Aplicativo une a proposta dos concorrentes focado em chats de áudio com o esquema de lives do Instagram e permite conversas com vídeo
O Hotline, versão do aplicativo Clubhouse desenvolvida pelo Facebook, começou a ser testado. Com isso, o programa une a proposta do concorrente focado em chats de áudio com o esquema de lives do Instagram. As conversas por voz serão transmitidas, e o público poderá fazer perguntas por áudio ou texto, e os responsáveis pela chamada definirão isso.
A grande diferença em relação ao Clubhouse é que o Hotline realizará essas transmissões com a câmera ligada, semelhante as lives, mas integrando a proposta de áudios do Clubhouse. O projeto está sendo conduzido por Eric Hazzard, do Facebook.
Segundo o TechCrunch, o Hotline lembra plataformas como o Clubhouse e o Twitter Spaces. Ao acessá-lo, os usuários podem criar salas de voz, cuja interface é dividida em duas seções. De um lado, encontra-se quem está falando, mas com uma diferença: a pessoa também pode ativar a sua câmera, ao contrário do Clubhouse, enquanto fala.
A outra parte é voltada para os ouvintes. Nela, há uma parte que mostra quem está acompanhando da conversa e uma outra que apresenta as perguntas feitas pelos participantes, que podem ser realizadas por texto ou áudio. Os usuários também contam com a opção para reagir com emojis de aplausos, coração, risada e mais.
Os anfitriões contam com total controle da sala. Além disso, as conversas são gravadas automaticamente. Em outras palavras: ao final de cada sessão, o responsável recebe um arquivo MP3 (áudio) e outro MP4 (vídeo) com o conteúdo da conversa.
Crédito imagem: Hotline
Desenvolvido pela divisão de novos produtos do Facebook, que é responsável por sugerir e apresentar novos projetos para a empresa de Mark Zuckerberg – ou seja, espere destinos curtos similares ao do Collab, o Tuned e o Hobbi. Diferente de casos como o dos Stories, que o Facebook copiou diretamente do Snapchat, o Hotline parece se inspirar na proposta do Clubhouse integrando isso a ferramentas e ideias que já existiam no principal app do Facebook Group, o Instagram.
“Com o Hotline, esperamos entender como as perguntas e respostas multimídia interativas e ao vivo podem ajudar as pessoas a aprender com especialistas em áreas como habilidades profissionais, assim como ajuda esses especialistas a construir seus negócios”, afirmou um porta-voz do Facebook.
Para participar do período de testes do Hotline, é preciso estar nos Estados Unidos, se inscrever pelo site e aguardar na fila de espera. O projeto, vale lembrar, foi anunciado logo após o Clubhouse explodir na internet em fevereiro de 2021. Mesmo que tenha perdido um pouco de sua relevância – principalmente por ainda ser exclusivo para iOS –, o Clubhouse ainda é uma ferramenta que se sustenta principalmente nos Estados Unidos.
Confira também:
Clubhouse: saiba mais sobre a nova rede social
Clubhouse x Tik Tok: qual rede social é mais eficaz para o crescimento do seu negócio