Influência

Facebook comemora 19 anos: Relembre as múltiplas transformações da plataforma

Por Redação

04/02/2023 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

Há exatos 19 anos, nascia na Universidade de Harvard, em Massachusetts, o Facebook, rede social que mudaria para sempre a forma como nos comunicamos e nos relacionamos com nossos amigos, família e contatos na Internet.

 

Desde seu nascimento, a plataforma criada por Mark Zuckerberg deixou de ser apenas um site para se tornar uma das maiores gigantes da indústria da tecnologia, com um império construído a partir da inteligência gerada em cima dos dados de seus mais de 2 bilhões de usuários ativos e  múltiplas marcas sob seu guarda-chuva, incluindo Instagram e WhatsApp.

 

Para marcar a data, listamos abaixo os momentos mais importantes da história da companhia e de sua rede social, marcada por recordes, polêmicas e outros de altos e baixos ao longo de sua década e meia de existência.

 

O Nascimento

O ” The Facebook” foi criado por Mark Zuckerburg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin (brasileiro) e Chris Hughes, ex-alunos de Havard. Os então estudantes desenvolveram o Facebook em fevereiro de 2004. Em dezembro já contavam com um milhão de usuários. Em maio de 2005, o Facebook recebeu da Accel Partners um valor de R$ 12,8 milhões de capital. E comprou o domínio facebook.com da Aboutface por US$200.000,00 e descarta definitivamente o “The” de seu nome.

 

Botão curtir

Até 2009 o Facebook possuía apenas um botão para compartilhar os conteúdos (Share). No entanto essa função confundia os usuários e não era exibida no news feed. Em 2010, a rede social inseriu o botão Curtir (Like), que era mais bem compreendido pelos usuários e facilitava o compartilhamento ao exibir o conteúdo no perfil e no mural. Hoje ele é amplamente utilizado por empresas e portais de notícias, principalmente, e virou marca registrada do Facebook.

 

O filme

Ao atingir 500 milhões de usuários e se consolidar como a rede social mais utilizada no mundo, a história do Facebook foi para nas telas de cinema. O filme “A rede social”, estreou em 2010 e foi concebido a partir de um livro com declarações do brasileiro Eduardo Saverin, um dos fundadores do Facebook. O filme causou polêmica ao mostrar um Mark Zuckerberg sem escrúpulos e obstinado com o sucesso. No entanto, Zuckerberg não foi consultado na elaboração do filme e do livro.

 

Primavera Arabe

Ao final de 2010, o Facebook foi considerado um dos principais pilares na chamada Primavera Árabe. Na ocasião milhares de cidadãos de países do Oriente Médio, que vivem sob regimes autoritários, realizaram revoluções com a ajuda da rede social para comunicar seus ideais, organizar e convocar a todos para os protestos.

 

Expansão mundial

No início de 2012, o Facebook se tornou a maior rede social no Brasil e na América Latina, ultrapassando o Orkut, Tumblr e o Twitter. Pesquisa da companhia mostrou que a rede fundada por Mark Zuckerberg atraiu 36,1 milhões de visitantes durante o período, superando os 34,4 milhões registrados pela rede social do Google. No mesmo ano no dia, 29 de fevereiro, o Facebook lança a linha do tempo também para Fan Pages. O que facilitou o trabalho de muitas empresas em expor seus produtos na rede.

 

Meta

Em 2021, em meio à crise do Facebook Papers, o Facebook mudou de nome. Passou a se chamar Meta e se autodenominou como “uma empresa de tecnologia social”. A rede social continuou com o mesmo nome — o rebranding serviu para a empresa, que além do Facebook também controla o Instagram, o WhatsApp e a Oculus. O nome é uma alusão ao metaverso, um esforço da empresa em combinar realidade aumentada e virtual.