Neste mês de setembro, cerca de 10 mil executivos, fundadores e empreendedores de software como serviço (SaaS) se reuniram em San Mateo, a 32 km de San Francisco, na Califórnia (EUA), para o 8º SaaStr Annual, o maior evento da comunidade de inovação do planeta
Foram três dias intensos de programação no San Mateo County Event Center, com mais de 100 sessões táticas de fundadores mundialmente conhecidos, 250 palestrantes das melhores empresas globais de SaaS, 1.000 reuniões de networking, sessões de mentoria, encontros individuais e mesas redondas. Todos os números do SaaStr 2022 impressionam. Com o retorno do encontro presencial, a maior comunidade do mundo para software de negócios agitou o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, promovendo a efervescência de ideias no segmento.
Você já se perguntou qual é a função da tecnologia? Para muitos heavy users e organizações, o principal objetivo é promover melhorias seja na acessibilidade e bem-estar dos usuários, seja na produtividade das empresas. As empresas SaaS são organizações que desenvolvem e comercializam softwares, considerados como serviços. Elas são responsáveis por manter a estrutura do sistema e disponibilizá-lo aos seus clientes. Além disso, elas também ficam com a responsabilidade de manter a segurança dos dados, garantindo a confiabilidade das soluções. É com o propósito de discutir o futuro dos negócios que mentes brilhantes e à frente do seu tempo se reuniram entre os dias 13 e 15 de setembro no SaaStr 2022. Ben Chestnut, CEO da Mailchimp, Bernadette Nixon, CEO da Algolia e Mark Kornfilt, residente e CPO da Vimeo foram alguns dos nomes que marcaram presença no encontro.
A cearense Fernanda Rocha decidiu beber da fonte e foi conferir de perto o que há de novo nas discussões da área. A executiva conta sobre sua primeira participação no evento:
“Foi fantástico ver os principais líderes mundiais que têm conquistado grande destaque na área de software e cloud de uma maneira geral. A temática do evento foi bem abrangente, com especialistas de toda a cadeia de valor, passando por marketing, vendas, customer success, customer experience, product marketing, revenue, desenvolvimento de novos produtos, pesquisa de mercado e muito mais. Foi muito rico mesmo!”, resume.
Além da exclusividade do conteúdo, o network foi o diferencial para Fernanda Rocha. “Conversar com profissionais do mundo todo, compartilhar os desafios e aprender boas práticas com os líderes das maiores empresas de tecnologia e ver que essas conexões vão extrapolar o evento e criar laços profissionais foi muito empolgante”, ressalta. Entre os temas de destaque, Fernanda Rocha aponta as estratégias para fazer os negócios escalarem mais rapidamente, equilíbrio entre Growth e Effiency.
“Vários segmentos de mercado têm passado por grandes mudanças após o marco da pandemia do Coronavírus. Isso levou a onda de lay-offs que viraram notícia no mundo todo, principalmente no universo tech. Os fundos de Venture Capital passaram a ter uma postura mais austera em relação ao cash burn do mercado de startups e scale ups, que, em muitos casos, pautavam o crescimento desenfreado sem uma perspectiva clara do retorno do investimento. Mesmo assim, a busca por um crescimento acelerado continua a ser o desejo e objeto de estudo do mercado, mas não em detrimento da eficiência e da busca pela sustentabilidade do negócio”, explica.
Sobre o momento que se sobressaiu na programação, Fernanda Rocha destaca o estudo apresentado por Kristen Clifford (01 Advisors) e Miguel Fernandez (Capchase), realizado com mais de 1.000 empresas Saas.
“ De resultado, vimos o comparativo entre as empresas que possuem maior crescimento em receita recorrente (Top Quartile) com a média de todas as empresas da pesquisa e a conclusão foi que as Top Quartile possuem 10% a mais de executivas mulheres em seu C-Level. E, mesmo assim, nessas empresas Top Quartile a liderança feminina ainda representa 30% do total de executivos. Ou seja, temos um grande espaço de melhoria pela frente. Mais uma vez o discurso de diversidade se prova não só como pauta social, mas também econômico-financeira”, destaca.
Quanto ao que trouxe na bagagem da experiência na Saastr 2022 para aplicar no Ceará, Fernanda resume: “minha mente está fervendo de conceitos, técnicas, práticas, pesquisas e cases de sucesso, mas sobretudo uma visão mais estratégica do negócio de Saas como um todo. A importância de gerar um crescimento rápido de receita, mas sem tirar o olho dos custos, a necessidade de alinhamento entre as áreas e ter uma gestão cada vez mais baseada em dados e menos de ‘achismos’ são alguns pontos que voltei com uma percepção mais profunda. ‘See the big picture and be data driven”, finaliza.
SaarStr Annual completa 10 anos
O que começou como um blog wordpress em 2012 se tornou uma comunidade internacional de mais de 1 milhão de fundadores, CEOs, líderes de receita, VCs e operadores em todo o mundo. Saiba mais em www.saastrannual2022.com.