Responsabilidade

Ferrero anuncia embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025

Por Redação

05/01/2023 14h34

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O Grupo Ferrero dá mais um passo na sua estratégia de sustentabilidade, comprometendo-se a que 100% das suas embalagens seja reutilizável, reciclável ou compostável até 2025. Segundo a 13.ª edição do relatório de sustentabilidade da empresa, este objetivo foi alcançado em 83%, no ano de 2021.

Para alcançar os objetivos definidos, o Grupo Ferrero está focado em quatro áreas que vão marcar a sua atividade, nos próximos três anos: o desenvolvimento e reformulação de embalagens existentes, a I+D na inovação, a associação com instituições nacionais de gestão de resíduos e a educação dos consumidores para completar uma transição de êxito em direção a uma economia circular, a par de ações para eliminar o desperdício.

“Em 2019, nos comprometemos a tornar todas as nossas embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025 e estou orgulhoso de ver que já fizemos progressos significativos em nossa jornada. Nos últimos meses, fizemos parceria com mais de 85 empresas no projeto de marcas d’água digitais HolyGrail 2.0, um programa transformador que testa como a tecnologia digital pode permitir melhor classificação e reciclagem de qualidade superior para embalagens. Além disso, estamos orgulhosos de ter assinado as novas regras de Golden Design do CGF como mais um compromisso para avaliar e redesenhar os elementos críticos da embalagem. O novo material de embalagem mais fino Kinder Bueno e o teste de panificação Kinder à base de papel demonstram ainda mais nossa ambição de acelerar a inovação sustentável e impulsionar soluções circulares. Estamos ansiosos para compartilhar mais atualizações sobre nosso progresso em breve.” afirma, Fabio Mora, Diretor Global de Embalagens do Grupo Ferrero em comunicado para imprensa.

 

Novas embalagens de Ferrero Rocher

No âmbito deste compromisso, o Grupo Ferrero lançou uma nova embalagem com um design ecológico para a sua linha de chocolates Ferrero Rocher. Trata-se de uma caixa totalmente em polipropileno (PP), mais fácil de reciclar e que reduz a pegada de carbono em 30% face às caixas anteriores, mantendo a transparência da embalagem e a qualidade do produto garantida.

Esta reformulação foi implementada, pela primeira vez, em setembro de 2021 nas caixas de 16 e 30 peças e será faseada na caixa de oferta de 24 peças, a partir de 2023.

Desde a introdução destas embalagens, em setembro de 2021, foram usadas aproximadamente menos duas mil toneladas de plástico, resultante de um uso de cerca de menos 40% de plásticos nas embalagens de 16 e 30 peças. Assim que a implementação destas embalagens ecológicas esteja finalizada em todo o portfólio Ferrero Rocher, estima-se que se evite o uso desnecessário de cerca de 10 mil toneladas de plástico.

Para assegurar ainda a circularidade das suas embalagens, o Grupo Ferrero uniu forças com fornecedores, empresas de reciclagem e líderes do sector, através da assinatura do Compromisso Global para a Nova Economia do Plástico da Fundação Ellen McArthur.

Fabio Mora, Diretor Global de Embalagem do Grupo Ferrero, diz que “a caixa com design ecológico da Ferrero Rocher é um exemplo claro de nossa dedicação em melhorar a circularidade da embalagem. Essa é uma questão complexa com a qual estamos comprometidos em trabalhar em estreita colaboração para construir uma economia mais circular por meio de estratégias relacionadas à embalagem, unindo forças com governos, fabricantes, fornecedores, empresas de gerenciamento de resíduos, ONGs e outros. Nesse caso, trabalhamos em estreita parceria com a Milliken, que trouxe seu pensamento inovador e crítico para ajudar a reduzir o impacto ambiental por meio do uso de um novo material de polipropileno para a caixa da Ferrero Rocher”.

Créditos: Embalagem Marca

Outros objetivos

A 13.ª edição do relatório de sustentabilidade do Grupo Ferrero incorpora ainda outros objetivos da empresa, como a redução do plástico virgem em 10% ou o aumento do conteúdo reciclado nas embalagens de plástico para 2025.

A empresa ambiciona também reduzir a sua pegada de carbono em 43%, por tonelada de produto produzido, em 2030, assim como apostar nas energias renováveis: atualmente 84% da eletricidade adquirida nas fábricas de produção da Ferrero provém de fontes renováveis e até 16 centros da empresa funcionam com eletricidade 100% renovável.

A Ferrero mantém também um compromisso com as comunidades locais onde opera. Nesse sentido, em 2021, o grupo providenciou formação a mais de 134 mil agricultores na Costa do Marfim e no Gana, com o objetivo de promover práticas agrícolas responsáveis em regiões chave para o cultivo do cacau.