Economia

Expectativa do varejo para os dois últimos meses 2023

Por Redação

23/11/2023 10h15

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Dados revelam a importância do planejamento estratégico para conseguir se manter estável durante as variações do mercado

As expectativas para o varejo nos últimos dois meses de 2023 indicam um cenário desafiador. Dados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) mostram uma queda de 1% em novembro em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Para dezembro, as empresas projetam uma retração de 3,6%, uma perspectiva maior do que a previsão anterior de 3,2%1.

Apesar desses desafios, os empreendedores do setor estão demonstrando resiliência e apostando na inovação para superar esses obstáculos. Uma pesquisa realizada pela Córtex, empresa líder em inteligência de vendas B2B na América Latina, revelou que, no Brasil, os setores de varejo e serviços são os que mais investem em tecnologia para auxiliar o crescimento do negócio.

Valéria Bax, Conselheira do Decisão Atacarejo, explica que para conseguir se manter estável durante as variações do mercado, é preciso traçar um planejamento estratégico eficiente.

“Um planejamento financeiro estratégico nunca deve ser voltado apenas para ações imediatas, ou seja, com resultados a curto prazo. É preciso ter uma visão geral do negócio, assim como do ambiente e do mercado nos quais ele está inserido, revisando quais são os objetivos da organização a longo prazo. É importante, também, estabelecer a situação financeira que deseja atingir em alguns anos, de forma a começar agora mesmo a implementar planos de ação que viabilizem o alcance desses objetivos”, diz. 

É fundamental que o negócio conte com o planejamento financeiro, pois sem ele o gestor não tem condições de estimar o fluxo de caixa futuro, as margens de lucro, o ponto de equilíbrio e outros indicadores essenciais. A conselheira do Decisão Atacarejo destaca que quando essa logística é feita a partir de dados confiáveis o planejamento financeiro serve de base para tomada de decisões estratégicas sobre o futuro da empresa.

“Não é possível fazer um planejamento financeiro, com projeções de lucro, capital de giro ou aumento de vendas, se o empresário não sabe como está a saúde do caixa. Além disso, o planejamento financeiro precisa estar alinhado com o planejamento estratégico da organização”, finaliza.