH estar próxima e alinhada aos heads e stakeholders dos negócios, captando e transmitindo efetivamente a essência para as práticas.
Nosso Meio: Quais são as iniciativas mais bem-sucedidas que você implementou na empresa, para promover a capacitação contínua dos colaboradores e garantir que eles estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização?
Sueli – Tudo começa com o processo de integração, que traz acolhimento e compreensão básica para se adentrar em uma cultura forte. E até indo além, já no momento da seleção, colaboradores que venham ocupar cargos de gestão na 3corações já começam a se alinhar com nossos Princípios de Liderança, principal esteio dos objetivos estratégicos da companhia.
Acompanhando a jornada do colaborador na empresa, diversas oportunidades de capacitação são oferecidas. Em adição aos treinamentos presenciais, em 2022, lançamos uma plataforma de educação a distância, a Saber. Por meio dela, levamos conteúdo exclusivo a todos os 9 mil colaboradores. Nossos treinamentos são produzidos dentro da própria empresa e consolidados em experiências de aprendizagem multimídias. A Saber chega a todos por meio dos diversos dispositivos digitais: computadores, tablets e celulares. Só no ano passado, a plataforma contabilizou 105.935 horas de treinamentos realizados. Mais que um dispositivo técnico, a plataforma é uma experiência da cultura 3corações.
Outra iniciativa de grande impacto é o Programa Escolar, que oferece bolsas de estudo de até 50% exclusivas para colaboradores, com o propósito de alavancar conhecimentos e desenvolver as habilidades necessárias para o alcance dos nossos objetivos estratégicos. O programa também contempla parcerias e convênios educacionais com universidades e escolas de idiomas de todo o Brasil, que concedem descontos de até 70% para colaboradores e seus familiares, em cursos presenciais e online.
Citando uma frase que me inspirou recentemente, nunca fiz nada sozinha. Essa larga construção foi feita a muitas mãos, em especial com o Presidente da 3corações, Pedro Lima, um gestor de pessoas em sua essência.
Somam-se a essas iniciativas diversas Trilhas de Desenvolvimento que preparam os colaboradores para futuras oportunidades na empresa, fortalecendo a meritocracia e impulsionando a trilha de carreira na 3corações.
Para a nossa liderança, oferecemos coaching, mentoria, viagens de aprendizado e, desde 2019, promovemos um MBA in Company, em parceria com a FGV. Essa iniciativa integra o Programa Acelera Coração, que objetiva consolidar o processo de desenvolvimento dos nossos líderes, preparando-os para a condução dos desafios estratégicos em um ambiente de negócios complexo e competitivo.
Este ano, estamos evoluindo nosso processo de gestão de desempenho para um novo modelo que conversa com os Princípios de Liderança da empresa. Tudo para que o desenvolvimento das pessoas seja a base para o alinhamento estratégico. Nossos princípios foram lançados em dezembro do ano passado e comunicados a todos os colaboradores, em todas as Unidades, ao longo do primeiro semestre deste ano.
Glenda – Implementamos o programa FAN Desenvolve, que conta com oito frentes de desenvolvimento direcionadas a diferentes públicos, desde Jovens Aprendizes até Líderes Estratégicos, incluindo também programas específicos para Times Comerciais e Formação de Multiplicadores. Além disso, temos uma iniciativa de Incentivo Educacional e ações de alinhamento estratégico, como o Kickoff do Planejamento Estratégico, nosso ‘Plano de Voo’, que envolve as principais lideranças e assegura a visão de futuro do negócio.
Nosso Meio: O posicionamento de uma empresa no mercado é fundamental. Como o RH pode contribuir para o fortalecimento da marca, especialmente no que diz respeito à cultura interna e à imagem que a empresa projeta para o público externo?
Sueli – A percepção de uma marca no mercado vai além de seus produtos e serviços. A forma como uma empresa se relaciona com seus colaboradores é um fator crucial para construir a imagem da organização, gerar confiança, fortalecer a reputação e atrair talentos. É nesse contexto que o RH assume um papel estratégico, investindo em ações que demonstrem o diferencial competitivo da empresa e viabilizem a experiência da Proposta de Valor ao Empregado (EVP).
O EVP vai muito além da remuneração. É uma prática de gestão de pessoas que abrange aspectos que vão da cultura e clima organizacional, até oportunidades de desenvolvimento, carreira, relacionamento com a liderança, ambiente de trabalho saudável, entre outros.
Quando bem estruturado, comunicado e efetivamente vivido pelos colaboradores, o EVP impulsiona a marca empregadora. O empregado vive uma experiência positiva e compartilha essa experiência em conversas informais, redes sociais e plataformas como o LinkedIn, impactando o modo como a empresa é percebida. Tudo isso fortalece o employer branding, a marca empregadora, potencializando essa narrativa autêntica e consolidando a imagem da organização como um excelente lugar para se trabalhar. Tenho muito orgulho em dizer que a 3corações está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o GPTW, pelo 13º ano consecutivo.
