Pela primeira vez depois de oito anos de experiência presencial, o Festival Costume Saudável, realizado pelo Mercadinhos São Luiz, foi realizado no formato 100% digital, por conta das restrições impostas pela pandemia. O resultado da proposta foram mais de 30 horas de programação em dois canais – YouTube e Instagram, em dois dias de evento, convidando as pessoas à mudança de hábitos e cuidado com corpo e mente.
Joana Ramalho, diretora do São Luiz e idealizadora do evento, conta para o Nosso Meio sobre os desafios de realizar um evento que em edições anteriores atraiu milhares de pessoas para um espaço físico. “Tivemos que nos renovar e foi um grande desafio conseguir trazer para o digital aquela energia que a gente tinha no lado físico, mas todas as pessoas que estavam desenvolvendo conseguiram de alguma forma contribuir. Eu, que esse ano assisti em casa, consegui sentir uma energia incrível. Obviamente que o festival não é substituído do físico para o digital, mas os dois formatos têm seus pontos fortes e frágeis, e temos de focar no lado muito bom do digital, pois não temos mais fronteiras”, diz.
Segundo Joana, a expectativa é que nas próximas edições seja possível retomar o evento presencial, mas que o digital veio para ficar, mesmo quando ele não for mais a única forma possível de realizar eventos.
Para a oitava edição do Costume Saudável, a organização somou forças da equipe de Marketing do São Luiz, junto com as empresas Celebre Eventos, Impulsione Comunicação, Slogan Propaganda e Engloba Comunicação, que participaram de todas as reuniões de planejamento, contribuindo com sugestões e estratégias.