A Faculdade Paulo Picanço entrou em um novo momento em 2022. Fundada e erguida sob os alicerces da odontologia, a instituição busca se adequar aos novos desafios lançados com a expansão, física e acadêmica. Procurando uma comunicação mais jovem e moderna, a instituição queria ao mesmo tempo transmitir a seriedade dos serviços oferecidos.
Para acompanhar essas mudanças, além de realinhar o posicionamento de sua comunicação, a Instituição passou por um processo complexo de redesenho de marca e identidade visual, modernizando e adequando-se aos novos desafios. Todo o processo foi desenvolvido pelo publicitário e gerente de marketing da Instituição, Bruno Corecco.
A nova logo, desenhada para ser utilizada em diversas situações, evoca o Picanço (Laniidae), um pássaro pequeno, mas de canto potente. Os pássaros são símbolos de liberdade e eternidade. Devido à sua capacidade de voar até os céus estão associados com sabedoria e maestria. Já o escudo representa força, proteção e solidez, características essenciais para uma instituição de Ensino.
“O processo de desenho e desenvolvimento dessa nova identidade foi um trabalho intenso de mais de um ano. Desenvolvi uma pesquisa de referências de comunicação, investiguei instituições líderes no mundo todo e entrei em contato com algumas agências e profissionais responsáveis por outros processos de rebranding em instituições de ensino, para entender como esse processo funcionaria pra gente da Paulo Picanço”, afirma Bruno Corecco.
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A paleta de cores da instituição também foi atualizada. Se manteve a granada como cor principal, substituindo o cinza pelo creme, para passar um ideia mais orgânica e humana. Foram adicionadas também outras quatro cores (vermelho, laranja, amarelo e ciano), em diversas tonalidades, para modernizar a instituição e adequar aos desafios de uma comunicação integrada, on e off.
“Um detalhe curioso, eu escondi um P, inicial de Picanço, na asa do pássaro, que remete a antiga marca. Isso foi feito como uma espécie de homenagem à história construída pela instituição e para nos lembrar que para olhar para o futuro e voar, nós precisamos conhecer o passado.”
A nova identidade visual possui vários selos, que ajudam a marca a se diversificar e podem ser usados de maneiras diferentes por toda a comunidade acadêmica, estampando cadernos e camisetas, murais e outras peças de comunicação.
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Dr. Paulo Picanço, diretor geral e sócio-fundador da Instituição, celebra o momento de expansão da instituição, que agora é coroada pela mudança da marca.
“Eu fiquei muito satisfeito e achei muito importante, porque assim conseguimos nos adaptar a novos cenários. Hoje por exemplo nós temos a veiculação da marca em novas cores, que abraçam novos horizontes e novos profissionais, e progressivamente vamos ocupando o nosso espaço dentro da sociedade como órgão formador, buscando como a marca traz, novos horizontes e voando cada vez mais alto”, afirma.
Para a Dra. Gracemia Picanço, diretora da Mantenedora e sócia-fundadora da Instituição, lembra que o processo foi feito com muito cuidado, alinhado com tendências internacionais, e que representa o atual cenário da instituição, que é evoluir.
“Hoje percebemos que estamos prontos para os novos desafios de se comunicar cada vez mais nos meios digitais, de visibilidade e facilidade de comunicação – e ficamos muito surpresos e satisfeitos em ver o resultado desse trabalho e a repercussão positiva”, finaliza.
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