Evento será realizado no dia 17 de outubro no Recife Expo Center
Nos últimos anos, o mercado publicitário de Pernambuco tem apresentado crescimento, com marcas e agências da região se tornando grandes players nacionais. Neste contexto, surgiu o Festival CriaPE, com o objetivo de integrar, debater e valorizar o mercado criativo. Sua nova edição será realizada no dia 17 de outubro, no Recife Expo Center, e espera reunir cerca de 600 participantes, incluindo profissionais de agências e players do mercado publicitário.
O Festival CriaPE se propõe a oferecer um espaço de interação entre os diversos players do setor, como produtoras de áudio, TV e cinema, produtores de conteúdo, desenvolvedores, veículos, plataformas digitais e fornecedores. As agências atuam como o hub de integração desse ecossistema.
“Percebemos que, apesar do mercado estar em plena efervescência, não havia uma plataforma que valorizasse nossa própria atividade. O CriaPE nasce como uma resposta a essa lacuna, em um cenário de agências operando a todo vapor, mas sem iniciativas locais para reconhecer o impacto e a relevância do nosso trabalho na sociedade”, afirma Ricardo Lira, publicitário e membro da Comissão Organizadora do festival.
Com uma programação diversificada, o Festiva CriaPE terá um dia repleto de conteúdo e debates sobre tendências e desafios do setor. Entre os temas debatidos, estarão a importância das estratégias de comunicação para os negócios, mudanças e transformações dos hábitos de consumo que estão moldando a forma das marcas se comunicarem, o impacto da tecnologia e a importância da criatividade no cenário atual.
“Vamos discutir os desafios e as tendências do mercado, com foco na criatividade, desenvolvimento profissional e nas ferramentas tecnológicas que permeiam o ambiente publicitário, sempre com o objetivo de ampliar a comunicação e gerar resultados para os clientes”, destaca Daniel Queiroz, presidente do Sinapro-PE. “Teremos especialistas de diversas partes do Brasil compartilhando seus conhecimentos sobre inovações e avanços no setor”, complementa.
Premiação
Durante o evento, também será realizada a premiação que reconhecerá as melhores peças publicitárias criadas entre janeiro de 2022 e junho de 2024. As agências associadas ao Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE) e à Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) poderão inscrever suas peças até o dia 25 de setembro no site do Festival CriaPE. Posteriormente, os trabalhos serão avaliados por um júri, composto por profissionais de publicidade de renome nacional, que serão os responsáveis de destacar a força da criatividade e originalidade da propaganda pernambucana.
Na cerimônia de premiação, serão destacados os trabalhos mais criativos e eficazes em diversas categorias, como Melhor Campanha de TV, Campanha Digital, Inovação em Mídia e Ação de Responsabilidade Social. Haverá também prêmios especiais para Jovens Talentos e agências emergentes.
“O júri será composto por dois grupos. O primeiro, formado por 10 jurados, realizará a avaliação online e selecionará o shortlist. O segundo grupo, diferente do primeiro, será composto por cinco profissionais que, de forma presencial, julgarão os trabalhos finalistas e definirão os vencedores dos prêmios Grand Prix, Ouro, Prata e Bronze. Ambos os júris serão compostos por profissionais de fora do estado de Pernambuco, garantindo total imparcialidade na escolha dos vencedores. Serão avaliados critérios como qualidade da ideia, execução e relevância em relação ao produto ou serviço anunciado”, explica Paulo André Bione, coordenador do júri.