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Festival de Parintins e o impacto na publicidade e nas marcas

Por Victor Campos

01/07/2024 14h34

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Em 2024, o Festival comemora sua 57° edição, o espetáculo reverbera em ativações de marketing das empresas que embarcam na onda da festividade

O festival de Parintins possui toda a sua simbologia em torno da rivalidade entre os bois Garantido e Caprichoso, além da diversidade exaltada dos povos amazônicos, as empresas notaram a oportunidade de surfarem nessa onda.

Estima-se que o festival esse ano o festival acarrete cerca de até R$ 20 milhões em patrocínio, contando com a presença de grandes marcas que desejam transmitir suas ideias e valores através da representação do estado e sua diversidade em seus produtos e serviços.

O Boticário

O Boticário anunciou que será a marca oficial do Festival esse ano. A empresa apoia o festival desde 2018, mas, neste ano, decidiu não somente patrocinar o evento mais assumir a beleza do festival com ações antes, durante e depois da festa. A marca promete, levar o azul e o vermelho, característicos dos bois, para sua identidade visual.

Coca-Cola

Outra empresa que manifesta sua presença na festividade é a Coca-Cola. A empresa é parceira recorrente do festival e segundo dados internos, nos últimos dez anos da festividade, mais de R$ 30 milhões foram investidos em ações como destinação correta de resíduos e ativações de mídia.

Neste ano, a companhia estará na festa por meio da marca Guaraná Tuchaua, que foi adquirida em 2015 pela Coca-Cola Company. O refrigerante terá latas temáticas em homenagem às torcidas dos Bois Caprichoso e Garantido, com o tema “Unidos pelo mundo que queremos”.

Bradesco

Outra empresa que vem fortalecendo suas relações com a região e o festival de Parintins é o Banco Bradesco. O banco é patrocinador oficial do evento há 22 anos e anunciou a parceria com as cunhãs-porangas Isabelle Nogueira Marciele Albuquerque Munduruku. Durante todo o festival, o Bradesco irá promover ações de marca, incluindo experiências imersivas na cultura amazônica e atividades nas redes sociais.

Confira aqui a collab com Isabelle Nogueira a Cunhã-Poranga do Garantido aqui.

Confira aqui a collab com Marciele Albuqerque a Cunhã-Poranga do Caprichoso aqui.

Brahma

Brahma produz latas personalizadas dos Bois Garantido e Caprichoso, assinadas pelo artista parintinense Ronan Marinho (Foto: Divulgação/Brahma)

Brahma, que apoia o evento há mais de 20 anos, introduzirá o Troféu Brahma, premiando o vencedor da disputa entre o Garantido e Caprichoso. As embalagens do produto fazem tanto sucesso na ilha de Parintins que muitos as adquirem e as utilizam como souvenir para levar para amigos e familiares de todo o mundo.

Azul Linhas Aéreas

Azul Linhas Aéreas, patrocinadora do Festival, se adapta às cores e ao universo do maior espetáculo ao ar livre do mundo. Apesar do nome, a Azul transformou suas aeronaves em vermelho para receber os torcedores encarnados no espírito da disputa entre Garantido e Caprichoso.

Vivo

A Vivo renova o patrocínio do maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo (Foto: Divulgação/Vivo)

A Vivo também estará presente no festival e renovou seu patrocínio, destacando a campanha “Paixões do Norte, Orgulho do Brasil”. A marca irá promover ativações interativas, além de reforçar a infraestrutura de conexão com rede 5G e realizar ações de reciclagem eletrônica, premiando a torcida que arrecadar mais lixo eletrônico com uma escultura do boi vencedor feita de materiais reciclados.

Com a identidade visual da campanha criada pelos irmãos Curumiz, artistas locais que já trabalharam em projetos no bumbódromo, a empresa reforçará sua presença de marca para além dos muros da festa. Na praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, durante o dia, terá uma ativação que convida o público a tocar as músicas que fazem parte da tradição dos bois Garantido e Caprichoso em tambores estilizados.

Além disso, as pessoas que passarem pela praça, poderão ser maquiadas nas cores azul e vermelha, e ainda aproveitar o espaço para descanso e recarga da bateria do celular. Como brinde, quem participar das ativações receberá chapéus e chaveiros no formato do ícone da Vivo nas cores de cada boi. No bumbódromo, haverá um camarote especial para os convidados. Já no Porto, será disponibilizado um cenário estilizado para fotos.