Inovação

Experiência do cliente é foco da nova agenda dos profissionais da tecnologia, afirmam especialistas no MMA Impact Brasil 2023

Por Redação

18/04/2023 15h39

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A agenda da liderança de inovação está cada vez mais dinâmica e associada ao contexto particular de cada empresa e segmento, e durante a programação do primeiro dia do MMA Impact Brasil 2023, Alaine Charchat, CIO da Reckitt e Moisés Nascimento, CTO do Itaú, puderam falar sobre os novos desafios envolvendo o setor, principalmente, envolvendo os cargos de liderança e a transformação digital.

 

Durante sua fala, Alaine Charchat, destacou a importância da experiência do cliente para as inovações tecnológicas. 

 

“O nosso maior desafio hoje é saber como a gente consegue se aproximar mais do nosso consumidor, do nosso cliente, saber como a experiência do cliente seja melhor”, afirmou.

 

“A nossa prioridade é encantar os nossos clientes e consumidores na linha de frente, utilizando a tecnologia para facilitar tudo isso”, complementou.

 

Com um olhar voltado para a agenda do profissional da tecnologia, Moisés Nascimento deu ênfase na transformação digital

 

“A transformação digital coloca tecnologia no core das empresas e ela é bem realizada somente quando é feita na organização como um todo”, disse.

 

Ele aproveita para complementar a importância da atenção da empresa com o cliente.

 

“Nossa prioridade é o cliente. Precisamos entender a revolução digital dos dados e entender que tudo passa pelo cliente e que cada vez mais tem que passar pelo cliente e ter um alcance muito mais personalizado por pessoa”, alertou.

 

Ao final da palestra concluiu, Charchat pontua suas perspectivas sobre a transformação digital nos próximos anos.

 

“A transformação digital não é uma transformação de tecnologia, é uma transformação cultural. Ela conversa com todas as pessoas que estão envolvidas nesse processo, elas precisam porque esse movimento está acontecendo e qual vai ser o benefício final”, conclui.

 

Saiba mais sobre os cargos de liderança

 

Dentro do mercado de trabalho da tecnologia e da comunicação existem diversos cargos de liderança que são representados por meio de siglas, para não restar mais dúvidas sobre o que cada gestor faz, acompanhe abaixo suas funções: 

 

  • CEO (Chief Executive Officer): É o cargo que está no topo da hierarquia empresarial. O trabalho realizado por CEO’s envolve tomadas de decisões sobre todos os níveis operacionais da organização, mas varia muito do segmento, atuação e porte da empresa.

 

  • CFO (Chief Financial Officer): É o cargo de Direção Financeira. Esses profissionais comandam a administração e planejamento financeiro da empresa.

 

  • CIO (Chief Information Officer): É o Diretor ou Diretora de Tecnologia da Informação. Essa cadeira é responsável por toda a informática de uma empresa, precisando estar antenado às tecnologias da atualidade.

 

  • CMO (Chief Marketing Officer): É referente ao cargo de Direção de Marketing. Nesta posição, profissionais coordenam e administram todas as ações de Marketing da companhia.

 

  • COO (Chief Operating Officer): COO é a sigla do cargo de Diretor de Operações. As operações da empresa são as atividades principais que geram receita para o negócio. 

 

  • CTO (Chief Technical Officer): Diretor técnico ou Diretor de tecnologia. É mais presente em empresas que atuam de forma digital

 

  • CPO (Chief Product Officer): CPO refere-se ao Diretor/a de produtos. Essa pessoa comanda as atividades relacionadas aos produtos da organização, como concepção, projeto, produção, mapeamento e correção de problemas.

 

  • CCO (Chief Communications Officer): Diretor de Comunicação, é o líder de comunicação corporativa e responsável pelas relações da empresa com a imprensa, os clientes e a comunidade.

 

MMA Impact Brasil 2023

Nesta edição, o MMA Impact Brasil celebra, por meio de um festival inédito e composto por várias trilhas, o real impacto da inovação dos negócios. O objetivo é compreender e fortalecer, a partir dos exemplos e insights de nossos palestrantes, como a inovação se relaciona com diversidade, tecnologia, liderança e novos métodos de trabalho. O evento acontece nos dias 11 e 12 de abril na Fundação Bienal de São Paulo.

Alaine Charchat

ocupa o cargo de diretora LATAM de Tecnologia da Informação da Reckitt Hygiene Comercial – parte do Grupo Reckitt (multinacional de bens de consumo de higiene, saúde e nutrição), desde outubro de 2022.

Com mais de 20 anos de experiência, a executiva tem passagem pela Johnson & Johnson, onde ocupou o cargo de diretora de Tecnologia de Negócios (CIO), e já atuou liderando projetos junto a empresas mundiais de bebidas e bens de consumo, como Jacobs Douwe Egberts (Coffee), Diageo e Unilever.

Formada em Marketing pela Universidade Veiga de Almeida, Alaine Charchat também possui MBA em Gestão Empresarial, pela FGV. Além disso, é certificada pelo Programa de Certificação Online da Harvard Business School em Estratégia Disruptiva – focado em inovação e crescimento, e pelo programa para executivos seniores da Emeritus, em parceria com o MIT sobre Transformação Digital: estratégias da plataforma para o sucesso.

 

Moisés Nascimento 

Com mais de 28 anos de experiência no mercado tecnológico, Moisés Nascimento, diretor de Dados e Analytics do Itaú Unibanco, passou mais de uma década no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), trabalhando como arquiteto, engenheiro e executivo de Tecnologia, especializando-se em plataformas digitais centradas em clientes e dados. Voltou ao Brasil em 2018 para contribuir com a transformação digital do maior banco privado da América Latina e com a agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão em Tecnologia no país. É natural de Belo Horizonte, Minas Gerais.