O RH é, neste contexto, o arquiteto da marca empregadora – ele atua na promoção da melhor experiência ao colaborador e, desta forma, transforma-a em um ativo estratégico para a organização.
Glenda – Acredito que a principal forma como o RH contribui para o fortalecimento de uma marca é através da experiência do colaborador com a empresa. Quando o RH cria estrategicamente uma jornada do colaborador que reflita os valores e a missão da organização, desde o processo de seleção até o desenvolvimento contínuo e o reconhecimento, fazendo com que os colaboradores vivam uma cultura forte e alinhada com os objetivos da empresa, eles se tornam embaixadores naturais da marca, influenciando positivamente tanto a percepção interna quanto a imagem que a empresa projeta externamente. Além disso, o RH deve promover iniciativas que integrem e engajem os colaboradores, fortalecendo o senso de pertencimento e a lealdade, o que se reflete diretamente na reputação da empresa no mercado.
Nosso Meio: Com o aumento da conscientização sobre o consumo sustentável e ético, de que forma o RH pode contribuir para que a empresa se alinhe a essas demandas atuais dos consumidores e integre essas práticas em sua cultura organizacional?
Sueli – Como agente de transformação e de gestão do conhecimento, o RH assume um papel fundamental na conscientização, educação e implementação de iniciativas que impulsionam a jornada ESG, de acordo com a matriz de materialidade da empresa. Isso contribui para alinhar a organização às crescentes demandas por práticas mais responsáveis, conquistando a confiança do consumidor e construindo um legado positivo para as futuras gerações.
Nesse sentido, a atuação do RH inclui: conscientizar e educar a alta direção e o público interno sobre o tema, promovendo uma cultura de sustentabilidade em todos os níveis da organização; aplicar práticas de sustentabilidade e transparência em todas as ações que promove, seja por meio de gestão seja por meio de letramento dos colaboradores; e reforçar a comunicação da agenda ESG, contribuindo para manter os stakeholders informados sobre as iniciativas e os progressos da empresa nesses aspectos.
Atualmente, identifico duas oportunidades: a diversidade e inclusão, prática aspiracional que estamos comprometidos em avançar, com o propósito de criar um ambiente de trabalho mais equitativo para todos; e a saúde mental, dimensão que tem impacto direto no desempenho das organizações e sobre a qual tenho aprendido bastante, desafiada a buscar soluções que contribuam para um ambiente organizacional cada dia mais saudável em um mundo de tantas incertezas.
Glenda – Acredito que o RH apoia o desenvolvimento dessas frentes, principalmente, através de iniciativas educacionais, conscientização e um trabalho eficiente de comunicação interna e endomarketing. É fundamental que o conteúdo seja adaptado à linguagem de cada público dentro da empresa, com um foco especial nos líderes, que devem servir como exemplos e formadores de opinião. Além disso, programas de sustentabilidade e a implementação de um código de ética interno, apoiado por um canal de denúncias ativo e gerido com imparcialidade, são fundamentais para fortalecer essa cultura. Pegando como exemplo essa frente de código de ética e canal de denúncias, atualmente, aqui na empresa nos apoia a garantir que os valores e ética sejam vividos no dia a dia e se tornem parte integral da nossa identidade.
Nosso Meio: Olhando para o futuro, quais habilidades e competências você acredita que serão essenciais para os profissionais de RH que desejam liderar mudanças significativas em suas organizações?
Sueli – Para responder a essa pergunta, uso como base os Princípios de Liderança da 3corações, que encerram competências, comportamentos e habilidades as quais podemos organizar em três blocos: eu comigo mesmo; eu e os propósitos da organização; e eu e minhas habilidades para desenvolver meu trabalho.
No primeiro bloco, temos competências como resiliência, humildade para aprender e ensinar, e comunicação clara e respeitosa. No segundo, que abraça os propósitos da organização, temos as habilidades de encantar o cidadão que confia nos nossos produtos, criar laços legítimos e duradouros e construir uma empresa sustentável. No terceiro e último bloco, abraçamos as habilidades que nos permitem desenvolver o nosso trabalho: planejamento e realização, capacidade empreendedora e de inovação e atitude de dono.
Essas competências e habilidades são a mola propulsora das mudanças para um futuro próspero. Acredito que é com base nessa pauta que o RH protagoniza a mudança com assertividade e sucesso nas suas organizações.
Glenda – Penso que um profissional de RH que deseja liderar mudanças significativas precisará fortalecer a capacidade de adaptação e a inteligência emocional que são fundamentais para conviver em ambientes tão dinâmicos e lidar com a complexidade dos negócios e relações. Precisará também desenvolver visão sistêmica e forte capacidade analítica, permitindo se antecipar a tendências e tomar decisões baseadas em dados. Além disso, é crucial que os profissionais de RH tenham um profundo conhecimento do negócio e falem a linguagem corporativa, garantindo seu lugar nas mesas de decisões estratégicas. Acredito que combinando essas competências com inovação e colaboração, esses profissionais estarão preparados para realizar transformações significativas nas empresas em que atuam.
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